34.676 candidatos cadastrados

FILTRAR
Palavra chave
Área Profissional
Cargo
Estado
Cidade
Selecione o Estado
Nível Hierárquico
Sexo
Pretensão Salarial
Pessoas com deficiência


Candidato de Gerente Industrial

São Paulo - SP

Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
MBA, Escola Politécnica da USP
Pretensão Salarial: 16.000,00

Experiência Profissional

Período: 01/2017 - atualidade (2 anos e 6 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
Último Salário: 15.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em melhoria contínua de processos Industriais em empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético e químico em geral.

Redução do Custo de Manutenção por Valor (CMPV) de 42% para 12% em uma linha de envase de uma empresa de bens de consumo com aplicação da manutenção baseada em risco (RBM), meta 4%.

Especialização na estruturação e implantação de sistemas informatizados em manutenção industrial e projetos como módulo PM e PS do SAP R / 3, SSA de Astrein entre outros;

Consultoria em aplicação das filosofias de gerenciamento da manufatura e manutenção, tais como: Lean Manufacturing, Six Sigma, TPM, RCM, RBM e aplicação de ferramentas e metodologias qualitativas e quantitativas para avaliação e melhoria de processos industriais;

Consultoria em implantação da Norma NBR 55000 - Gestão de Ativos nas áreas de produção e utilidades;

Melhoria dos processos de manutenção industrial através da implantação de indicadores de desempenho, tais como: MTTR, MTTF, MTBF, Backlog, entre outros;

Assistência no desenvolvimento de projetos nas áreas de processos, elétrica, instrumentação e automação e administração através do MS Project (Desenvolvimento de WBS) e curva "S" de acordo com PMBOK.
Período: 06/2013 - 11/2016 (3 anos e 5 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 19.800,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção e produção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, soluções parenterais de grande volume (SPGV) em Ribeirão Preto.

Elaboração do CAPEX e OPEX das áreas de engenharia de projetos e manutenção industrial e acompanhamento dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Participação como “Champion” em vários projetos de Lean Six Sigma para melhoria de processos.

Reestruturação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Otimização do custo operacional dos equipamentos da área de utilidades com destaque para o projeto de implantação do sistema de recuperação do rejeito das osmoses reversas que proporcionou uma economia de 30% no consumo de água da unidade. Investimento de “1,0 milhão de Reais”.

Responsável direto pela estruturação e implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP para gerenciamento e controle das atividades de manutenção. Como resultado, alcançamos um aumento no índice de disponibilidade que compõe o OEE de 80% para 95%.

Membro da equipe multidisciplinar na especificação, aquisição, montagem, instalação e validação das duas novas autoclaves da Bosch de 50.000 litros para área de esterilização com o objetivo de garantir maior segurança operacional ao processo. Investimento de “6,0 milhões de Reais”.

Corresponsável técnico pela implantação de novas tecnologias, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ) e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e Utilidades “ Limpa”.

Participação ativa nos projetos de automação e melhoria dos processos de esterilização, embalagem e envase.

Elaboração do novo plano de manutenção das máquinas injetoras e sopradoras das linhas de envase de soluções parenterais em frascos com redução de 15% dos custos de manutenção.

Forte atuação nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente sendo por duas vezes consecutivas eleito Presidente da CIPA.
Período: 05/2012 - 05/2013 (1 ano)
Cargo: Gerente de Projetos
Salário: 14.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor de Operações fui responsável pelo gerenciamento da área de projetos com foco no desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas áreas de processos e automação industrial. (Regime de Contratação PJ por tempo determinado.)

Responsável pelo desenvolvimento do planejamento físico e financeiro dos empreendimentos e compatibilização das atividades com a mão de obra e medições.

Gerenciamento do desenvolvimento do projeto básico (Áreas: Manipulação Fabricação, Embalagem e Utilidades) da ampliação da fábrica da Procter & Gamble em Louveira.
Período: 08/2011 - 05/2012 (9 meses)
Cargo: Gerente de Manutenção e Engenharia Industrial
Salário: 14.085,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial era responsável pelas boas práticas engenharia de manutenção e projetos das unidades do grupo.

Gerenciei o mapeamento do processo e ampliação da área de sólidos orais com grande participação no desenvolvimento do projeto, condução da equipe, compra de máquinas e equipamentos, infraestrutura, comissionamento e “startup”. Projeto concluído em 90 dias conforme a meta traçada pela empresa.

Forte atuação no desenvolvimento do projeto conceitual, básico e detalhado das novas fábricas de Biotecnologia, Colagenase e Citostáticos Sólidos.

Gerenciamento do programa de manutenção das unidades com base nas boas práticas de fabricação recomendadas para as indústrias farmacêuticas, com ênfase no planejamento, programação e controle da manutenção das unidades do grupo;

Negociei a aquisição de equipamentos industriais em conjunto com a engenharia de produção para montagem das linhas de processo das novas unidades.
Período: 10/2008 - 08/2011 (2 anos e 10 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Técnico e Comercial gerenciei o departamento de projetos cujo foco é propor soluções e dar suporte aos clientes nas áreas de engenharia de projetos, administração de obras, montagens industriais e no desenvolvimento de equipamentos para aplicações especiais.

Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais para prestação de serviços e pelo controle de estoque, logística e expedição dos insumos das obras e pelo PPCP.

Gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK, utilizando ferramentas como MS Project, Curva ”S” e utilização de Indicadores para Análise de Desempenho (IDC, IDP, VP, VA, CR, etc.);

Destaque no gerenciamento da equipe de desenvolvimento do projeto detalhado do novo sistema de geração e distribuição de PW “Purify Water” do Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. Investimento de “2,0 Milhões de Reais”.

Desenvolvimento e gerenciamento do projeto do sistema de geração e distribuição de água para injetáveis “Water for Injection – WFI” da empresa Blau para atendimento a ANVISA RDC Nº 17;

Desenvolvimento do projeto de automação do processo “Clean in Place” da Reckitt para redução em 20% do tempo de sanitização dos tanques de manipulação e linhas de transferência.
Período: 04/2005 - 10/2008 (3 anos e 6 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, bolsas de coleta de sangue em Itapecerica da Serra.

Contribuição no projeto da nova fábrica (5,0 milhões de Euros) e gestão das áreas de produção e utilidades, com ênfase nas plantas de produção de água ultrapura qualidade “Water for Injection – WFI” e fabricação de Anticoagulante.

Coordenação da reestruturação das equipes de manutenção e assistência técnica e implantação do Sistema de Gerenciamento Informatizado de Manutenção SSA da Astrein e da área de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Liderança no “retrofitting” da máquina de fabricação de bolsas de coleta, gerando a ampliação da produção em 12,5%, o que tornou a Fresenius autossuficiente na produção de bolsas no Brasil.

Realização de viagens internacionais para desenvolver e transferir tecnologias e equipamentos.

Comando na implantação da gestão por processos no suporte, com foco na preparação da fábrica para introdução do 'Lean Manufactoring'.

Atuação junto à área de Produção e PCP na introdução do indicador OEE - Overall Equipament Effectiveness.

Participação ativa no estudo ergonômico dos processos de produção na área de envase para eliminação das causas raízes que provocavam afastamento dos trabalhadores por LER/DORT.
Período: 11/2002 - 04/2005 (2 anos e 5 meses)
Cargo: Consultor Técnico de Projetos
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em vários projetos de “retroffiting” e automação em empresas como L'Oréal, Colgate-Palmolive, Globalpack, Sanofi e Wyeth, visando melhorias em máquinas, equipamentos e processos industriais.

Participação no projeto da nova fábrica de embalagens de frascos 'PET' do Adoçante Zero Cal na DM Farmacêutica, sistema 'in house' em parceria com a Logoplast, bem como coordenação do projeto das utilidades na nova fábrica.

Gestão junto aos engenheiros de processo da L'Oréal na ampliação da fábrica de esmaltes visando um aumento de 40% na capacidade de produção.

Desenvolvimento o projeto do Sistema de Raclagem (PIG) e “CIP” (Clean in Place) das linhas 16 e 18 de envase xampu e condicionador que proporcionou uma redução de 4,5% das perdas em processo.
Período: 04/1991 - 11/2002 (11 anos e 7 meses)
Cargo: Coordenador de Manutenção e Automação Industrial
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Gerente de Engenharia e Manutenção era responsável pelas áreas de manutenção (elétrica, mecânica, instrumentação e utilidades) e almoxarifado técnico.

Elaboração e implantação de projetos de automação e retroffiting de máquinas das linhas de fabricação, embalagem e utilidades, os quais contribuíram significativamente para redução em cerca de 40% das perdas em processo.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações conforme a Norma ISO 17025.

Corresponsável técnico pela implantação das novas linhas de embalagem da Ulhmann, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ), validação de acrordo com a 21 CFR part 11 / GAMP 5 e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e adequação das utilidades.

Instalação do software supervisório “SCADA” iFIX nas áreas de embalagem e fabricação.

Desenvolvimento do projeto do sistema de controle e instrumentação do processo de água purificada (PW) que permitiu o reaproveitamento de 100% da água de rejeito da osmose reversa na AstraZeneca.

Aumento da disponibilidade das máquinas na Produção em 30%, melhorando os índices de Disponibilidade, MTBF e MTTR, através da implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP.

Formação

Nível Superior - Engenharia Industrial Elétrica
Situação: Concluído
Período: 01/1982 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade Santa Cecíla
MBA - Gestão e Engenharia da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 02/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Engenhria de Seguranção do Trabalho
Situação: Concluído
Período: 02/2008 - 12/2009
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 06/1996 - 12/1997
Nome da instituição: Fundação Armando Álvares de Penteado
Especialização - Projetos de Instrumentação
Situação: Concluído
Período: 01/1987 - 12/1987
Nome da instituição: Instituto Mauá de Tecnologia
MBA - Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção
Situação: Concluído
Período: 02/2017 - 12/2018
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Atualizado:
05/04/2019


Candidato de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

Barueri - SP

Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Analitico
Pós-Graduação, UNOPAR (Universidade Norte do Paraná)
Pretensão Salarial: 12.000,00

Experiência Profissional

Período: 02/2018 - 09/2018 (7 meses)
Último Cargo: Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Analitico
Último Salário: 12.858,00
Atribuições no cargo: • Responsável pela equipe de estabilidade na condução de estudos para novos registros, alterações pós registro e acompanhamento. Liberação de matérias primas e lotes pilotos para estudos de bancada e estabilidade e condução dos ensaios validação de processo.
• Avaliação de dossiês de empresas terceiras para transferência de produtos para o Brasil.
• Aplicação de conceitos de DOE para desenvolvimento de métodos analíticos de dissolução e suporte para equipe de pré-formulação/farmacotécnico para estudos de compatibilidade.
• Key User e implementador do sistema LIMS na plataforma Labware para o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Analítico.
• Controle de compra de equipamentos e melhorias no laboratório de P&D analítico, bem como compras de materiais analíticos (colunas, reagentes e demais insumos).
Período: 03/2016 - 02/2018 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Analitico
Salário: 11.580,00
Atribuições no cargo: • Responsável pela equipe de desenvolvimento analítico com foco em desenvolvimento e validação de métodos conforme RDC 166/2017, RDC 53/2015 e RDC 31/2010 e equipe de documentação técnica de registro e pós registro. Expertise na condução de equipes para desenvolvimentos de métodos analíticos para solventes residuais, teor, dissolução e impurezas.
• Avaliação da parte analítica de dossiês de empresas parceiras (nacionais e internacionais), planejamento e condução de transferências analíticas de produtos para submissão ANVISA.
• Participação de reuniões ANVISA para resposta de exigência e indeferimentos, tomadas de decisão e condução de resposta de exigência para registro e pós registro juntamente como renovação de registro.
• Acompanhamento e avaliação de resultados de equivalência farmacêutica e estudo clínico.
• Avaliação de DMF’s, expertise em avaliação de polimorfismo por DRX.
• Condução de auditorias internas e em laboratórios parceiros.
• Elaboração do modelo de trabalho da equipe de P&D Analítico na expansão da União Química com a aquisição da planta Zoetis (InovatLab). Estruturação das equipes de trabalho, mapeamento de atividades e discussão sobre projetos e tecnologias necessárias.
Período: 04/2015 - 02/2016 (10 meses)
Cargo: Analista de Desenvolvimento e Validação Senior
Salário: 6.944,00
Atribuições no cargo: • Suporte técnico para coordenação e analistas durante o desenvolvimento de métodos, investigações, acompanhamento de estudos de estabilidade e resposta de exigência. Avaliação técnica de protocolos, relatórios e metodologias analíticas.
• Condução de estudos de degradação forçada segundo RDC 58/2013, estudos de compatibilidade de excipientes, levantamento bibliográfico, avaliação de DMF's para inclusão de novos fornecedores, elaboração de perfil comparativo de impurezas e execução de transferência de metodologias analíticas.
• Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para teor e produtos de degradação. Condução de estudos de solubilidade, meio de dissolução e métodos de dissolução conforme RDC 31 e NT003/13. Levantamento de necessidades analíticas, elaboração de requisições de compras de insumos e follow up com fornecedores. Suporte aos departamentos de PMO, Garantia de qualidade, assuntos regulatórios e controle de qualidade.
Período: 03/2014 - 03/2015 (1 ano)
Cargo: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento Analítico Pleno
Salário: 6.396,00
Atribuições no cargo: • Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para teor, dissolução, solubilidade e produtos de degradação. Condução de estudos de solubilidade, meio de dissolução e métodos de dissolução conforme RDC 31 e NT003/13. Aplicação de conceitos de correlação IV-IV.
• Desenvolvimento de metodologias analíticas para Validação de Limpeza seguindo RDC 17/2010. Condução de estudos de degradação forçada segundo RDC 58/2013.
• Liberação de lotes para inicio de estudos de estabilidade. Conferencia e elaboração de documentações analíticas. Utilização de ferramentas estatísticas e de DOE para a realização de desenvolvimentos e para respostas de exigência.
Período: 08/2011 - 03/2014 (2 anos e 7 meses)
Cargo: Analista de Validação Junior
Salário: 3.440,00
Atribuições no cargo: • Desenvolvimento e validação de métodos analíticos por HPLC/UPLC, Uv-Vis e CG para teor, dissolução substâncias relacionadas, solventes residuais e validação de limpeza. Condução de transferências de metodologias analíticas de demais plantas do grupo Novartis/Sandoz.
• Elaboração de documentação analítica e procedimentos operacionais.
• Condução de investigação de investigações/desvios e OOS através do sistema TrackWise. Resposta de exigência ANVISA.
• Líder de célula e responsável pelo segundo turno e participação de discussão de melhorias de processo e RPP com foco na parte analítica e estatística. Job Rotation no Controle de Qualidade entre fevereiro a abril de 2012.
Período: 01/2010 - 08/2011 (1 ano e 7 meses)
Cargo: Estagiario de Desenvolvimento Analitico
Salário: 870,00
Atribuições no cargo: análises físicos químicas em ativos, excipientes, produtos acabados e estudos de estabilidade. Experiência em HPLC para a realização de analises de teor e dissolução. Elaboração de metodologias analíticas, procedimentos operacionais padrão e suplementos.
Implementador do programa 5S no departamento de desenvolvimento analítico.
Período: 01/2009 - 12/2009 (11 meses)
Cargo: Estagiario de Controle de Qualidade
Salário: 650,00
Atribuições no cargo: Analises físico-química, analise de banhos galvânicos, controle de envio de mapas de produtos controlados pela Polícia Federal e Exército, emissão de certificado de análise e controles dos registros referente ao laboratório de controle de qualidade dentro das Normas ISO 9000.

Formação

Pós-Graduação - Gestão da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 03/2012 - 10/2013
Nome da instituição: UNOPAR (Universidade Norte do Paraná)
Nível Superior - Quimica Industrial
Situação: Concluído
Período: 01/2008 - 12/2011
Nome da instituição: UNOPAR (Universidade Norte do Paraná)
Atualizado:
22/05/2019


Candidato de Gerente de Manutenção

São Paulo - SP

Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
MBA, Escola Politécnica da USP
Pretensão Salarial: 16.000,00

Experiência Profissional

Período: 01/2017 - atualidade (2 anos e 6 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
Último Salário: 15.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em melhoria contínua de processos Industriais em empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético e químico em geral.

Redução do Custo de Manutenção por Valor (CMPV) de 42% para 12% em uma linha de envase de uma empresa de bens de consumo com aplicação da manutenção baseada em risco (RBM), meta 4%.

Especialização na estruturação e implantação de sistemas informatizados em manutenção industrial e projetos como módulo PM e PS do SAP R / 3, SSA de Astrein entre outros;

Consultoria em aplicação das filosofias de gerenciamento da manufatura e manutenção, tais como: Lean Manufacturing, Six Sigma, TPM, RCM, RBM e aplicação de ferramentas e metodologias qualitativas e quantitativas para avaliação e melhoria de processos industriais;

Consultoria em implantação da Norma NBR 55000 - Gestão de Ativos nas áreas de produção e utilidades;

Melhoria dos processos de manutenção industrial através da implantação de indicadores de desempenho, tais como: MTTR, MTTF, MTBF, Backlog, entre outros;

Assistência no desenvolvimento de projetos nas áreas de processos, elétrica, instrumentação e automação e administração através do MS Project (Desenvolvimento de WBS) e curva "S" de acordo com PMBOK.
Período: 06/2013 - 11/2016 (3 anos e 5 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 19.800,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção e produção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, soluções parenterais de grande volume (SPGV) em Ribeirão Preto.

Elaboração do CAPEX e OPEX das áreas de engenharia de projetos e manutenção industrial e acompanhamento dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Participação como “Champion” em vários projetos de Lean Six Sigma para melhoria de processos.

Reestruturação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Otimização do custo operacional dos equipamentos da área de utilidades com destaque para o projeto de implantação do sistema de recuperação do rejeito das osmoses reversas que proporcionou uma economia de 30% no consumo de água da unidade. Investimento de “1,0 milhão de Reais”.

Responsável direto pela estruturação e implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP para gerenciamento e controle das atividades de manutenção. Como resultado, alcançamos um aumento no índice de disponibilidade que compõe o OEE de 80% para 95%.

Membro da equipe multidisciplinar na especificação, aquisição, montagem, instalação e validação das duas novas autoclaves da Bosch de 50.000 litros para área de esterilização com o objetivo de garantir maior segurança operacional ao processo. Investimento de “6,0 milhões de Reais”.

Corresponsável técnico pela implantação de novas tecnologias, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ) e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e Utilidades “ Limpa”.

Participação ativa nos projetos de automação e melhoria dos processos de esterilização, embalagem e envase.

Elaboração do novo plano de manutenção das máquinas injetoras e sopradoras das linhas de envase de soluções parenterais em frascos com redução de 15% dos custos de manutenção.

Forte atuação nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente sendo por duas vezes consecutivas eleito Presidente da CIPA.
Período: 05/2012 - 05/2013 (1 ano)
Cargo: Gerente de Projetos
Salário: 14.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor de Operações fui responsável pelo gerenciamento da área de projetos com foco no desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas áreas de processos e automação industrial. (Regime de Contratação PJ por tempo determinado.)

Responsável pelo desenvolvimento do planejamento físico e financeiro dos empreendimentos e compatibilização das atividades com a mão de obra e medições.

Gerenciamento do desenvolvimento do projeto básico (Áreas: Manipulação Fabricação, Embalagem e Utilidades) da ampliação da fábrica da Procter & Gamble em Louveira.
Período: 08/2011 - 05/2012 (9 meses)
Cargo: Gerente de Manutenção e Engenharia Industrial
Salário: 14.085,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial era responsável pelas boas práticas engenharia de manutenção e projetos das unidades do grupo.

Gerenciei o mapeamento do processo e ampliação da área de sólidos orais com grande participação no desenvolvimento do projeto, condução da equipe, compra de máquinas e equipamentos, infraestrutura, comissionamento e “startup”. Projeto concluído em 90 dias conforme a meta traçada pela empresa.

Forte atuação no desenvolvimento do projeto conceitual, básico e detalhado das novas fábricas de Biotecnologia, Colagenase e Citostáticos Sólidos.

Gerenciamento do programa de manutenção das unidades com base nas boas práticas de fabricação recomendadas para as indústrias farmacêuticas, com ênfase no planejamento, programação e controle da manutenção das unidades do grupo;

Negociei a aquisição de equipamentos industriais em conjunto com a engenharia de produção para montagem das linhas de processo das novas unidades.
Período: 10/2008 - 08/2011 (2 anos e 10 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Técnico e Comercial gerenciei o departamento de projetos cujo foco é propor soluções e dar suporte aos clientes nas áreas de engenharia de projetos, administração de obras, montagens industriais e no desenvolvimento de equipamentos para aplicações especiais.

Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais para prestação de serviços e pelo controle de estoque, logística e expedição dos insumos das obras e pelo PPCP.

Gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK, utilizando ferramentas como MS Project, Curva ”S” e utilização de Indicadores para Análise de Desempenho (IDC, IDP, VP, VA, CR, etc.);

Destaque no gerenciamento da equipe de desenvolvimento do projeto detalhado do novo sistema de geração e distribuição de PW “Purify Water” do Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. Investimento de “2,0 Milhões de Reais”.

Desenvolvimento e gerenciamento do projeto do sistema de geração e distribuição de água para injetáveis “Water for Injection – WFI” da empresa Blau para atendimento a ANVISA RDC Nº 17;

Desenvolvimento do projeto de automação do processo “Clean in Place” da Reckitt para redução em 20% do tempo de sanitização dos tanques de manipulação e linhas de transferência.
Período: 04/2005 - 10/2008 (3 anos e 6 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, bolsas de coleta de sangue em Itapecerica da Serra.

Contribuição no projeto da nova fábrica (5,0 milhões de Euros) e gestão das áreas de produção e utilidades, com ênfase nas plantas de produção de água ultrapura qualidade “Water for Injection – WFI” e fabricação de Anticoagulante.

Coordenação da reestruturação das equipes de manutenção e assistência técnica e implantação do Sistema de Gerenciamento Informatizado de Manutenção SSA da Astrein e da área de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Liderança no “retrofitting” da máquina de fabricação de bolsas de coleta, gerando a ampliação da produção em 12,5%, o que tornou a Fresenius autossuficiente na produção de bolsas no Brasil.

Realização de viagens internacionais para desenvolver e transferir tecnologias e equipamentos.

Comando na implantação da gestão por processos no suporte, com foco na preparação da fábrica para introdução do 'Lean Manufactoring'.

Atuação junto à área de Produção e PCP na introdução do indicador OEE - Overall Equipament Effectiveness.

Participação ativa no estudo ergonômico dos processos de produção na área de envase para eliminação das causas raízes que provocavam afastamento dos trabalhadores por LER/DORT.
Período: 11/2002 - 04/2005 (2 anos e 5 meses)
Cargo: Consultor Técnico de Projetos
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em vários projetos de “retroffiting” e automação em empresas como L'Oréal, Colgate-Palmolive, Globalpack, Sanofi e Wyeth, visando melhorias em máquinas, equipamentos e processos industriais.

Participação no projeto da nova fábrica de embalagens de frascos 'PET' do Adoçante Zero Cal na DM Farmacêutica, sistema 'in house' em parceria com a Logoplast, bem como coordenação do projeto das utilidades na nova fábrica.

Gestão junto aos engenheiros de processo da L'Oréal na ampliação da fábrica de esmaltes visando um aumento de 40% na capacidade de produção.

Desenvolvimento o projeto do Sistema de Raclagem (PIG) e “CIP” (Clean in Place) das linhas 16 e 18 de envase xampu e condicionador que proporcionou uma redução de 4,5% das perdas em processo.
Período: 04/1991 - 11/2002 (11 anos e 7 meses)
Cargo: Coordenador de Manutenção e Automação Industrial
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Gerente de Engenharia e Manutenção era responsável pelas áreas de manutenção (elétrica, mecânica, instrumentação e utilidades) e almoxarifado técnico.

Elaboração e implantação de projetos de automação e retroffiting de máquinas das linhas de fabricação, embalagem e utilidades, os quais contribuíram significativamente para redução em cerca de 40% das perdas em processo.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações conforme a Norma ISO 17025.

Corresponsável técnico pela implantação das novas linhas de embalagem da Ulhmann, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ), validação de acrordo com a 21 CFR part 11 / GAMP 5 e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e adequação das utilidades.

Instalação do software supervisório “SCADA” iFIX nas áreas de embalagem e fabricação.

Desenvolvimento do projeto do sistema de controle e instrumentação do processo de água purificada (PW) que permitiu o reaproveitamento de 100% da água de rejeito da osmose reversa na AstraZeneca.

Aumento da disponibilidade das máquinas na Produção em 30%, melhorando os índices de Disponibilidade, MTBF e MTTR, através da implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP.

Formação

Nível Superior - Engenharia Industrial Elétrica
Situação: Concluído
Período: 01/1982 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade Santa Cecíla
MBA - Gestão e Engenharia da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 02/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Engenhria de Seguranção do Trabalho
Situação: Concluído
Período: 02/2008 - 12/2009
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 06/1996 - 12/1997
Nome da instituição: Fundação Armando Álvares de Penteado
Especialização - Projetos de Instrumentação
Situação: Concluído
Período: 01/1987 - 12/1987
Nome da instituição: Instituto Mauá de Tecnologia
MBA - Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção
Situação: Concluído
Período: 02/2017 - 12/2018
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Atualizado:
05/04/2019


Candidato de Gerente de Controle de Qualidade

Rio de Janeiro - RJ

Coordenadora de Qualidade
MBA, Universidade Federal Fluminense
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 11/2018 (3 anos e 10 meses)
Último Cargo: Coordenadora de Qualidade
Último Salário: 13.799,00
Atribuições no cargo: AIR LIQUIDE DO BRASIL- Multinacional francesa presente no Brasil há 70 anos e com
presença mundial em 171 países. Voltada para o setor de gases industriais e medicinais e
com grande abrangência no segmento de oxigenoterapia domiciliar.
Coordenadora nacional de medicalização e assuntos regulatórios- Coordenar os recursos
disponibilizados pela empresa para assegurar, sob o ponto de vista regulatório e de boas
práticas de fabricação , a adequação de 42 unidades ( entre usinas e filiais) em plantas
conformes com a legislação sanitária do país, a saber RDC 69 e 70/2008, 09/2010 e 32 e 68/2011,
objetivando obter o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Janeiro 2015-....
Desafios:
 Implementar um roteiro de todos os documentos que possam ser exigidos durante uma
inspeção sanitária de forma a preparar os gestores da Garantia de Qualidade locais para o
cumprimento de um programa extenso de “varredura” da filial em seus diversos aspectos
 Preparar os gestores locais da Garantia de Qualidade a posicionar-se diante de uma
fiscalização sanitária;
 Assegurar, junto aos gestores de qualidade locais, as condições básicas de preparação das
filiais;
 Prover procedimentos claros a respeito das atividades regulatório – sanitárias envolvidas
nas filiais no que diz respeito à aprovação do projeto arquitetônico, licenciamento
sanitário(1ª licença e renovação) , certificação de BPF, renovação de licença
sanitária,abertura de novas filiais e estabelecimentos, apoio ao Depto Jurídico, processos
licitatórios e documentação técnica para licitações e notificação de gases sanitários;
 Acompanhar todas as inspeções sanitárias para ter capacidade de formar uma visão
holística das grandes demandas que impactam os processos da empresa.
 Implementação do APR (Annual Product Review)
 Direcionar e fazer FUP de qualquer mudança regulatória necessária ou requerida, seja esta
advinda do mercado, empresa ou autoridade sanitária.
 Gerenciar as estratégias regulatórias juntamente com a direção do negócio, empresa,
parceiros de outros departamentos (Marketing, Operações, depto jurídico, RH, Sistema da
Qualidade);
 Ser capaz de internalizar as políticas de qualidade e regulatórias corporativas ao nível local;
 Viabilizar a adaptação do Drug Master File (DMF) da empresa ao dossiê local para fins de
notificação de produto. Manter as notificações sanitárias sempre vigentes;
 Apoiar todos os programas de auto inspeção das filiais, desde que isso é um dos itens
inspecionados durante as renovações das licenças sanitárias. Manter controle do calendário
de vencimento dos documentos regulatórios de cada filial;
 Representar a empresa junto às autoridades regulatórias, fornecedores, clientes, parceiros
corporativos, comitês técnicos, conselhos profissionais e associações;
 Identificar e avaliar ricos regulatórios associados aos produtos e processos. Definir as
estratégias necessárias para mitigá-los;
 Em caso de desenvolvimento de novos produtos, prover à equipe designada o suporte
regulatório necessário ( desenho e fluxo das áreas, CQ, ampliação de atividades, notificação
ou RS do produto);
 Agregar valor à empresa através da diferenciação dos seus produtos que passarão a ter um
alto padrão regulatório quando comparado à concorrência , bem como através da excelência
operacional.
 Prover um programa contínuo de treinamentos capazes de habilitar a equipe dos gestores
locais da Garantia de Qualidade a manter o domínio dos assuntos regulatórios referentes ás
suas filiais e produtos. Como parte da política do programa de treinamento, sua eficiência
deve ser avaliada.
 Sob o ponto de vista de comunicação, gerenciar os eventos adversos recebidos de forma a
ser o elo entre a organização internacional, bem como o elo à autoridade sanitária local,
assegurando, dessa maneira, tanto a comunicação quanto o tratamento nos dois extremos.
Principais Objetivos Alcançados:
 Elaboração do plano mestre de validação
 Conclusão da validação de processos em 19 filiais
 Elaboração do protocolo de validação de metodologia analítica para ser
multiplicado em 34 filiais;
 Com o objetivo de conseguir o certificado de BPF , parecer favorável em nível
local .Aguardando o parecer federal.
 Estabelecimento de um padrão de qualidade e regulatório único entre as filiais.
 Implementação da farmacovigilânica.
 Lançamento de dois novos produtos.
Período: 12/2012 - 12/2014 (2 anos)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Importadora de cosméticos, suplementos alimentares e sanaenates com faturamento de MUS$ 240 e 105 funcionários.

Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios

Principais responsabilidades:

• Implantação do programa de desenvolvimento de novos fornecedores que reduziu o número de análises realizadas em materiais produtivos e custos relacionados;
• Implementação de boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte de alimentos, cosméticos e saneantes.
• Implantação de um sistema de controle de qualidade de produto acabado que promoveu uma redução mensal de US$15000.00.
• Execução de testes para avaliação das características microbiológicas e físico-químicas dos alimentos , cosméticos e saneantes em conformidade com as RDC 12/2001e a resolução 481/99 da ANVS/MS e com alguns parâmetros estabelecidos pelo MAPA.
• Análise de viabilidade de introdução no mercado brasileiro das formulações dos produtos em consonância com o panorama regulatório de cada setor- alimentos, incluindo os energéticos e os suplementos vitamínicos e ou minerais, saneantes, cosméticos, medicamentos e produtos para saúde)
• Revisão, avaliação do impacto e adequação das rotulagens e bulas em todas as fases de mudanças de folheterias (rótulo, bula, cartuchos) dos produtos, em consonância com a legislação específica de cada setor.
• Acompanhamento e supervisão das informações de todo material de folheteria e treinamento em conformidade com as diretrizes da gerência de monitoramento e fiscalização de propaganda da ANVISA
• Levantamento de informações de registro dos produtos de concorrentes a fim de subsidiar os Departamentos de Marketing e a área de Novos Projetos.
• Condução de testes de segurança e eficácia em cosméticos grau 2
Período: 02/2000 - 09/2012 (12 anos e 7 meses)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 15.806,00
Atribuições no cargo: ? LINDE GASES LTDA - Indústria multinacional de gases voltados ao segmento medicinal e industrial com faturamento de M U$ 223 e 700 funcionários no Brasil .Maior empresa de gases no mundo e segunda maior no Brasil

Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios: Fev 2000 - atual
Principais responsabilidades e resultados:

• Liderou a regulamentação do setor de gases medicinais no país;

• Manutenção da plataforma de qualidade das operações de fabricação e controle de Qualidade de gases medicinais e produtos correlatos;

• Responsável pela aprovação de um investimento no país, no valor de M EU$6 para a adequação das filais de acordo com as boas Práticas de fabricação de gases medicinais, estabelecidas pela RDC 69 e 70/2009 e em consonância com os métodos compendiais reconhecidos pela ANVISA;

• Manutenção da plataforma regulatório- sanitária da empresa:licenças sanitárias, autorização de funcionamento para distintas atividades e registros sanitários –, produtos similares produtos inovadores e notificação eletrônica, o que compreende, entre produtos para saúde e medicamentos, um portfólio de, aproximadamente, 400 itens;

• Aquisição, instalação, qualificação, calibração e validação de equipamentos do laboratório (HPLC, , Absorção Atômica, CG, , etc). Implantação do gerenciador de dados Chemserver (HP) de 9 HPLCs para integração dos resultados obtidos com um banco informações seguro e passível de auditoria GLP. Realização permanente de treinamento da equipe.

• Implementação do sistema de qualidade integrado (SGI) na empresa em suas 29 filiais. Aprovação das novas plantas por estas autoridades sanitárias atendendo as exigências GMP;

• Preparação e revisão relatórios técnicos de medicamentos para submissão de Registro junto à Anvisa. Gerenciamento de cerca de 40 sites extra-zona garantindo que estejam com os Certificados de Boas Práticas de Fabricação publicados e válidos facilitando o desembaraço de produtos nos portos e aeroportos e registro de medicamentos. Obtenção e avaliação de documentação técnica relativo aos requerimentos regulatórios.

• Preparar e revisar relatórios técnicos de medicamentos para submissão de registro sanitário junto à Anvisa.

• Gestão das equipes de Controle e Garantia de Qualidade visando atendimento de normas de GMP, ANVISA, FDA (Food and Drug Administration) e da Comunidade Européia (EMEA). Implantação do programa de qualificação, certificação e desenvolvimento de novos fornecedores possibilitando a elaboração de acordos de qualidade que reduziram o número de análises realizadas em materiais produtivos.

• Implantação de Indicadores de Qualidade Internacionais no Brasil para acompanhamento da performance de cada site

• Revisão da base global de informações de segurança (Fármaco e tecnovigilância) para os produtos da empresa que estejam em desenvolvimento ou já estejam no mercado;

• Revisão das decisões médicas relacionadas aos eventos adversos, incidentes ou quase incidentes. Manter os perfis de segurança e agir perante qualquer situação que possa representar uma preocupação para quaisquer produtos em desenvolvimento ou já estabelecidos no mercado;

• Também responsável pela educação (treinamento) da equipe que trabalha com segurança de produto (Fármaco e tecnovigilância), do cliente e do paciente;

• Responsável por todas as atividades de fármaco e tecnovigilância em nível local, o que inclui:

o Estabelecer e manter o sistema global de farmacovigilância;

o Preparação de reportes periódicos de segurança;

o Atuar como o contato para os assuntos relacionados à segurança de produto 24 horas/dia;

o Gerenciamento de todos os reportes de segurança espontâneos, que incluem o acompanhamento médicos de casos já reportados, avaliações, entrada de dados e elaboração de formulários de CIOMS ou outra documentação de segurança relevante em nível corporativo;

o Recebimento de eventos adversos, incidentes ou quase-incidentes que requerem entrada de dados dos encarregados locais de segurança de produto;

o Preenchimento de todos os documentos referentes à informação e comunicação a respeito de eventos adversos;

o Informação ao departamento corporativo de segurança de produto a respeito de quaisquer mudanças nos requisitos sanitários locais que possam impactar a segurança e a vigilância;

o Promoção dos perfis de segurança em nível local e ação perante quaisquer desvios de todos os produtos aprovados que estiverem no mercado;

o Em situações de aquiescência de quaisquer situações que possam comprometer os produtos em nível local, deve providenciar a tradução para o inglês e reportá-la ao departamento de segurança de produto;

o Que todas as reações adversas a drogas reportadas ao detentor do registro sanitário sejam coletadas para estarem acessíveis em pelo menos, um ponto da comunidade européia e outros países europeus e que as reações adversas a drogas sejam preparadas e disseminadas às autoridades competentes;

o Reportes atualizados e periódicos de segurança (PSURS) sejam preparados e disseminados às autoridades competentes

o Protocolos e reportes para as empresas que estão patrocinando os estudos de segurança na fase IV sejam conduzidos e submetidos de acordo com os requisitos regulatórios;

o Haja permanente avaliação dos produtos existentes da empresa.
Período: 08/1993 - 10/1999 (6 anos e 2 meses)
Cargo: Supervisora de produção de injetáveis
Salário: 4.000,00
Atribuições no cargo: • Produção estéril de várias linhas- humana e animal - contendo, aproximadamente, 60 produtos injetáveis, contemplando as atividades de validações de áreas, processos e equipamentos, preparação de materiais, recebimento e lavagem de envases, esterilizações, filtrações estéreis, enchimento em áreas classificadas, testes de vazamentos, inspeções ,embalagem , reconciliação de produto e de ordem de produção;
• Auto- inspeções nas demais áreas de produção (líquidos, sólidos , semi-líquidos e embalagem secundária)
• Acompanhamento de produção terceirizada;
• Controle de Desvios de Processo, Procedimentos (SOPs) e treinamentos de pessoal em procedimentos - SOPs, aspectos técnicos, segurança e GMP;
• Coordenação e elaboração de Protocolos de Qualificação de Operação e Performance de equipamentos de Produção e de Validação de Processos e equipamentos referentes à toda linha de produção de injetáveis.

Supervisora Documentação Farmacêutica 1997-1999
Principais responsabilidades e resultados:

Coordenação e elaboração da documentação farmacêutica compreendendo a emissão e desenvolvimento de processos de Fabricação e Embalagem, cadastro de Documentos Técnicos. Controle de Alteração de processos (Change Control), atendimento às reclamações de clientes e monitoria das ações corretivas.
Período: 08/1993 - 07/1995 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Gerente de Produção
Salário: 1.500,00
Atribuições no cargo: • Transferência de tecnologia de uma empresa colombiana para a montagem de uma área limpa, no Brasil, com a finalidade de produção de anestésicos injetáveis orais;

• Participação no projeto de construção do novo site da empresa em Petrópolis(RJ) e transferência de toda linha de produtos e adequação da documentação junto a ANVISA.. Transferência concluída com êxito sem prejudicar a colocação dos produtos no mercado.

• Produção de água para injetáveis; Redução de lead time em processos chaves da empresa. Validação de sistemas de água – potável, purificada e destilada.

• Validação de processos (classificação de área limpa) e equipamentos;

• Produção de líquidos orais à base de clorhexidina.
Período: 01/1993 - 07/1993 (6 meses)
Cargo: Analista de Controle de Qualidade
Salário: 700,00
Atribuições no cargo: • Elaboração de testes físicos para avaliação da potência dos fermentos no crescimento de massas;
• Análises químicas de açúcares e fermentos químicos e biológicos;
• Análises microbiológicas para controle de contaminação do fungo e, conseqüentemente, decréscimo de potência;
• Inoculação e acompanhamento de crescimento do fungo “Saccharomyces cerevisae”, matéria prima básica para a produção do fermento biológico.

Formação

Mestrado - Mestrado em sistemas de gestão
Situação: Concluído
Período: 03/2003 - 07/2006
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Nível Superior - Farmácia e Bioquímica de alimentos
Situação: Concluído
Período: 04/1988 - 03/1993
Nome da instituição: Universidade Federal do Rio de Jnaeiro
Pós-Graduação - Gestão em Saúde
Situação: Concluído
Período: 07/2000 - 10/2000
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Pós-Graduação - Curso de aseguramineto de Calidad
Situação: Concluído
Período: 04/2007 - 10/2007
Nome da instituição: Universidad de Buenos Aires
MBA - Engenharia Econômica e Financeira
Situação: Concluído
Período: 03/2008 - 03/2009
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
MBA - Gestão pela Qualidade total
Situação: Concluído
Período: 03/2000 - 12/2000
Nome da instituição: PUC-RJ
Atualizado:
31/01/2019


Candidato de Gerente Industrial

São Paulo - SP

Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
MBA, Escola Politécnica da USP
Pretensão Salarial: 16.000,00

Experiência Profissional

Período: 01/2017 - atualidade (2 anos e 6 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
Último Salário: 15.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em melhoria contínua de processos Industriais em empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético e químico em geral.

Redução do Custo de Manutenção por Valor (CMPV) de 42% para 12% em uma linha de envase de uma empresa de bens de consumo com aplicação da manutenção baseada em risco (RBM), meta 4%.

Especialização na estruturação e implantação de sistemas informatizados em manutenção industrial e projetos como módulo PM e PS do SAP R / 3, SSA de Astrein entre outros;

Consultoria em aplicação das filosofias de gerenciamento da manufatura e manutenção, tais como: Lean Manufacturing, Six Sigma, TPM, RCM, RBM e aplicação de ferramentas e metodologias qualitativas e quantitativas para avaliação e melhoria de processos industriais;

Consultoria em implantação da Norma NBR 55000 - Gestão de Ativos nas áreas de produção e utilidades;

Melhoria dos processos de manutenção industrial através da implantação de indicadores de desempenho, tais como: MTTR, MTTF, MTBF, Backlog, entre outros;

Assistência no desenvolvimento de projetos nas áreas de processos, elétrica, instrumentação e automação e administração através do MS Project (Desenvolvimento de WBS) e curva "S" de acordo com PMBOK.
Período: 06/2013 - 11/2016 (3 anos e 5 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 19.800,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção e produção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, soluções parenterais de grande volume (SPGV) em Ribeirão Preto.

Elaboração do CAPEX e OPEX das áreas de engenharia de projetos e manutenção industrial e acompanhamento dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Participação como “Champion” em vários projetos de Lean Six Sigma para melhoria de processos.

Reestruturação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Otimização do custo operacional dos equipamentos da área de utilidades com destaque para o projeto de implantação do sistema de recuperação do rejeito das osmoses reversas que proporcionou uma economia de 30% no consumo de água da unidade. Investimento de “1,0 milhão de Reais”.

Responsável direto pela estruturação e implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP para gerenciamento e controle das atividades de manutenção. Como resultado, alcançamos um aumento no índice de disponibilidade que compõe o OEE de 80% para 95%.

Membro da equipe multidisciplinar na especificação, aquisição, montagem, instalação e validação das duas novas autoclaves da Bosch de 50.000 litros para área de esterilização com o objetivo de garantir maior segurança operacional ao processo. Investimento de “6,0 milhões de Reais”.

Corresponsável técnico pela implantação de novas tecnologias, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ) e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e Utilidades “ Limpa”.

Participação ativa nos projetos de automação e melhoria dos processos de esterilização, embalagem e envase.

Elaboração do novo plano de manutenção das máquinas injetoras e sopradoras das linhas de envase de soluções parenterais em frascos com redução de 15% dos custos de manutenção.

Forte atuação nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente sendo por duas vezes consecutivas eleito Presidente da CIPA.
Período: 05/2012 - 05/2013 (1 ano)
Cargo: Gerente de Projetos
Salário: 14.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor de Operações fui responsável pelo gerenciamento da área de projetos com foco no desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas áreas de processos e automação industrial. (Regime de Contratação PJ por tempo determinado.)

Responsável pelo desenvolvimento do planejamento físico e financeiro dos empreendimentos e compatibilização das atividades com a mão de obra e medições.

Gerenciamento do desenvolvimento do projeto básico (Áreas: Manipulação Fabricação, Embalagem e Utilidades) da ampliação da fábrica da Procter & Gamble em Louveira.
Período: 08/2011 - 05/2012 (9 meses)
Cargo: Gerente de Manutenção e Engenharia Industrial
Salário: 14.085,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial era responsável pelas boas práticas engenharia de manutenção e projetos das unidades do grupo.

Gerenciei o mapeamento do processo e ampliação da área de sólidos orais com grande participação no desenvolvimento do projeto, condução da equipe, compra de máquinas e equipamentos, infraestrutura, comissionamento e “startup”. Projeto concluído em 90 dias conforme a meta traçada pela empresa.

Forte atuação no desenvolvimento do projeto conceitual, básico e detalhado das novas fábricas de Biotecnologia, Colagenase e Citostáticos Sólidos.

Gerenciamento do programa de manutenção das unidades com base nas boas práticas de fabricação recomendadas para as indústrias farmacêuticas, com ênfase no planejamento, programação e controle da manutenção das unidades do grupo;

Negociei a aquisição de equipamentos industriais em conjunto com a engenharia de produção para montagem das linhas de processo das novas unidades.
Período: 10/2008 - 08/2011 (2 anos e 10 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Técnico e Comercial gerenciei o departamento de projetos cujo foco é propor soluções e dar suporte aos clientes nas áreas de engenharia de projetos, administração de obras, montagens industriais e no desenvolvimento de equipamentos para aplicações especiais.

Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais para prestação de serviços e pelo controle de estoque, logística e expedição dos insumos das obras e pelo PPCP.

Gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK, utilizando ferramentas como MS Project, Curva ”S” e utilização de Indicadores para Análise de Desempenho (IDC, IDP, VP, VA, CR, etc.);

Destaque no gerenciamento da equipe de desenvolvimento do projeto detalhado do novo sistema de geração e distribuição de PW “Purify Water” do Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. Investimento de “2,0 Milhões de Reais”.

Desenvolvimento e gerenciamento do projeto do sistema de geração e distribuição de água para injetáveis “Water for Injection – WFI” da empresa Blau para atendimento a ANVISA RDC Nº 17;

Desenvolvimento do projeto de automação do processo “Clean in Place” da Reckitt para redução em 20% do tempo de sanitização dos tanques de manipulação e linhas de transferência.
Período: 04/2005 - 10/2008 (3 anos e 6 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, bolsas de coleta de sangue em Itapecerica da Serra.

Contribuição no projeto da nova fábrica (5,0 milhões de Euros) e gestão das áreas de produção e utilidades, com ênfase nas plantas de produção de água ultrapura qualidade “Water for Injection – WFI” e fabricação de Anticoagulante.

Coordenação da reestruturação das equipes de manutenção e assistência técnica e implantação do Sistema de Gerenciamento Informatizado de Manutenção SSA da Astrein e da área de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Liderança no “retrofitting” da máquina de fabricação de bolsas de coleta, gerando a ampliação da produção em 12,5%, o que tornou a Fresenius autossuficiente na produção de bolsas no Brasil.

Realização de viagens internacionais para desenvolver e transferir tecnologias e equipamentos.

Comando na implantação da gestão por processos no suporte, com foco na preparação da fábrica para introdução do 'Lean Manufactoring'.

Atuação junto à área de Produção e PCP na introdução do indicador OEE - Overall Equipament Effectiveness.

Participação ativa no estudo ergonômico dos processos de produção na área de envase para eliminação das causas raízes que provocavam afastamento dos trabalhadores por LER/DORT.
Período: 11/2002 - 04/2005 (2 anos e 5 meses)
Cargo: Consultor Técnico de Projetos
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em vários projetos de “retroffiting” e automação em empresas como L'Oréal, Colgate-Palmolive, Globalpack, Sanofi e Wyeth, visando melhorias em máquinas, equipamentos e processos industriais.

Participação no projeto da nova fábrica de embalagens de frascos 'PET' do Adoçante Zero Cal na DM Farmacêutica, sistema 'in house' em parceria com a Logoplast, bem como coordenação do projeto das utilidades na nova fábrica.

Gestão junto aos engenheiros de processo da L'Oréal na ampliação da fábrica de esmaltes visando um aumento de 40% na capacidade de produção.

Desenvolvimento o projeto do Sistema de Raclagem (PIG) e “CIP” (Clean in Place) das linhas 16 e 18 de envase xampu e condicionador que proporcionou uma redução de 4,5% das perdas em processo.
Período: 04/1991 - 11/2002 (11 anos e 7 meses)
Cargo: Coordenador de Manutenção e Automação Industrial
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Gerente de Engenharia e Manutenção era responsável pelas áreas de manutenção (elétrica, mecânica, instrumentação e utilidades) e almoxarifado técnico.

Elaboração e implantação de projetos de automação e retroffiting de máquinas das linhas de fabricação, embalagem e utilidades, os quais contribuíram significativamente para redução em cerca de 40% das perdas em processo.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações conforme a Norma ISO 17025.

Corresponsável técnico pela implantação das novas linhas de embalagem da Ulhmann, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ), validação de acrordo com a 21 CFR part 11 / GAMP 5 e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e adequação das utilidades.

Instalação do software supervisório “SCADA” iFIX nas áreas de embalagem e fabricação.

Desenvolvimento do projeto do sistema de controle e instrumentação do processo de água purificada (PW) que permitiu o reaproveitamento de 100% da água de rejeito da osmose reversa na AstraZeneca.

Aumento da disponibilidade das máquinas na Produção em 30%, melhorando os índices de Disponibilidade, MTBF e MTTR, através da implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP.

Formação

Nível Superior - Engenharia Industrial Elétrica
Situação: Concluído
Período: 01/1982 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade Santa Cecíla
MBA - Gestão e Engenharia da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 02/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Engenhria de Seguranção do Trabalho
Situação: Concluído
Período: 02/2008 - 12/2009
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 06/1996 - 12/1997
Nome da instituição: Fundação Armando Álvares de Penteado
Especialização - Projetos de Instrumentação
Situação: Concluído
Período: 01/1987 - 12/1987
Nome da instituição: Instituto Mauá de Tecnologia
MBA - Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção
Situação: Concluído
Período: 02/2017 - 12/2018
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Atualizado:
05/04/2019


Candidato de Farmacêutico Responsável

Santa Bárbara d`Oeste - SP

Analista de Assuntos Regulatórios
MBA, UnyLeya AVM
Pretensão Salarial: 5.000,00

Experiência Profissional

Período: 03/2018 - 05/2019 (1 ano e 2 meses)
Último Cargo: Analista de Assuntos Regulatórios
Último Salário: 3.527,00
Atribuições no cargo: Auditoria técnica com o objetivo de mitigar riscos regulatórios em auditorias da vigilância sanitária e outros órgãos fiscalizadores;
• Acompanhamento de processos Anvisa e pesquisa frequente no Diário Oficial da União;
• Contato direto com a Anvisa e Abimed, com participação em eventos e cursos;
• Responsável pelo peticionamento primário ou secundário para produtos para a saúde e BPF Internacional (ANVISA);
• Treinamento de produtos in loco na unidade Valence – França;
• Montagem de dossiê técnico para registro, cadastro e notificação (relatório, instrução de uso e modelo de rotulagem);
• Análise e gestão documental de licenças e certificações;
• Reuniões periódicas para alinhamento referente aos assuntos regulatórios;
• Responsável pelo processo de certificação da Portaria 54 do INMETRO para equipamentos.
Período: 02/2018 - 04/2018 (2 meses)
Cargo: Professora
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Docente no curso técnico de Farmácia, responsável pelas disciplinas de Gestão Farmacêutica, Ética e Legislação Farmacêutica, Farmacotécnica I e Boas Práticas de Fabricação;
• Contrato temporário, durante a vigência do curso.
Período: 01/2018 - 03/2018 (2 meses)
Cargo: Professora
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Docente no curso técnico de Farmácia, responsável pelas disciplinas de Gestão Farmacêutica, Marketing, Legislação e Vendas;
• Contrato temporário, durante a vigência do curso, através de carta-convite do Senac.
Período: 06/2017 - 09/2017 (3 meses)
Cargo: Analista de Projetos
Salário: 3.147,00
Atribuições no cargo: • Acompanhamento dos projetos em andamento mantendo a adequação documental para as normas RDC 16/2013 (Certificação BPF), ISO 14971, ISO 13485, Diretiva Europeia 93/42, IEC 32366 e MEDDEVs;
• Participação de reuniões de desenolvimento de produtos, juntamente com o corpo médico para direcionamento de pesquisa, projeto e desenvolvimento;
• Participação em reuniões de avaliação clínica, gerenciamento de riscos e de assuntos regulatórios;
• Tradução, atualização e revisão documental para produtos e projetos.
Período: 01/2016 - 02/2017 (1 ano e 1 mês)
Cargo: Farmacêutica Responsável Técnica
Salário: 3.355,00
Atribuições no cargo: • Organização e supervisão geral da produção, logística, limpeza, área física;
• Inspeção de matéria-prima, produto semiacabado e acabado;
• Liberação de produtos para esterilização;
• Verificação de preenchimento de formulários e registros;
• Conferência e liberação de etiquetas (para rotulagem de produtos);
• Distribuição dos formulários para uso diário;
• Acompanhamento e tratamento de ocorrências pós-mercado via Notivisa;
• Elaboração e revisão de procedimentos e documentos para melhoria de processos;
• Atendimento a clientes (documentação, qualificação e reclamação);
• Relatórios de não conformidade e ação corretiva;
• Treinamento de funcionários para implantação de novos procedimento e suas instruções de trabalho;
• Manutenção de documentação de funcionamento (sanitária, MTE, CRF, Cetesb, AVCB, etc);
• Realização de auditoria interna e acompanhamento de auditorias e vistorias externas;
• Relatório de análise crítica do sistema da qualidade (política da qualidade);
• Inventário (estoque/produtos) e Arquivo de documentos.
Período: 07/2015 - 12/2015 (5 meses)
Cargo: Farmacêutica Responsável Técnica
Salário: 2.490,00
Atribuições no cargo: • Dispensação de medicamentos;
• Atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes crônicos;
• Baixa em sistema de medicamentos IP, tarjados e Portaria 344/98;
• Controle de receitas;
• Aplicação de injetáveis;
• Estoque e inventário;
• SNGPC;
• Treinamentos de equipe;
• Desenvolvimento de documentação técnica (POPs e manuais);
• Documentação de funcionamento (sanitária, bombeiros, prefeitura, etc).
Período: 03/2015 - 06/2015 (3 meses)
Cargo: Farmacêutica Substituta
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: • Contagem e controle de estoques, e carros de emergência;
• Gestão e treinamento de equipe;
• Protocolos e opções de tratamento mediante disponibilidade terapêutica (junto à equipe médica);
• Confecção de relatórios e acompanhamento das visitas da Visa (incluindo medicamentos controlados da Portaria 344/98);
• Desenvolvimento e implantação de sistemas FIFO/FEFO/PVPS para melhor gerenciamento de estoque na Farmácia Hospitalar;
• Uso do sistema WareLine de gerenciamento hospitalar;
• Acompanhamento e atuação em farmácia satélite, central e central de abastecimento farmacêutico.
Período: 07/2012 - 03/2015 (2 anos e 8 meses)
Cargo: Auxiliar de Assuntos Regulatórios Globais
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: • Acompanhamento e posterior condução de auditorias ECOCERT;
• Arquivo de documentos de análise de matéria-prima;
• Assuntos Regulatórios (Anvisa, GHS, REACH, ECOCERT, entre outros) para ativos vegetais e cosméticos;
• Documentação técnica, Estabilidade e Manipulação de Fórmulas para aplicação de ativos a partir de trabalhos conjuntos com Controle e Garantia da Qualidade;
• Junto ao P&D: manipulação de formulações (emulsões, shampoo, condicionador) para teste de aplicação de matérias-primas, acompanhamento de testes de estabilidade de formulações e aplicações, estudos para desenvolvimento de novos claims;
• Junto ao Marketing: participação na redação e revisão de texto para divulgação na InCosmetics Brazil;
• Junto à Garantia da Qualidade: desenvolvimento e revisão documental, tradução documental, auxílio na implantação de normas para BPF e documentação para auditorias de obtenção de certificação ISO;
• Criação, edição, atualização e tradução de documentos técnicos, tais como: FISPQ (ABNT 14 725), SDS (GHS), Especificações Técnicas, Technical Data Sheets, Specification Sheets e Literaturas técnicas;
• Conhecimento em Legislação vigente para matérias-primas para uso cosmético e insumos farmacêuticos (REACH, ANVISA);
• Elaboração e condução de treinamento, in company, em GHS - Global Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals, em Português e Inglês.

Formação

Nível Superior - Farmácia
Situação: Concluído
Período: 01/2010 - 12/2014
Nome da instituição: Faculdade de Americana
Pós-Graduação - Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica
Situação: Concluído
Período: 01/2017 - 04/2018
Nome da instituição: AVM UnyLeya
MBA - MBA em Auditoria e Gestão da Qualidade Farmacêutica
Situação: Cursando
Período: 07/2019 - atualidade
Nome da instituição: UnyLeya AVM
Atualizado:
15/07/2019


Candidato de Coordenador(a) da Garantia da Qualidade

São Paulo - SP

Consultora em Qualidade e Validação
Nível Superior, Universidade paulista - UNIP
Pretensão Salarial: 11.000,00

Experiência Profissional

Período: 04/2017 - atualidade (2 anos e 3 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultora em Qualidade e Validação
Último Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Avaliação de 2 indústrias cosméticas em relação à RDC 48 de outubro de 2013, frente aos documentos existentes e aos necessários adequação. Elaboração de PMV e gerenciamento das atividades de validação. Elaboração de procedimentos, protocolos, manual da qualidade, treinamentos, e execução de qualificações de equipamentos e utilidades e validação de processo e limpeza.
Avaliação de fornecedor de serviços de qualificação térmica em relação à qualidade e implantação do sistema de qualidade como um todo.
Período: 07/2016 - 03/2017 (8 meses)
Cargo: Especialista de validação
Salário: 7.800,00
Atribuições no cargo: Gerenciar e acompanhar validações de processo, limpeza e embalagem. Participar de reuniões de controle de mudanças, verificando impacto em validação. Revisão e elaboração de protocolos, acompanhamento de processos e validações de limpeza. Acompanhamento nas auditorias de órgãos reguladores ou de clientes.
Período: 04/2015 - 02/2016 (10 meses)
Cargo: Supervisora de Qualidade
Salário: 6.800,00
Atribuições no cargo: Supervisão de uma equipe de 14 pessoas, na garantia da qualidade do recebimento, armazenamento, expedição de produtos farmacêuticos e correlatos gerenciando indicadores de controles de mudança, CAPAs, Reclamações, desvios,. Participação na condução de analises de riscos de projetos, controles de mudança, qualificação térmica e validação de embalagens.
Acompanhamento de auditorias do conselho regional de farmácia, auditorias de clientes nacionais e corporativas internacionais, reuniões semanais com clientes, acompanhamento dos números e andamento dos indicadores em reuniões semanais com a equipe.
Desenvolvimento da equipe através de programas de aperfeiçoamento nas áreas multifuncionais da qualidade, realizando job rotation nas funções e adequação ao perfil adequado.
Período: 11/2013 - 03/2015 (1 ano e 4 meses)
Cargo: Supervisora de validação
Salário: 6.100,00
Atribuições no cargo: Supervisão de equipe de 4 pessoas na área de Validação, nas 4 unidades do Grupo (hormônios, antibióticos, medicamentos sólidos, líquidos e semissólidos gerais e alimentícios).
Revisão de documentos de qualificação de instalação, operação e desempenho, dos equipamentos produtivos e Controle de Qualidade.
• Certificação de áreas limpas, validação de utilidades (água purificada, nitrogênio, ar comprimido).
• Revisão de documentos de validação de limpeza e amostragem para análise de residual de detergente, ativo e microbiológico.
• Revisão de documentos de validação de processos de produtos líquidos, sólidos e semissólidos.
• Acompanhamento de auditorias nacionais e internacionais e acompanhamento e cumprimento de planos de ações.
• Gerenciamento de cronogramas e indicadores dos projetos de validação.


Período: 07/2012 - 11/2013 (1 ano e 4 meses)
Cargo: Analista de garantia da Qualidade Senior
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Elaboração de Protocolos de qualificação de instalação, operação e desempenho, elaboração de URS, participação de start-up do projeto de nova área de laboratório de controle de qualidade e almoxarifado, implantação de HVAC, qualificação de equipamentos do laboratório de controle de qualidade e certificação desta nova área, ISO 7 e ISO 8.
Revisão de procedimentos, implantação de novos procedimentos, liberação de produtos. Tratamento de não conformidades, controles de mudança, gerenciamento de calibrações, análises de risco.
Período: 11/2009 - 07/2012 (2 anos e 8 meses)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade Pleno
Salário: 3.800,00
Atribuições no cargo: Participação de start-up de nova planta, na elaboração de URS das utilidades, salas produtivas e equipamentos.
Gerenciamento e acompanhamento da calibração dos instrumentos das salas e equipamentos instalados.
Qualificação de todos os equipamentos produtivos e do laboratório de Controle de qualidade.
Certificação das salas limpas e das utilidades (HVAC, ar comprimido, água purificada).
Validação dos processos produtivos transferidos. Validação dos sistemas computadorizados e elaboração de inventário.
Elaboração dos protocolos e testes e execução. Investigação e tratamento de desvios da qualidade.
Controles de mudança.
Acompanhamento de auditorias com órgãos reguladores.
Período: 08/2008 - 11/2009 (1 ano e 3 meses)
Cargo: Estagiária de Garantia da Qualidade - Validação
Salário: 1.200,00
Atribuições no cargo: Qualificação de equipamentos, utilidades (HVAC, Ar comprimido, Nitrogênio, Freon 11, Freon 12, Água purificada) e validação de limpeza e processo. Elaboração de protocolos de Qualificação de Instalação, Operação e Desempenho, bem como a execução dos testes.
Validação de limpeza e processo, elaboração de POP e execução, GMP.

Formação

Nível Superior - Farmácia e Bioquímica
Situação: Concluído
Período: 07/2006 - 08/2010
Nome da instituição: Universidade paulista - UNIP
Atualizado:
19/06/2019


Candidato de Gerente Industrial

São Paulo - SP

Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
MBA, Escola Politécnica da USP
Pretensão Salarial: 16.000,00

Experiência Profissional

Período: 01/2017 - atualidade (2 anos e 6 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultor de Projetos de Engenharia Sr.
Último Salário: 15.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em melhoria contínua de processos Industriais em empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético e químico em geral.

Redução do Custo de Manutenção por Valor (CMPV) de 42% para 12% em uma linha de envase de uma empresa de bens de consumo com aplicação da manutenção baseada em risco (RBM), meta 4%.

Especialização na estruturação e implantação de sistemas informatizados em manutenção industrial e projetos como módulo PM e PS do SAP R / 3, SSA de Astrein entre outros;

Consultoria em aplicação das filosofias de gerenciamento da manufatura e manutenção, tais como: Lean Manufacturing, Six Sigma, TPM, RCM, RBM e aplicação de ferramentas e metodologias qualitativas e quantitativas para avaliação e melhoria de processos industriais;

Consultoria em implantação da Norma NBR 55000 - Gestão de Ativos nas áreas de produção e utilidades;

Melhoria dos processos de manutenção industrial através da implantação de indicadores de desempenho, tais como: MTTR, MTTF, MTBF, Backlog, entre outros;

Assistência no desenvolvimento de projetos nas áreas de processos, elétrica, instrumentação e automação e administração através do MS Project (Desenvolvimento de WBS) e curva "S" de acordo com PMBOK.
Período: 06/2013 - 11/2016 (3 anos e 5 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 19.800,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção e produção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, soluções parenterais de grande volume (SPGV) em Ribeirão Preto.

Elaboração do CAPEX e OPEX das áreas de engenharia de projetos e manutenção industrial e acompanhamento dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Participação como “Champion” em vários projetos de Lean Six Sigma para melhoria de processos.

Reestruturação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Otimização do custo operacional dos equipamentos da área de utilidades com destaque para o projeto de implantação do sistema de recuperação do rejeito das osmoses reversas que proporcionou uma economia de 30% no consumo de água da unidade. Investimento de “1,0 milhão de Reais”.

Responsável direto pela estruturação e implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP para gerenciamento e controle das atividades de manutenção. Como resultado, alcançamos um aumento no índice de disponibilidade que compõe o OEE de 80% para 95%.

Membro da equipe multidisciplinar na especificação, aquisição, montagem, instalação e validação das duas novas autoclaves da Bosch de 50.000 litros para área de esterilização com o objetivo de garantir maior segurança operacional ao processo. Investimento de “6,0 milhões de Reais”.

Corresponsável técnico pela implantação de novas tecnologias, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ) e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e Utilidades “ Limpa”.

Participação ativa nos projetos de automação e melhoria dos processos de esterilização, embalagem e envase.

Elaboração do novo plano de manutenção das máquinas injetoras e sopradoras das linhas de envase de soluções parenterais em frascos com redução de 15% dos custos de manutenção.

Forte atuação nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente sendo por duas vezes consecutivas eleito Presidente da CIPA.
Período: 05/2012 - 05/2013 (1 ano)
Cargo: Gerente de Projetos
Salário: 14.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor de Operações fui responsável pelo gerenciamento da área de projetos com foco no desenvolvimento e acompanhamento de projetos nas áreas de processos e automação industrial. (Regime de Contratação PJ por tempo determinado.)

Responsável pelo desenvolvimento do planejamento físico e financeiro dos empreendimentos e compatibilização das atividades com a mão de obra e medições.

Gerenciamento do desenvolvimento do projeto básico (Áreas: Manipulação Fabricação, Embalagem e Utilidades) da ampliação da fábrica da Procter & Gamble em Louveira.
Período: 08/2011 - 05/2012 (9 meses)
Cargo: Gerente de Manutenção e Engenharia Industrial
Salário: 14.085,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial era responsável pelas boas práticas engenharia de manutenção e projetos das unidades do grupo.

Gerenciei o mapeamento do processo e ampliação da área de sólidos orais com grande participação no desenvolvimento do projeto, condução da equipe, compra de máquinas e equipamentos, infraestrutura, comissionamento e “startup”. Projeto concluído em 90 dias conforme a meta traçada pela empresa.

Forte atuação no desenvolvimento do projeto conceitual, básico e detalhado das novas fábricas de Biotecnologia, Colagenase e Citostáticos Sólidos.

Gerenciamento do programa de manutenção das unidades com base nas boas práticas de fabricação recomendadas para as indústrias farmacêuticas, com ênfase no planejamento, programação e controle da manutenção das unidades do grupo;

Negociei a aquisição de equipamentos industriais em conjunto com a engenharia de produção para montagem das linhas de processo das novas unidades.
Período: 10/2008 - 08/2011 (2 anos e 10 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Técnico e Comercial gerenciei o departamento de projetos cujo foco é propor soluções e dar suporte aos clientes nas áreas de engenharia de projetos, administração de obras, montagens industriais e no desenvolvimento de equipamentos para aplicações especiais.

Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais para prestação de serviços e pelo controle de estoque, logística e expedição dos insumos das obras e pelo PPCP.

Gerenciamento de projetos de acordo com o PMBOK, utilizando ferramentas como MS Project, Curva ”S” e utilização de Indicadores para Análise de Desempenho (IDC, IDP, VP, VA, CR, etc.);

Destaque no gerenciamento da equipe de desenvolvimento do projeto detalhado do novo sistema de geração e distribuição de PW “Purify Water” do Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A. Investimento de “2,0 Milhões de Reais”.

Desenvolvimento e gerenciamento do projeto do sistema de geração e distribuição de água para injetáveis “Water for Injection – WFI” da empresa Blau para atendimento a ANVISA RDC Nº 17;

Desenvolvimento do projeto de automação do processo “Clean in Place” da Reckitt para redução em 20% do tempo de sanitização dos tanques de manipulação e linhas de transferência.
Período: 04/2005 - 10/2008 (3 anos e 6 meses)
Cargo: Gerente de Engenharia e Manutenção
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Diretor Industrial fui responsável pelas boas práticas nas áreas de engenharia de manutenção, projetos e utilidades da unidade de injetáveis, bolsas de coleta de sangue em Itapecerica da Serra.

Contribuição no projeto da nova fábrica (5,0 milhões de Euros) e gestão das áreas de produção e utilidades, com ênfase nas plantas de produção de água ultrapura qualidade “Water for Injection – WFI” e fabricação de Anticoagulante.

Coordenação da reestruturação das equipes de manutenção e assistência técnica e implantação do Sistema de Gerenciamento Informatizado de Manutenção SSA da Astrein e da área de PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações, composto pelo Software ISOPLAN®, estação de calibração e calibradores para atendimento à norma ISO/IEC 17025.

Liderança no “retrofitting” da máquina de fabricação de bolsas de coleta, gerando a ampliação da produção em 12,5%, o que tornou a Fresenius autossuficiente na produção de bolsas no Brasil.

Realização de viagens internacionais para desenvolver e transferir tecnologias e equipamentos.

Comando na implantação da gestão por processos no suporte, com foco na preparação da fábrica para introdução do 'Lean Manufactoring'.

Atuação junto à área de Produção e PCP na introdução do indicador OEE - Overall Equipament Effectiveness.

Participação ativa no estudo ergonômico dos processos de produção na área de envase para eliminação das causas raízes que provocavam afastamento dos trabalhadores por LER/DORT.
Período: 11/2002 - 04/2005 (2 anos e 5 meses)
Cargo: Consultor Técnico de Projetos
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em vários projetos de “retroffiting” e automação em empresas como L'Oréal, Colgate-Palmolive, Globalpack, Sanofi e Wyeth, visando melhorias em máquinas, equipamentos e processos industriais.

Participação no projeto da nova fábrica de embalagens de frascos 'PET' do Adoçante Zero Cal na DM Farmacêutica, sistema 'in house' em parceria com a Logoplast, bem como coordenação do projeto das utilidades na nova fábrica.

Gestão junto aos engenheiros de processo da L'Oréal na ampliação da fábrica de esmaltes visando um aumento de 40% na capacidade de produção.

Desenvolvimento o projeto do Sistema de Raclagem (PIG) e “CIP” (Clean in Place) das linhas 16 e 18 de envase xampu e condicionador que proporcionou uma redução de 4,5% das perdas em processo.
Período: 04/1991 - 11/2002 (11 anos e 7 meses)
Cargo: Coordenador de Manutenção e Automação Industrial
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Reportando-se ao Gerente de Engenharia e Manutenção era responsável pelas áreas de manutenção (elétrica, mecânica, instrumentação e utilidades) e almoxarifado técnico.

Elaboração e implantação de projetos de automação e retroffiting de máquinas das linhas de fabricação, embalagem e utilidades, os quais contribuíram significativamente para redução em cerca de 40% das perdas em processo.

Implantação da área de Instrumentação Industrial cujas principais atividades foram à contratação de técnicos em instrumentação, aquisição de instrumentos, implantação do Sistema de Gerenciamento e Automatização das Calibrações conforme a Norma ISO 17025.

Corresponsável técnico pela implantação das novas linhas de embalagem da Ulhmann, suporte para atividades de Qualificação (DQ, IQ, OQ e PQ), validação de acrordo com a 21 CFR part 11 / GAMP 5 e avaliações cGMP, Planos de Manutenção e adequação das utilidades.

Instalação do software supervisório “SCADA” iFIX nas áreas de embalagem e fabricação.

Desenvolvimento do projeto do sistema de controle e instrumentação do processo de água purificada (PW) que permitiu o reaproveitamento de 100% da água de rejeito da osmose reversa na AstraZeneca.

Aumento da disponibilidade das máquinas na Produção em 30%, melhorando os índices de Disponibilidade, MTBF e MTTR, através da implantação do módulo PM (Plant Maintenance) do SAP.

Formação

Nível Superior - Engenharia Industrial Elétrica
Situação: Concluído
Período: 01/1982 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade Santa Cecíla
MBA - Gestão e Engenharia da Qualidade
Situação: Concluído
Período: 02/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Engenhria de Seguranção do Trabalho
Situação: Concluído
Período: 02/2008 - 12/2009
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 06/1996 - 12/1997
Nome da instituição: Fundação Armando Álvares de Penteado
Especialização - Projetos de Instrumentação
Situação: Concluído
Período: 01/1987 - 12/1987
Nome da instituição: Instituto Mauá de Tecnologia
MBA - Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção
Situação: Concluído
Período: 02/2017 - 12/2018
Nome da instituição: Escola Politécnica da USP
Atualizado:
05/04/2019


Candidato de Gerente de Qualidade

Rio de Janeiro - RJ

Coordenadora de Qualidade
MBA, Universidade Federal Fluminense
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 11/2018 (3 anos e 10 meses)
Último Cargo: Coordenadora de Qualidade
Último Salário: 13.799,00
Atribuições no cargo: AIR LIQUIDE DO BRASIL- Multinacional francesa presente no Brasil há 70 anos e com
presença mundial em 171 países. Voltada para o setor de gases industriais e medicinais e
com grande abrangência no segmento de oxigenoterapia domiciliar.
Coordenadora nacional de medicalização e assuntos regulatórios- Coordenar os recursos
disponibilizados pela empresa para assegurar, sob o ponto de vista regulatório e de boas
práticas de fabricação , a adequação de 42 unidades ( entre usinas e filiais) em plantas
conformes com a legislação sanitária do país, a saber RDC 69 e 70/2008, 09/2010 e 32 e 68/2011,
objetivando obter o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Janeiro 2015-....
Desafios:
 Implementar um roteiro de todos os documentos que possam ser exigidos durante uma
inspeção sanitária de forma a preparar os gestores da Garantia de Qualidade locais para o
cumprimento de um programa extenso de “varredura” da filial em seus diversos aspectos
 Preparar os gestores locais da Garantia de Qualidade a posicionar-se diante de uma
fiscalização sanitária;
 Assegurar, junto aos gestores de qualidade locais, as condições básicas de preparação das
filiais;
 Prover procedimentos claros a respeito das atividades regulatório – sanitárias envolvidas
nas filiais no que diz respeito à aprovação do projeto arquitetônico, licenciamento
sanitário(1ª licença e renovação) , certificação de BPF, renovação de licença
sanitária,abertura de novas filiais e estabelecimentos, apoio ao Depto Jurídico, processos
licitatórios e documentação técnica para licitações e notificação de gases sanitários;
 Acompanhar todas as inspeções sanitárias para ter capacidade de formar uma visão
holística das grandes demandas que impactam os processos da empresa.
 Implementação do APR (Annual Product Review)
 Direcionar e fazer FUP de qualquer mudança regulatória necessária ou requerida, seja esta
advinda do mercado, empresa ou autoridade sanitária.
 Gerenciar as estratégias regulatórias juntamente com a direção do negócio, empresa,
parceiros de outros departamentos (Marketing, Operações, depto jurídico, RH, Sistema da
Qualidade);
 Ser capaz de internalizar as políticas de qualidade e regulatórias corporativas ao nível local;
 Viabilizar a adaptação do Drug Master File (DMF) da empresa ao dossiê local para fins de
notificação de produto. Manter as notificações sanitárias sempre vigentes;
 Apoiar todos os programas de auto inspeção das filiais, desde que isso é um dos itens
inspecionados durante as renovações das licenças sanitárias. Manter controle do calendário
de vencimento dos documentos regulatórios de cada filial;
 Representar a empresa junto às autoridades regulatórias, fornecedores, clientes, parceiros
corporativos, comitês técnicos, conselhos profissionais e associações;
 Identificar e avaliar ricos regulatórios associados aos produtos e processos. Definir as
estratégias necessárias para mitigá-los;
 Em caso de desenvolvimento de novos produtos, prover à equipe designada o suporte
regulatório necessário ( desenho e fluxo das áreas, CQ, ampliação de atividades, notificação
ou RS do produto);
 Agregar valor à empresa através da diferenciação dos seus produtos que passarão a ter um
alto padrão regulatório quando comparado à concorrência , bem como através da excelência
operacional.
 Prover um programa contínuo de treinamentos capazes de habilitar a equipe dos gestores
locais da Garantia de Qualidade a manter o domínio dos assuntos regulatórios referentes ás
suas filiais e produtos. Como parte da política do programa de treinamento, sua eficiência
deve ser avaliada.
 Sob o ponto de vista de comunicação, gerenciar os eventos adversos recebidos de forma a
ser o elo entre a organização internacional, bem como o elo à autoridade sanitária local,
assegurando, dessa maneira, tanto a comunicação quanto o tratamento nos dois extremos.
Principais Objetivos Alcançados:
 Elaboração do plano mestre de validação
 Conclusão da validação de processos em 19 filiais
 Elaboração do protocolo de validação de metodologia analítica para ser
multiplicado em 34 filiais;
 Com o objetivo de conseguir o certificado de BPF , parecer favorável em nível
local .Aguardando o parecer federal.
 Estabelecimento de um padrão de qualidade e regulatório único entre as filiais.
 Implementação da farmacovigilânica.
 Lançamento de dois novos produtos.
Período: 12/2012 - 12/2014 (2 anos)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Importadora de cosméticos, suplementos alimentares e sanaenates com faturamento de MUS$ 240 e 105 funcionários.

Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios

Principais responsabilidades:

• Implantação do programa de desenvolvimento de novos fornecedores que reduziu o número de análises realizadas em materiais produtivos e custos relacionados;
• Implementação de boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte de alimentos, cosméticos e saneantes.
• Implantação de um sistema de controle de qualidade de produto acabado que promoveu uma redução mensal de US$15000.00.
• Execução de testes para avaliação das características microbiológicas e físico-químicas dos alimentos , cosméticos e saneantes em conformidade com as RDC 12/2001e a resolução 481/99 da ANVS/MS e com alguns parâmetros estabelecidos pelo MAPA.
• Análise de viabilidade de introdução no mercado brasileiro das formulações dos produtos em consonância com o panorama regulatório de cada setor- alimentos, incluindo os energéticos e os suplementos vitamínicos e ou minerais, saneantes, cosméticos, medicamentos e produtos para saúde)
• Revisão, avaliação do impacto e adequação das rotulagens e bulas em todas as fases de mudanças de folheterias (rótulo, bula, cartuchos) dos produtos, em consonância com a legislação específica de cada setor.
• Acompanhamento e supervisão das informações de todo material de folheteria e treinamento em conformidade com as diretrizes da gerência de monitoramento e fiscalização de propaganda da ANVISA
• Levantamento de informações de registro dos produtos de concorrentes a fim de subsidiar os Departamentos de Marketing e a área de Novos Projetos.
• Condução de testes de segurança e eficácia em cosméticos grau 2
Período: 02/2000 - 09/2012 (12 anos e 7 meses)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 15.806,00
Atribuições no cargo: ? LINDE GASES LTDA - Indústria multinacional de gases voltados ao segmento medicinal e industrial com faturamento de M U$ 223 e 700 funcionários no Brasil .Maior empresa de gases no mundo e segunda maior no Brasil

Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios: Fev 2000 - atual
Principais responsabilidades e resultados:

• Liderou a regulamentação do setor de gases medicinais no país;

• Manutenção da plataforma de qualidade das operações de fabricação e controle de Qualidade de gases medicinais e produtos correlatos;

• Responsável pela aprovação de um investimento no país, no valor de M EU$6 para a adequação das filais de acordo com as boas Práticas de fabricação de gases medicinais, estabelecidas pela RDC 69 e 70/2009 e em consonância com os métodos compendiais reconhecidos pela ANVISA;

• Manutenção da plataforma regulatório- sanitária da empresa:licenças sanitárias, autorização de funcionamento para distintas atividades e registros sanitários –, produtos similares produtos inovadores e notificação eletrônica, o que compreende, entre produtos para saúde e medicamentos, um portfólio de, aproximadamente, 400 itens;

• Aquisição, instalação, qualificação, calibração e validação de equipamentos do laboratório (HPLC, , Absorção Atômica, CG, , etc). Implantação do gerenciador de dados Chemserver (HP) de 9 HPLCs para integração dos resultados obtidos com um banco informações seguro e passível de auditoria GLP. Realização permanente de treinamento da equipe.

• Implementação do sistema de qualidade integrado (SGI) na empresa em suas 29 filiais. Aprovação das novas plantas por estas autoridades sanitárias atendendo as exigências GMP;

• Preparação e revisão relatórios técnicos de medicamentos para submissão de Registro junto à Anvisa. Gerenciamento de cerca de 40 sites extra-zona garantindo que estejam com os Certificados de Boas Práticas de Fabricação publicados e válidos facilitando o desembaraço de produtos nos portos e aeroportos e registro de medicamentos. Obtenção e avaliação de documentação técnica relativo aos requerimentos regulatórios.

• Preparar e revisar relatórios técnicos de medicamentos para submissão de registro sanitário junto à Anvisa.

• Gestão das equipes de Controle e Garantia de Qualidade visando atendimento de normas de GMP, ANVISA, FDA (Food and Drug Administration) e da Comunidade Européia (EMEA). Implantação do programa de qualificação, certificação e desenvolvimento de novos fornecedores possibilitando a elaboração de acordos de qualidade que reduziram o número de análises realizadas em materiais produtivos.

• Implantação de Indicadores de Qualidade Internacionais no Brasil para acompanhamento da performance de cada site

• Revisão da base global de informações de segurança (Fármaco e tecnovigilância) para os produtos da empresa que estejam em desenvolvimento ou já estejam no mercado;

• Revisão das decisões médicas relacionadas aos eventos adversos, incidentes ou quase incidentes. Manter os perfis de segurança e agir perante qualquer situação que possa representar uma preocupação para quaisquer produtos em desenvolvimento ou já estabelecidos no mercado;

• Também responsável pela educação (treinamento) da equipe que trabalha com segurança de produto (Fármaco e tecnovigilância), do cliente e do paciente;

• Responsável por todas as atividades de fármaco e tecnovigilância em nível local, o que inclui:

o Estabelecer e manter o sistema global de farmacovigilância;

o Preparação de reportes periódicos de segurança;

o Atuar como o contato para os assuntos relacionados à segurança de produto 24 horas/dia;

o Gerenciamento de todos os reportes de segurança espontâneos, que incluem o acompanhamento médicos de casos já reportados, avaliações, entrada de dados e elaboração de formulários de CIOMS ou outra documentação de segurança relevante em nível corporativo;

o Recebimento de eventos adversos, incidentes ou quase-incidentes que requerem entrada de dados dos encarregados locais de segurança de produto;

o Preenchimento de todos os documentos referentes à informação e comunicação a respeito de eventos adversos;

o Informação ao departamento corporativo de segurança de produto a respeito de quaisquer mudanças nos requisitos sanitários locais que possam impactar a segurança e a vigilância;

o Promoção dos perfis de segurança em nível local e ação perante quaisquer desvios de todos os produtos aprovados que estiverem no mercado;

o Em situações de aquiescência de quaisquer situações que possam comprometer os produtos em nível local, deve providenciar a tradução para o inglês e reportá-la ao departamento de segurança de produto;

o Que todas as reações adversas a drogas reportadas ao detentor do registro sanitário sejam coletadas para estarem acessíveis em pelo menos, um ponto da comunidade européia e outros países europeus e que as reações adversas a drogas sejam preparadas e disseminadas às autoridades competentes;

o Reportes atualizados e periódicos de segurança (PSURS) sejam preparados e disseminados às autoridades competentes

o Protocolos e reportes para as empresas que estão patrocinando os estudos de segurança na fase IV sejam conduzidos e submetidos de acordo com os requisitos regulatórios;

o Haja permanente avaliação dos produtos existentes da empresa.
Período: 08/1993 - 10/1999 (6 anos e 2 meses)
Cargo: Supervisora de produção de injetáveis
Salário: 4.000,00
Atribuições no cargo: • Produção estéril de várias linhas- humana e animal - contendo, aproximadamente, 60 produtos injetáveis, contemplando as atividades de validações de áreas, processos e equipamentos, preparação de materiais, recebimento e lavagem de envases, esterilizações, filtrações estéreis, enchimento em áreas classificadas, testes de vazamentos, inspeções ,embalagem , reconciliação de produto e de ordem de produção;
• Auto- inspeções nas demais áreas de produção (líquidos, sólidos , semi-líquidos e embalagem secundária)
• Acompanhamento de produção terceirizada;
• Controle de Desvios de Processo, Procedimentos (SOPs) e treinamentos de pessoal em procedimentos - SOPs, aspectos técnicos, segurança e GMP;
• Coordenação e elaboração de Protocolos de Qualificação de Operação e Performance de equipamentos de Produção e de Validação de Processos e equipamentos referentes à toda linha de produção de injetáveis.

Supervisora Documentação Farmacêutica 1997-1999
Principais responsabilidades e resultados:

Coordenação e elaboração da documentação farmacêutica compreendendo a emissão e desenvolvimento de processos de Fabricação e Embalagem, cadastro de Documentos Técnicos. Controle de Alteração de processos (Change Control), atendimento às reclamações de clientes e monitoria das ações corretivas.
Período: 08/1993 - 07/1995 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Gerente de Produção
Salário: 1.500,00
Atribuições no cargo: • Transferência de tecnologia de uma empresa colombiana para a montagem de uma área limpa, no Brasil, com a finalidade de produção de anestésicos injetáveis orais;

• Participação no projeto de construção do novo site da empresa em Petrópolis(RJ) e transferência de toda linha de produtos e adequação da documentação junto a ANVISA.. Transferência concluída com êxito sem prejudicar a colocação dos produtos no mercado.

• Produção de água para injetáveis; Redução de lead time em processos chaves da empresa. Validação de sistemas de água – potável, purificada e destilada.

• Validação de processos (classificação de área limpa) e equipamentos;

• Produção de líquidos orais à base de clorhexidina.
Período: 01/1993 - 07/1993 (6 meses)
Cargo: Analista de Controle de Qualidade
Salário: 700,00
Atribuições no cargo: • Elaboração de testes físicos para avaliação da potência dos fermentos no crescimento de massas;
• Análises químicas de açúcares e fermentos químicos e biológicos;
• Análises microbiológicas para controle de contaminação do fungo e, conseqüentemente, decréscimo de potência;
• Inoculação e acompanhamento de crescimento do fungo “Saccharomyces cerevisae”, matéria prima básica para a produção do fermento biológico.

Formação

Mestrado - Mestrado em sistemas de gestão
Situação: Concluído
Período: 03/2003 - 07/2006
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Nível Superior - Farmácia e Bioquímica de alimentos
Situação: Concluído
Período: 04/1988 - 03/1993
Nome da instituição: Universidade Federal do Rio de Jnaeiro
Pós-Graduação - Gestão em Saúde
Situação: Concluído
Período: 07/2000 - 10/2000
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Pós-Graduação - Curso de aseguramineto de Calidad
Situação: Concluído
Período: 04/2007 - 10/2007
Nome da instituição: Universidad de Buenos Aires
MBA - Engenharia Econômica e Financeira
Situação: Concluído
Período: 03/2008 - 03/2009
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
MBA - Gestão pela Qualidade total
Situação: Concluído
Período: 03/2000 - 12/2000
Nome da instituição: PUC-RJ
Atualizado:
31/01/2019


Candidato de Analista de Garantia da Qualidade

Cotia - SP

Analista de Garantia da Qualidade
Nível Superior, UNIP
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 10/2017 - atualidade (1 ano e 9 meses e 16 dias)
Último Cargo: Analista de Garantia da Qualidade
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Investigar desvios (não conformidades);
- Conduzir o controle de mudanças e do sistema CAPA’s;
- Realizar de auditorias internas e Qualificação de fornecedores;
- Elaborar, revisar e gerenciar os Procedimentos Operacionais Padrão e relatórios de validação de métodos analíticos e treinar em Boas práticas de fabricação e laboratório
- Conduzir a calibração e qualificação de equipamentos.

Principais resultados obtidos: Fui responsável pela implantação dos processos de Controle de mudança e investigação de não conformidade que não existiam. Revisão de todos os procedimentos operacionais padrão para torná-los mais claros e eficazes.
Período: 08/2015 - 04/2017 (1 ano e 8 meses)
Cargo: Supervisora de Garantia da Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Gestão de equipe de 5 a 7 analistas
- Liberar de produtos para o mercado (incluindo revisão de dossiês de fabricação);
- Investigar de desvios (não conformidades) e de produtos reclamados pelos clientes;
- Supervisionar o sistema CAPA’s (ações corretivas e preventivas) e conduzir o Controle de mudanças
- Coordenar auditorias internas e atender a auditorias regulatórias e de clientes;
- Supervisionar a Qualificação de fornecedores;
- Revisar protocolos e relatórios de validação de métodos analíticos.

Principais resultados obtidos: Realizei melhoria no processo de Controle de Mudanças para agilizar a aprovação e implantação das mesmas e atendimento ao lead time de liberação de produtos para venda.
Período: 10/2010 - 02/2015 (4 anos e 4 meses)
Cargo: Coordenadora de Garantia e Controle de Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Coordenadora de Garantia de Qualidade (01/2013 a 02/2015)
- Gestão de equipe de 7 analistas e atuar como Key user do módulo QM do sistema ERP SAP
- Gerenciar a retenção de matéria-prima, produto acabado e reconciliação de documentos
- Elaborar os procedimentos operacionais padrão e treinar em boas práticas de fabricação
- Coordenar a análise de produtos reclamados no SAC e emissão de resposta técnica.
- Investigar de não conformidades
- Coordenar a Validação de Limpeza e Qualificação do Sistema de Purificação de Água das plantas de cosméticos.

Principais resultados obtidos: Responsável pela implantação do sistema de Garantia de Qualidade na planta de Senador Canedo – GO, nos dos processos produtivos de produtos cosméticos, higiene oral e embalagens

Coordenadora de Controle de Qualidade (10/2010 a 12/2012)

- Gestão de equipe de 12 profissionais de nível técnico e superior no laboratório Físico-Químico e 3 profissionais no laboratório Microbiológico
- Liberar de matéria prima, semiacabado e produto acabado.
- Administrar de orçamento para compra de insumos e equipamentos para laboratório e suas calibrações/qualificações.

Principais resultados obtidos: Atendimento ao lead time de liberação de produtos para venda.
Período: 10/2003 - 10/2010 (7 anos)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Analista de Manufatura

- Preparar 3 linhas de envase para evolução do pilar de Manutenção Autônoma (MA) do TPM e realizar a interfase com os demais pilares - Manutenção da Qualidade (MQ), Manutenção Planejada (MP), Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SHE), Educação e treinamento (ET) e Melhoria Específica (ME) do TPM.
- Acompanhar indicadores de OEE e auditoria de MA.
- Liderar projetos Kaizen de padronização, set up e redução de paradas de equipamentos
- Participar na equipe multidisciplinar responsável pela avaliação dos lotes piloto de envase.

Principais resultados obtidos: Evolução da linha de refis de desodorante para 2ª etapa do MA, redução de 10% no tempo de set up de 2 linhas.

Analista de Garantia da Qualidade
- Investigar as amostras provenientes da reclamação de mercado
-Elaborar os procedimentos operacionais padrão e seu treinamento
-Elaborar o cronograma e executar de auditorias internas.
-Participar na implantação e manutenção das certificações ISO 9001 e ISO 14001.
-Conduzir da Validação de Limpeza e Qualificação do Sistema de Purificação de Água.
Membro de equipe multidisciplinar para aquisição de novos equipamentos de fabricação, instalação e start up.
Participar em projeto Kaizen de padronização de processos, como membro ou líder.

Principais resultados obtidos: Redução de perdas por contaminação microbiológica, devido a melhorias implantadas pela validação de limpeza, instalação e validação de CIP (Clean in Place) de equipamento para produção de maquilagem e de planta de purificação de osmose reversa duplo passo.
Período: 10/2002 - 09/2003 (11 meses)
Cargo: Analista de Controle de Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Coordenação do desenvolvimento de metodologias analíticas
- Aprovação do Plano Mestre de Validação Analítica;
- Aprovação de Protocolos e Relatórios de Validação Analítica;
- Ensaios farmacotécnicos em formas sólidas (friabilidade/dureza/umidade/densidade aparente/tempo de escoamento/ ângulo de repouso),
- Desintegração/dissolução;
- Análises em HPLC (Waters), conferência de relatórios emitidos.
- Análises de dissolução e espectrofotometria
- Responsável pela orientação de estagiários de nível técnico e nível universitário.
- Validação de metodologia de análise de matéria-prima, doseamento e dissolução de produtos.
- Validação de metodologia de determinação de resíduo para Validação de Limpeza.
Período: 04/2002 - 09/2002 (5 meses)
Cargo: Estagiária
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Desenvolvimento de novas formulações de produtos fitoterápicos na forma de sólidos orais e readequação de formulações existentes, scale up para lote industrial e acompanhamento de produção de lotes de lançamentos.
- Desenvolvimento de material de embalagem
- Seleção de fornecedores.
- Lançamento do produto Hiperygreen
- Alteração da formulação do comprimido de metildopa com melhoria no processo de compressão.

Formação

Nível Superior - Farmácia
Situação: Concluído
Período: 02/1997 - 09/2002
Nome da instituição: UFMG
Pós-Graduação - Qualidade e Produtividade
Situação: Concluído
Período: 02/2006 - 02/2007
Nome da instituição: Fundação Vanzolini
Nível Superior - Administração
Situação: Cursando
Período: 08/2016 - atualidade
Nome da instituição: UNIP
Atualizado:
10/06/2019


Candidato de Supervisor(a) de Produção

São Paulo - SP

LÍDER DE PRODUÇÃO
Mestrado, UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 07/2017 (2 anos e 6 meses)
Último Cargo: LÍDER DE PRODUÇÃO
Último Salário: 7.000,00
Atribuições no cargo: Gestão de produção - Linha de envase e embalagem sólidos / Injetáveis/ Pós Suspensão
Interface com toda a cadeia produtiva, na gestão por sistema SAP;?Gestão direta de uma equipe de 20 colaboradores: operadores e auxiliares de produção;
Período: 12/2013 - 01/2015 (1 ano e 1 mês)
Cargo: REPRESENTANTE TÉCNICO
Salário: 5.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria técnica / Representação comercial médica
Período: 07/2012 - 11/2013 (1 ano e 4 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 9.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Projeto - Linha Semi-Sólidos
Coordenação no projeto de Tecnologia de Transferência para produção de semi-sólidos no Brasil;
Avaliação da capacidade produtiva e infraestrutura necessária; Desenvolvimento do Lay Out e fluxo produtivo; Acompanhamento do cronograma de atividades desenvolvido para o setor industrial.
Período: 09/2010 - 08/2011 (11 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Projeto - Linha Semi-Sólidos
Coordenação no projeto de Tecnologia de Transferência para produção de semi-sólidos no Brasil;
Avaliação da capacidade produtiva e infraestrutura necessária; Desenvolvimento do Lay Out e fluxo produtivo; Acompanhamento do cronograma de atividades desenvolvido para o setor industrial.
Período: 11/2009 - 09/2010 (10 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 7.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Produção - Linha Injetável
Supervisão da linha de produção de injetáveis hormonais e não-hormonais (líquidos e liofilizados);
Implantação e coordenação de células de trabalho (30 colaboradores);
Participação na auditoria internacional da matriz (EUA), para avaliação das linhas de produção injetáveis.
Período: 10/2007 - 10/2009 (2 anos)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 5.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Produção - Linha de cremes e líquidos / tratamento de água
Coordenação da equipe de produção com 26 colaboradores;
Participação na auditoria internacional da matriz (Alemanha), para avaliação das linhas de produção;
Projetos de melhoria desenvolvido: Implantação de um novo sistema de gravação (Ink Jet) para bisnagas de alumínio, substituindo a gravação de baixo relevo; Redução do tempo de montagem da linha em 30%; Inclusão de um novo sanitizante químico no sistema de tratamento de água purificada para descontaminação microbiológica do sistema.
Período: 02/2002 - 07/2007 (5 anos e 5 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 6.000,00
Atribuições no cargo: Coordenação da equipe de produção com 40 colaboradores;
Projeto de melhoria desenvolvido (etapa crítica de filtração de injetáveis):
Implantação do sistema de pré-filtração na linha de 2.000 litros para produtos injetáveis, reduzindo em 30 % o consumo de filtros esterilizantes, melhorando a produtividade, diminuindo o tempo de processo e reduzindo o custo final do processo;
o Encarregada do Controle em Processo – Garantia de Qualidade – Linha Sólidos (Comprimidos, Drágeas, saches e cápsulas) / Linha Semi-Sólidos (gel, cremes e pomadas)/ Linha Injetáveis Pós/ Linha Injetáveis Líquidos (Soluções e Suspensões)
Equipe composta de 12 colaboradores diretos;
Acompanhamento de toda a cadeia produtiva de fabricação, desde a pesagem passando pelo preparo até a embalagem 1º e 2º;

Formação

Nível Superior - FARMACIA INDUSTRIAL
Situação: Concluído
Período: 02/1988 - 12/1994
Nome da instituição: OSWALDO CRUZ
Pós-Graduação - QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Situação: Concluído
Período: 02/2002 - 12/2004
Nome da instituição: INSTITUTO VANZOLINI
Mestrado - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Situação: Cursando
Período: 02/2018 - atualidade
Nome da instituição: UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Atualizado:
Ontem


Candidato de Coordenador(a) da Garantia da Qualidade

São Paulo - SP

Coordenadora de Garantia da Qualidade de Fábrica e Farmacêutica Técnica Substituta
Especialização, Universidade de São Paulo
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 08/2001 - 03/2019 (17 anos e 7 meses)
Último Cargo: Coordenadora de Garantia da Qualidade de Fábrica e Farmacêutica Técnica Substituta
Último Salário: 12.000,00
Atribuições no cargo: Responsável pela aplicação dos Sistemas de Qualidade no ambiente produtivo dos diferentes segmentos (Farmacêutico, Alimentício, Correlatos e IFA), identificando oportunidades de melhoria e pontos de correção nos processos produtivos, processos de apoio e terceiros contratados, através do direcionamento e desenvolvimento de equipe técnica da Qualidade de atuação direta no “chão de fábrica”. Coordenação dos Sistemas de Desvios de Qualidade, Sistema CAPA, Reclamações e Devoluções de Mercado, Liberação e Recolhimento de Lotes. Ativa participação em Sistema de Controle de Mudança, Auditoria Interna, Treinamento, Documentação Técnica e Estudos de Validação de Processo, Validação de Limpeza, Validação de Sistemas, Holding Time e Enchimento Simulado. Implementação de Indicadores de Desempenho, implementação de metas individuais e em grupo trabalhando na redução de lead time de entrega de resultados. Supervisionar as atividades de controle de Substâncias e Produtos Especiais controladas pela Vigilância Sanitária (Portaria 344), Policias Civil, Federal e Exército, assim como recepção de vistorias pelos referidos órgãos, além do CRF (Conselho Regional de Farmácia) e CRQ (Conselho Regional de Química).
Período: 06/2000 - 06/2001 (1 ano)
Cargo: Supervisora de Controle de Qualidade Microbiológico
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Implementar as análises de controle e responder pelo Laboratório Microbiológico na Fabricação
de Produtos Não Estéreis, considerando toda a documentação e processos pertinentes ao
laboratório de Microbiologia.
Período: 01/1994 - 05/2000 (6 anos e 4 meses)
Cargo: Biologa
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Execução das análises biológicas in vivo de Controle de Qualidade e de Desenvolvimento com
finalidade de registos de produtos no Ministério da Saúde.
Implementação do laboratório de Microbiologia com aplicação em amostras de cosméticos,
alimentos, produtos farmacêuticos, produtos para saúde, saneantes, tintas e produtos químicos.

Formação

Nível Superior - Farmácia e Bioquímica
Situação: Concluído
Período: 01/2001 - 12/2004
Nome da instituição: Universidade Bandeirante de São Paulo
Nível Superior - Bacharel em Ciências Biológicas e da Saúde
Situação: Concluído
Período: 01/1991 - 01/1994
Nome da instituição: Universidade São Judas Tadeu
Especialização - Especialização em Qualidade de Produtos Farmacêuticos, Correlatos e Cosméticos
Situação: Cursando
Período: 03/2018 - atualidade
Nome da instituição: Universidade de São Paulo
Especialização - Especialização em Microbiologia e Controle de Qualidade
Situação: Concluído
Período: 01/1999 - 12/2000
Nome da instituição: Universidade Bandeirante de São Paulo
Atualizado:
19/06/2019


Candidato de Gerente de Supply Chain

Santana de Parnaíba - SP

GERENTE OPERAÇÕES
MBA, FGV -SP
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 07/2011 - 08/2018 (7 anos e 1 mês)
Último Cargo: GERENTE OPERAÇÕES
Último Salário: 20.000,00
Atribuições no cargo: ? Responsável pela operação da regional São Paulo, incluindo atividades de Supply Chain, armazenagem física / virtual, logística (inbound / outbound, cross-docking, warehousing, picking, shipping, transport, distribution) e gerenciamento de informações.
? Gerenciamento do budget operacional da linha de negócio (US$ 1 M / ano). Responsável pela análise de desempenho financeiro da área – validação do faturamento (forecast X resultado de vendas) e despesas (budget custos X realizado)
? Estruturação dos indicadores de desempenho nos níveis estratégico, tático e operacional dos processos da área, garantindo o atingimento dos KPI’s da companhia.
? Amplo conhecimento e atuação nos processos que envolvem o fluxo de cadeia produtiva incluindo as áreas de logística/distribuição, PCP, Qualidade, Engenharia e Excelência Operacional.
? Liderança de projetos de inovação, sendo responsável pela implantação de três projetos aprovados relacionados a controle de custos e melhoria contínua.
? Experiência em preparação das unidades para recebimento de auditorias internas e externas. Desenvolvimento de planos de ação em parceria com o cliente com ênfase nos resultados obtidos em auditorias de compliance.
? Responsável por assistir ao cliente no pós-venda. Reconhecimento pelos resultados obtidos através do Comitê de Retenção de Clientes e “Customer Experience”.
Trabalho em parceria com os clientes para entregar conformidade, governança e uma estratégia eficaz de continuidade de negócios.
? Sólido relacionamento com fornecedores, clientes e players globais nas áreas de TI, Operações, Qualidade Finanças e Segurança.
Período: 03/2009 - 06/2010 (1 ano e 3 meses)
Cargo: Consultora Sênior
Salário: 12.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria em Serviços de Qualidade, Manufatura e Supply Chain.Oferecer suporte para a implementação de Sistema de Gestão, Sistemas de Qualidade, Validação de Processos, Lean manufacturing, Times Auto-gerenciáveis, TPM, e OEE. Desenvolvimento de projeto na área de produtos para a saúde (correlatos) e regulatory affairs.
Período: 04/2008 - 03/2009 (11 meses)
Cargo: GERENTE DE PROCESSOS
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Liderança de projetos de melhoria contínua em qualidade, planejamento, produtividade, fluxo de informações e redução de custos.
Acompanhamento do projeto de melhoria contínua com aplicação de ferramentas para estruturação do Sistema de Gestão.
Implementação de plano de reestruturação do Sistema de Qualidade através de indicadores, treinamento e revisão do sistema de documentação.
Gestão por indicadores e implementação de times de alta performance e Lean Organization na área produtiva. Acompanhamento da produção de material gráfico promocional visando melhorias na qualidade da arte final.
Período: 06/2006 - 09/2007 (1 ano e 3 meses)
Cargo: GER. DE OPER. DE MANUFATURA E LOGÍSTICA
Salário: 9.000,00
Atribuições no cargo: Gestão de processos de produção (fracionamento de matérias-primas e produção de cosméticos humanos e veterinários). Gestão de processos de Logística (recebimento e expedição).
Gestão de pessoas, levantamento de necessidades e desenvolvimento de treinamentos, avaliação de desempenho global . Responsável pela elaboração e preparação do Orçamento anual de Investimentos, seleção de fornecedores, avaliação de contratos, desenvolvimento da compra e acompanhamento de instalações de equipamentos e controle orçamentário. Apoio às áreas Comercial e de Suprimentos (Compras, Importação e PCP)
Responsável pela garantia da manutenção das Boas Práticas de Fabricação nas áreas de Produção e Logística através da execução de Auto Inspeções Internas, e elaboração de planos de ações corretiva.
Responsável pela área de Saúde e Segurança da Unidade de Guarulhos segundo as normas da SA-8000 e pelas operações de Utilidades e serviços de manutenção em geral.
Responsável Técnica da Divisão Cosmética.
Período: 07/1987 - 12/2005 (18 anos e 5 meses)
Cargo: COORDENADORA DE PRODUÇÃO
Salário: 8.500,00
Atribuições no cargo: Gestão de processos de produção e pessoas. Aplicação de ferramentas para melhoria de processos e aumento de produtividade. Levantamento de necessidades para desenvolvimento de pessoas, aplicação de treinamentos e avaliação do desempenho global. Garantia da manutenção das Boas Normas de fabricação (GMP)
Elaboração de Budget envolvendo previsão de investimentos, despesas, forecast, orçamento mensal e mão-de-obra..
Liderança de projetos em implantação na área de produção (TPM, Sistema de Qualidade, 5S, Sistema de Código de Barras,trabalho em célula produtivas e desenvolvimento de uma nova área para contraceptivos orais.
Experiência em condução de auditorias internas e preparação para recebimento de auditorias externas( ANVISA e órgãos internacionais).

Formação

MBA - Gestão empresarial
Situação: Concluído
Período: 09/2006 - 06/2008
Nome da instituição: FGV -SP
Especialização - - Especialização em CPIM – Gerenciamento de Supply Chain
Situação: Concluído
Período: 04/2004 - 04/2005
Nome da instituição: APICS
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 05/1995 - 04/1997
Nome da instituição: Fundação Vanzolini
Nível Superior - Farmácia e Bioquímica
Situação: Concluído
Período: 03/1983 - 12/1987
Nome da instituição: Universidade de São Paulo
Atualizado:
04/07/2019


Candidato de Gerente de Qualidade

São Paulo - SP

Coordenadora da Qualidade
Especialização, Escola EDTI Treinamento e Melhoria de Processos Empresariais
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 11/2018 - atualidade (8 meses)
Último Cargo: Coordenadora da Qualidade
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Empresa nacional de médio porte, segmento Farmacêutico – Produção de Produtos Estéreis, Nutrição Parenteral, Produtos para Hemodiálise e Quimioterápicos. Indaiatuba, São Paulo.
Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade e Documentações de Operações e Compliance da unidade, responsável pelo Setor de Validação, responsável pelo Laboratório de Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico; reporte ao CEO.
Período: 10/2015 - 11/2018 (3 anos e 1 mês)
Cargo: Gerente da Qualidade
Salário: 18.000,00
Atribuições no cargo: Responsável pelo Sistema de Qualidade e Documentações de Operações e Compliance das 3 Unidades da empresa (Unidade de Antibióticos, Unidade de Hormônios e Unidade de Alimentos – Nutracêuticos e Suplementos Alimentares), responsável pelo Setor de Validação, responsável de Laboratório de Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico, responsável pelo Setor de Assuntos Regulatórios. Responsável pelos Projetos de Melhorias Contínuas da Empresa.
Período: 05/2015 - 11/2015 (6 meses)
Cargo: Consultora de Sistemas da Qualidade na Fresenius Medical Care
Salário: 20.000,00
Atribuições no cargo: Responsável pelo projeto na empresa Fresenius Medical Care, multinacional de grande porte, para Validações de Processo e Limpeza, Qualificações de Equipamentos, Validação de Sistemas Computadorizados (Sistema ERP legado, Sistemas de Automação e Sistemas de Informação – Planilhas Excel) e respectivas Análises de Risco, pela elaboração de Procedimentos de Sistemas de Qualidade e Treinamentos aos colaboradores e autoinspeções preparatórias para Inspeção da ANVISA, a qual obteve o Certificado de Boas Práticas de Fabricação.
Período: 10/2013 - 03/2015 (1 ano e 5 meses)
Cargo: Supervisora da Garantia da Qualidade
Salário: 9.000,00
Atribuições no cargo: Responsável pelas avaliações das Validações de Processo e Limpeza, responsável pelo projeto e implantação das Validações de Sistemas Computadorizados (Sistema ERP legado, Sistemas de Automação e Sistemas de Informação – Planilhas Excel) e respectivas Análises de Risco, pelo acompanhamento e tratativas das Não Conformidades e Melhorias Contínuas, pelos Controles de Mudanças, pela avaliação das Análises de Risco em geral da empresa, pelas auditorias internas e externas, pela documentação do Sistema de Qualidade e pela supervisão da Garantia da Qualidade. Gerenciamento dos produtos do Instituto Vital Brasil (IVB) produzidos no Laborvida.
Período: 10/2011 - 10/2013 (2 anos)
Cargo: Gerente da Qualidade
Salário: 9.800,00
Atribuições no cargo: • Gerente da Garantia, Controle da Qualidade e Farmacovigilância, Responsável pelo Sistema de Qualidade da Indústria, Validações, Qualificações, Avaliação dos Controles de Mudanças, seus impactos e implementações, Análise de Risco, Análise da Revisão Periódica de Produtos, Qualificações de Fornecedores, Contratos, Auto Inspeções, Treinamentos e pelo Sistema de Farmacovigilância e SAC;
• Supervisora do Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico, Responsável pela reestruturação do Laboratório de Controle de Qualidade, pelo Controle de Qualidade de Matérias-Primas, Material de Embalagem, Produto Terminado e pelo Laboratório Microbiológico.
Período: 03/1996 - 02/2011 (14 anos e 11 meses)
Cargo: Gerente do CQ e Garantia da Qualidade
Salário: 12.600,00
Atribuições no cargo: • Gerente do CQ e Garantia da Qualidade, Responsável Técnica por Medicamentos e Alimentos e Responsável pela avaliação regulatória dos Medicamentos e Alimentos, última posição de 2010 a 2011

Formação

Nível Superior - Farmácia e Bioquímica
Situação: Concluído
Período: 02/1991 - 12/1995
Nome da instituição: Universidade Paulista
Pós-Graduação - Administração Industrial
Situação: Concluído
Período: 09/1997 - 09/1999
Nome da instituição: Fundação Vanzolini – USP
Pós-Graduação - Tecnologia das Manipulações Farmacêuticas – Enfoque Industrial – Desenvolvimento Farmacotécnico
Situação: Concluído
Período: 03/2000 - 04/2001
Nome da instituição: Faculdade de Administração I.P.H
Pós-Graduação - Gestão Industrial Farmacêutica
Situação: Concluído
Período: 11/2007 - 06/2008
Nome da instituição: Associação dos Laboratórios Nacionais – Alanac
Especialização - Certificação Green Belt em Lean Six-Sigma
Situação: Concluído
Período: 08/2016 - 08/2016
Nome da instituição: Escola EDTI Treinamento e Melhoria de Processos Empresariais
Atualizado:
10/06/2019


Candidato de Coordenador(a) da Garantia da Qualidade

Santo André - SP

Supervisora de Garantia da Qualidade / Farmacêutica Substituta
Pós-Graduação, Faculdades Oswaldo Cruz - FOC
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 09/2013 - 04/2019 (5 anos e 7 meses)
Último Cargo: Supervisora de Garantia da Qualidade / Farmacêutica Substituta
Último Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Gestão e liderança de analistas, assistentes e auxiliares da Garantia da Qualidade;
- Apresentação de Indicadores de Performance da área relacionados às atividades desenvolvidas (KPIs);
- Responsável por garantir a disponibilização de documentos mediante revisão e aprovação de técnicas de fabricação e embalagem, procedimentos operacionais padrão (POP), especificações técnicas, métodos analíticos, protocolos e relatórios, manual da qualidade,
- Coordenação e execução de controle de mudanças com implementação de planos de ação;
- Responsável execução, acompanhamento e fechamento de relatórios de Recolhimento de Mercado;
- Coordenação e execução de programas de auditorias interna com a elaboração de cronograma, levantamento de não conformidades, implementação de plano de ação junto às áreas envolvidas;
- Gerenciamento investigação de não conformidades internas e reclamações técnicas, com a implementação de CAPA;
- Responsável por treinamento de colaboradores conforme normas de BPF / Área limpa;
- Coordenação e execução do programa de qualificação de fornecedores;
- Responsável por garantir a liberação de produtos acabados mediantes a reconciliação de lotes;
- Responsável pela elaboração de mapas mensais e trimestrais de substâncias controladas pela polícia civil, polícia federal e exército;
- Responsável pela execução de validação do processo de esterilização de material de embalagem e matérias-primas;
- Responsável pela execução do processo de mapeamento ambiental das áreas de almoxarifado e expedição;
- Coordenação do processo de revisão de artes de material de embalagem secundário junto aos fornecedores;
- Responsável pela revisão/aprovação de protocolos de relatórios de qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho de equipamentos (reatores, estufas, autoclaves, geladeiras, câmeras climáticas);
- Execução de FAT / SAT em fornecedores de equipamentos (reatores, CIP, pass through, fluxo laminar).
Período: 09/2011 - 09/2013 (2 anos)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade / Representante da Direção
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Responsável pelo sistema gestão da qualidade para atendimentos dos requisitos da RDC nº 16, ISO 13485:2004 e ISO 9001:2008;
- Coordenação do processo de certificação (auditorias de produto) de produtos médico-hospitalares para obtenção de certificações Inmetro e Marcação CE;
- Suporte regulatório auxiliando na preparação e submissão de documentos para registros e suas renovações, cumprimento de exigências, acompanhamento e interpretação das legislações sanitárias, pareceres e publicações no Diário Oficial da União (D.O.U);
- Responsável pela renovação de licenças, alvarás, autorizações de funcionamento e certificados de Boas Práticas de Fabricação (BPF) ;
- Auditorias da Qualidade em Representantes Comerciais e Assistências Técnicas Credenciadas no Brasil;
- Elaboração, revis;ão e aprovação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP);
- Gerenciamento de tratamento de não conformidades com implementação de ações corretivas e preventivas.
Período: 01/2010 - 08/2011 (1 ano e 7 meses)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade Pleno.
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos da RDC nº 59 e ISO 9001:2008 para uma instalação dedicada à Becton Dickinson do Brasil;
- Responsável pela coleta e análise de dados de indicadores de performance – KPI’s e mensalmente apresentação em reunião junto ao cliente;
- Responsável pelo tratamento de reclamação de cliente: análise e investigação das causas raízes;
- Coordenação e execução de auditorias internas e externas realizadas mensalmente;
- Responsável pela investigação das não conformidades internas e monitoramento das ações corretivas e preventivas;
- Responsável analisar, controlar, acompanhar, coordenar a abertura de Controle de Mudanças;
- Responsável pela análise diária de relatórios de monitoramento de temperatura das áreas de áreas climatizadas (15º à 25ºC, câmara de 2º à 8º C, freezeres -20ºC à -70ºC) e temperatura ambiente do armazém) e posteriormente elaboração de relatórios para análise final do cliente;

Período: 04/2008 - 05/2009 (1 ano e 1 mês)
Cargo: Analista de Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Responsável pela coordenação do Sistema de Gestão da empresa;
- Elaboração, revisão e aprovação de operação padrão (POP), instruções de trabalho (IT), manual de boas práticas, relatórios de auditoria, formulários, visando atender os requisitos das Boas Práticas de Fabricação;
- Aplicação de treinamentos de BPF;
- Controle, análise e investigações de não-conformidades, implantando ações corretivas, preventivas, e monitorando o cumprimento de prazos;
- Controle, análise e investigações de reclamações de clientes e pesquisas de satisfação de cliente, implantando ações corretivas, preventivas monitorando o cumprimento dos prazos;
- Qualificação de fornecedores de transportadoras e kits (mercado nacional e internacional);
- Responsável pela qualificação de embalagens térmicas para transporte de produtos perecíveis.

Período: 06/2006 - 04/2008 (1 ano e 10 meses)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade Pleno
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Elaboração, revisão e aprovação de procedimentos de operação padrão, instruções de trabalho, manual de boas práticas, relatórios de auditoria, formulários, desenhos técnicos;
- Aplicação de treinamentos quanto às normas e Boas Práticas para novos funcionários e reciclagem para todos os funcionários anualmente;
- Controle, análise e investigações de desvios de qualidade internos, e em conjunto com o setor responsável, bem como elaborar as ações preventivas e corretivas;
- Gerenciamento do sistema de reclamações de mercado (SAC) e pela investigação das reclamações com implantação de ações corretivas e preventivas;
- Responsável por proceder com as auditorias internas mensais e semestrais com emissão de relatórios para ações corretivas das áreas.
Período: 04/2004 - 03/2006 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Assistente de Garantia de Qualidade
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: - Elaborar e executar treinamentos de BPF (BPF-Básico, BPF-Reciclagem e específicos/área);
- Elaboração e revisão de procedimentos de operação padrão e instruções técnicas;
- Proceder com a investigação dos desvios de qualidade interno, e em conjunto com o setor responsável, bem como elaborar as ações corretivas e preventivas;
- Abertura de relatório de reclamações recebidas e proceder com a investigação junto com o setor envolvido, para elaboração de ações corretivas e preventivas devidas;
- Acompanhar e monitorar as calibrações efetuadas e conferir os certificados de calibração emitidos;
- Elaboração de cronogramas e realização de auto-inspeções mensais e semestrais em áreas produtivas: pesagem, formulação, manipulação, envase, compressão, encapsulamento, acondicionamento e injetáveis) almoxarifados, manutenção, controle e garantia da qualidade), além de emissão de relatório das auto-inspeções aos responsáveis pelos setores auditados, solicitando plano de ação;
- Conferência para liberação de Ordens de Produção antes do início dos processos, além de reconciliação de lotes de toda documentação para liberação do produto ao mercado.

Formação

Pós-Graduação - Gestão Industrial Farmacêutica
Situação: Concluído
Período: 10/2010 - 12/2012
Nome da instituição: Faculdades Oswaldo Cruz - FOC
Nível Superior - Farmácia
Situação: Concluído
Período: 01/2004 - 11/2009
Nome da instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
Atualizado:
18/06/2019


Candidato de Analista de GMP(Good Manufacturing Practice)

São Paulo - SP

Consultora em Qualidade e Validação
Nível Superior, Universidade paulista - UNIP
Pretensão Salarial: 11.000,00

Experiência Profissional

Período: 04/2017 - atualidade (2 anos e 3 meses e 16 dias)
Último Cargo: Consultora em Qualidade e Validação
Último Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Avaliação de 2 indústrias cosméticas em relação à RDC 48 de outubro de 2013, frente aos documentos existentes e aos necessários adequação. Elaboração de PMV e gerenciamento das atividades de validação. Elaboração de procedimentos, protocolos, manual da qualidade, treinamentos, e execução de qualificações de equipamentos e utilidades e validação de processo e limpeza.
Avaliação de fornecedor de serviços de qualificação térmica em relação à qualidade e implantação do sistema de qualidade como um todo.
Período: 07/2016 - 03/2017 (8 meses)
Cargo: Especialista de validação
Salário: 7.800,00
Atribuições no cargo: Gerenciar e acompanhar validações de processo, limpeza e embalagem. Participar de reuniões de controle de mudanças, verificando impacto em validação. Revisão e elaboração de protocolos, acompanhamento de processos e validações de limpeza. Acompanhamento nas auditorias de órgãos reguladores ou de clientes.
Período: 04/2015 - 02/2016 (10 meses)
Cargo: Supervisora de Qualidade
Salário: 6.800,00
Atribuições no cargo: Supervisão de uma equipe de 14 pessoas, na garantia da qualidade do recebimento, armazenamento, expedição de produtos farmacêuticos e correlatos gerenciando indicadores de controles de mudança, CAPAs, Reclamações, desvios,. Participação na condução de analises de riscos de projetos, controles de mudança, qualificação térmica e validação de embalagens.
Acompanhamento de auditorias do conselho regional de farmácia, auditorias de clientes nacionais e corporativas internacionais, reuniões semanais com clientes, acompanhamento dos números e andamento dos indicadores em reuniões semanais com a equipe.
Desenvolvimento da equipe através de programas de aperfeiçoamento nas áreas multifuncionais da qualidade, realizando job rotation nas funções e adequação ao perfil adequado.
Período: 11/2013 - 03/2015 (1 ano e 4 meses)
Cargo: Supervisora de validação
Salário: 6.100,00
Atribuições no cargo: Supervisão de equipe de 4 pessoas na área de Validação, nas 4 unidades do Grupo (hormônios, antibióticos, medicamentos sólidos, líquidos e semissólidos gerais e alimentícios).
Revisão de documentos de qualificação de instalação, operação e desempenho, dos equipamentos produtivos e Controle de Qualidade.
• Certificação de áreas limpas, validação de utilidades (água purificada, nitrogênio, ar comprimido).
• Revisão de documentos de validação de limpeza e amostragem para análise de residual de detergente, ativo e microbiológico.
• Revisão de documentos de validação de processos de produtos líquidos, sólidos e semissólidos.
• Acompanhamento de auditorias nacionais e internacionais e acompanhamento e cumprimento de planos de ações.
• Gerenciamento de cronogramas e indicadores dos projetos de validação.


Período: 07/2012 - 11/2013 (1 ano e 4 meses)
Cargo: Analista de garantia da Qualidade Senior
Salário: 5.200,00
Atribuições no cargo: Elaboração de Protocolos de qualificação de instalação, operação e desempenho, elaboração de URS, participação de start-up do projeto de nova área de laboratório de controle de qualidade e almoxarifado, implantação de HVAC, qualificação de equipamentos do laboratório de controle de qualidade e certificação desta nova área, ISO 7 e ISO 8.
Revisão de procedimentos, implantação de novos procedimentos, liberação de produtos. Tratamento de não conformidades, controles de mudança, gerenciamento de calibrações, análises de risco.
Período: 11/2009 - 07/2012 (2 anos e 8 meses)
Cargo: Analista de Garantia da Qualidade Pleno
Salário: 3.800,00
Atribuições no cargo: Participação de start-up de nova planta, na elaboração de URS das utilidades, salas produtivas e equipamentos.
Gerenciamento e acompanhamento da calibração dos instrumentos das salas e equipamentos instalados.
Qualificação de todos os equipamentos produtivos e do laboratório de Controle de qualidade.
Certificação das salas limpas e das utilidades (HVAC, ar comprimido, água purificada).
Validação dos processos produtivos transferidos. Validação dos sistemas computadorizados e elaboração de inventário.
Elaboração dos protocolos e testes e execução. Investigação e tratamento de desvios da qualidade.
Controles de mudança.
Acompanhamento de auditorias com órgãos reguladores.
Período: 08/2008 - 11/2009 (1 ano e 3 meses)
Cargo: Estagiária de Garantia da Qualidade - Validação
Salário: 1.200,00
Atribuições no cargo: Qualificação de equipamentos, utilidades (HVAC, Ar comprimido, Nitrogênio, Freon 11, Freon 12, Água purificada) e validação de limpeza e processo. Elaboração de protocolos de Qualificação de Instalação, Operação e Desempenho, bem como a execução dos testes.
Validação de limpeza e processo, elaboração de POP e execução, GMP.

Formação

Nível Superior - Farmácia e Bioquímica
Situação: Concluído
Período: 07/2006 - 08/2010
Nome da instituição: Universidade paulista - UNIP
Atualizado:
19/06/2019


Candidato de Supervisor(a) de Logística

São Paulo - SP

LÍDER DE PRODUÇÃO
Mestrado, UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 07/2017 (2 anos e 6 meses)
Último Cargo: LÍDER DE PRODUÇÃO
Último Salário: 7.000,00
Atribuições no cargo: Gestão de produção - Linha de envase e embalagem sólidos / Injetáveis/ Pós Suspensão
Interface com toda a cadeia produtiva, na gestão por sistema SAP;?Gestão direta de uma equipe de 20 colaboradores: operadores e auxiliares de produção;
Período: 12/2013 - 01/2015 (1 ano e 1 mês)
Cargo: REPRESENTANTE TÉCNICO
Salário: 5.000,00
Atribuições no cargo: Consultoria técnica / Representação comercial médica
Período: 07/2012 - 11/2013 (1 ano e 4 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 9.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Projeto - Linha Semi-Sólidos
Coordenação no projeto de Tecnologia de Transferência para produção de semi-sólidos no Brasil;
Avaliação da capacidade produtiva e infraestrutura necessária; Desenvolvimento do Lay Out e fluxo produtivo; Acompanhamento do cronograma de atividades desenvolvido para o setor industrial.
Período: 09/2010 - 08/2011 (11 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 8.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Projeto - Linha Semi-Sólidos
Coordenação no projeto de Tecnologia de Transferência para produção de semi-sólidos no Brasil;
Avaliação da capacidade produtiva e infraestrutura necessária; Desenvolvimento do Lay Out e fluxo produtivo; Acompanhamento do cronograma de atividades desenvolvido para o setor industrial.
Período: 11/2009 - 09/2010 (10 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 7.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Produção - Linha Injetável
Supervisão da linha de produção de injetáveis hormonais e não-hormonais (líquidos e liofilizados);
Implantação e coordenação de células de trabalho (30 colaboradores);
Participação na auditoria internacional da matriz (EUA), para avaliação das linhas de produção injetáveis.
Período: 10/2007 - 10/2009 (2 anos)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 5.000,00
Atribuições no cargo: Supervisora de Produção - Linha de cremes e líquidos / tratamento de água
Coordenação da equipe de produção com 26 colaboradores;
Participação na auditoria internacional da matriz (Alemanha), para avaliação das linhas de produção;
Projetos de melhoria desenvolvido: Implantação de um novo sistema de gravação (Ink Jet) para bisnagas de alumínio, substituindo a gravação de baixo relevo; Redução do tempo de montagem da linha em 30%; Inclusão de um novo sanitizante químico no sistema de tratamento de água purificada para descontaminação microbiológica do sistema.
Período: 02/2002 - 07/2007 (5 anos e 5 meses)
Cargo: SUPERVISOR DE PRODUÇÃO
Salário: 6.000,00
Atribuições no cargo: Coordenação da equipe de produção com 40 colaboradores;
Projeto de melhoria desenvolvido (etapa crítica de filtração de injetáveis):
Implantação do sistema de pré-filtração na linha de 2.000 litros para produtos injetáveis, reduzindo em 30 % o consumo de filtros esterilizantes, melhorando a produtividade, diminuindo o tempo de processo e reduzindo o custo final do processo;
o Encarregada do Controle em Processo – Garantia de Qualidade – Linha Sólidos (Comprimidos, Drágeas, saches e cápsulas) / Linha Semi-Sólidos (gel, cremes e pomadas)/ Linha Injetáveis Pós/ Linha Injetáveis Líquidos (Soluções e Suspensões)
Equipe composta de 12 colaboradores diretos;
Acompanhamento de toda a cadeia produtiva de fabricação, desde a pesagem passando pelo preparo até a embalagem 1º e 2º;

Formação

Nível Superior - FARMACIA INDUSTRIAL
Situação: Concluído
Período: 02/1988 - 12/1994
Nome da instituição: OSWALDO CRUZ
Pós-Graduação - QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Situação: Concluído
Período: 02/2002 - 12/2004
Nome da instituição: INSTITUTO VANZOLINI
Mestrado - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Situação: Cursando
Período: 02/2018 - atualidade
Nome da instituição: UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Atualizado:
Ontem


Candidato de Analista de Documentação Técnica

São Paulo - SP

Especialista em Biologia Molecular
Pós-Graduação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Pretensão Salarial: 4.000,00

Experiência Profissional

Período: 05/2018 - 12/2018 (7 meses)
Último Cargo: Especialista em Biologia Molecular
Último Salário: 3.000,00
Atribuições no cargo: o Elaboração de laudos: Consulta científica para elaboração e atualização de laudos
o Técnicas de biologia molecular: extração de DNA, PCR em tempo real (detecção de patógenos e genotipagem), captura híbrida, eletroforese; análise e interpretação de resultados
o Equipamentos utilizados para realização de técnicas de Biologia Molecular: Digene® DML 2000 (Qiagen), Viper LT® (Becton Dickinson), QuantStudio™ 3 Real-Time PCR System (Thermo Fisher Scientific)
Período: 05/2015 - 12/2018 (3 anos e 7 meses)
Cargo: Pesquisadora / Doutoranda
Salário: 2.900,00
Atribuições no cargo: o Experiência em Elaboração de Relatórios Científicos, Planejamento de rotina laboratorial, validação de técnicas de Biologia Molecular; Escrita e leitura científica
o Colaboradora em 3 projetos científicos do grupo de pesquisa envolvendo o tema Genética de lesões ortopédicas
o Responsável técnica pela realização de genotipagem de todas as amostras dos projetos envolvidos (extração- Gentra Puregene, QIAGEN, quantificação, diluição de DNA e técnicas de PCR em tempo real)
o Participação em: Reuniões científicas da Disciplina de Genética da UNIFESP; Comissões de Organização de Eventos e de Mídias Sociais do programa de pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional
o Participação em congressos internacionais: XVI Congreso Latinoamericano de Genetica, e The American Society of Human Genetics Annual Meeting 2017
o Equipamentos utilizados: 7500 Fast Real-Time PCR; ViiA 7® Real-Time PCR; System; QuantStudio® 12k; NanoDrop™ 8000 Spectrophotometer
Período: 10/2013 - 12/2014 (1 ano e 2 meses)
Cargo: Iniciação Científica / Assistente de Pesquisa
Salário: 557,10
Atribuições no cargo: ? Setor de Citogenética: Preparação de amostras de sangue, técnicas de bandeamento G, Análise de Cariótipo, Preparação de amostras para FISH.
? Setor de Genética/ Biologia Molecular: preparação de amostras de sangue, Extração de DNA, Quantificação e armazenamento de amostras de DNA, Técnicas de PCR em tempo real para genotipagem e expressão gênica; Eletroforese
Período: 07/2012 - 08/2012 (1 mês)
Cargo: Estágio Voluntário
Salário: Não informado
Atribuições no cargo: Recebimento e preparação de amostras, Cultura celular, Técnicas de Bandeamento, Análise de cariótipo para banda G
Período: 11/2011 - 03/2012 (4 meses)
Cargo: Assistente de Atendimento I
Salário: 824,00
Atribuições no cargo: o Serviço de Atendimento ao Cliente, realizado para PDVs cadastrados (farmácias); Resolução de problemas e orientação para acesso ao site de atendimento; Em menor escala: atendimento receptivo de PDV para vendas.

Formação

Nível Superior - Biomedicina
Situação: Concluído
Período: 01/2011 - 12/2014
Nome da instituição: Universidade de Santo Amaro
PHD - Ciências - PPG Cirurgia Translacional
Situação: Concluído
Período: 05/2015 - 12/2018
Nome da instituição: Universidade Federal de São Paulo
Pós-Graduação - Pesquisa Clínica e Medical Affairs
Situação: Cursando
Período: 03/2019 - atualidade
Nome da instituição: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Atualizado:
30/05/2019


Candidato de Gerente de Qualidade

Rio de Janeiro - RJ

Coordenadora de Qualidade
MBA, Universidade Federal Fluminense
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 11/2018 (3 anos e 10 meses)
Último Cargo: Coordenadora de Qualidade
Último Salário: 13.799,00
Atribuições no cargo: AIR LIQUIDE DO BRASIL- Multinacional francesa presente no Brasil há 70 anos e com
presença mundial em 171 países. Voltada para o setor de gases industriais e medicinais e
com grande abrangência no segmento de oxigenoterapia domiciliar.
Coordenadora nacional de medicalização e assuntos regulatórios- Coordenar os recursos
disponibilizados pela empresa para assegurar, sob o ponto de vista regulatório e de boas
práticas de fabricação , a adequação de 42 unidades ( entre usinas e filiais) em plantas
conformes com a legislação sanitária do país, a saber RDC 69 e 70/2008, 09/2010 e 32 e 68/2011,
objetivando obter o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Janeiro 2015-....
Desafios:
 Implementar um roteiro de todos os documentos que possam ser exigidos durante uma
inspeção sanitária de forma a preparar os gestores da Garantia de Qualidade locais para o
cumprimento de um programa extenso de “varredura” da filial em seus diversos aspectos
 Preparar os gestores locais da Garantia de Qualidade a posicionar-se diante de uma
fiscalização sanitária;
 Assegurar, junto aos gestores de qualidade locais, as condições básicas de preparação das
filiais;
 Prover procedimentos claros a respeito das atividades regulatório – sanitárias envolvidas
nas filiais no que diz respeito à aprovação do projeto arquitetônico, licenciamento
sanitário(1ª licença e renovação) , certificação de BPF, renovação de licença
sanitária,abertura de novas filiais e estabelecimentos, apoio ao Depto Jurídico, processos
licitatórios e documentação técnica para licitações e notificação de gases sanitários;
 Acompanhar todas as inspeções sanitárias para ter capacidade de formar uma visão
holística das grandes demandas que impactam os processos da empresa.
 Implementação do APR (Annual Product Review)
 Direcionar e fazer FUP de qualquer mudança regulatória necessária ou requerida, seja esta
advinda do mercado, empresa ou autoridade sanitária.
 Gerenciar as estratégias regulatórias juntamente com a direção do negócio, empresa,
parceiros de outros departamentos (Marketing, Operações, depto jurídico, RH, Sistema da
Qualidade);
 Ser capaz de internalizar as políticas de qualidade e regulatórias corporativas ao nível local;
 Viabilizar a adaptação do Drug Master File (DMF) da empresa ao dossiê local para fins de
notificação de produto. Manter as notificações sanitárias sempre vigentes;
 Apoiar todos os programas de auto inspeção das filiais, desde que isso é um dos itens
inspecionados durante as renovações das licenças sanitárias. Manter controle do calendário
de vencimento dos documentos regulatórios de cada filial;
 Representar a empresa junto às autoridades regulatórias, fornecedores, clientes, parceiros
corporativos, comitês técnicos, conselhos profissionais e associações;
 Identificar e avaliar ricos regulatórios associados aos produtos e processos. Definir as
estratégias necessárias para mitigá-los;
 Em caso de desenvolvimento de novos produtos, prover à equipe designada o suporte
regulatório necessário ( desenho e fluxo das áreas, CQ, ampliação de atividades, notificação
ou RS do produto);
 Agregar valor à empresa através da diferenciação dos seus produtos que passarão a ter um
alto padrão regulatório quando comparado à concorrência , bem como através da excelência
operacional.
 Prover um programa contínuo de treinamentos capazes de habilitar a equipe dos gestores
locais da Garantia de Qualidade a manter o domínio dos assuntos regulatórios referentes ás
suas filiais e produtos. Como parte da política do programa de treinamento, sua eficiência
deve ser avaliada.
 Sob o ponto de vista de comunicação, gerenciar os eventos adversos recebidos de forma a
ser o elo entre a organização internacional, bem como o elo à autoridade sanitária local,
assegurando, dessa maneira, tanto a comunicação quanto o tratamento nos dois extremos.
Principais Objetivos Alcançados:
 Elaboração do plano mestre de validação
 Conclusão da validação de processos em 19 filiais
 Elaboração do protocolo de validação de metodologia analítica para ser
multiplicado em 34 filiais;
 Com o objetivo de conseguir o certificado de BPF , parecer favorável em nível
local .Aguardando o parecer federal.
 Estabelecimento de um padrão de qualidade e regulatório único entre as filiais.
 Implementação da farmacovigilânica.
 Lançamento de dois novos produtos.
Período: 12/2012 - 12/2014 (2 anos)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Importadora de cosméticos, suplementos alimentares e sanaenates com faturamento de MUS$ 240 e 105 funcionários.

Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios

Principais responsabilidades:

• Implantação do programa de desenvolvimento de novos fornecedores que reduziu o número de análises realizadas em materiais produtivos e custos relacionados;
• Implementação de boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte de alimentos, cosméticos e saneantes.
• Implantação de um sistema de controle de qualidade de produto acabado que promoveu uma redução mensal de US$15000.00.
• Execução de testes para avaliação das características microbiológicas e físico-químicas dos alimentos , cosméticos e saneantes em conformidade com as RDC 12/2001e a resolução 481/99 da ANVS/MS e com alguns parâmetros estabelecidos pelo MAPA.
• Análise de viabilidade de introdução no mercado brasileiro das formulações dos produtos em consonância com o panorama regulatório de cada setor- alimentos, incluindo os energéticos e os suplementos vitamínicos e ou minerais, saneantes, cosméticos, medicamentos e produtos para saúde)
• Revisão, avaliação do impacto e adequação das rotulagens e bulas em todas as fases de mudanças de folheterias (rótulo, bula, cartuchos) dos produtos, em consonância com a legislação específica de cada setor.
• Acompanhamento e supervisão das informações de todo material de folheteria e treinamento em conformidade com as diretrizes da gerência de monitoramento e fiscalização de propaganda da ANVISA
• Levantamento de informações de registro dos produtos de concorrentes a fim de subsidiar os Departamentos de Marketing e a área de Novos Projetos.
• Condução de testes de segurança e eficácia em cosméticos grau 2
Período: 02/2000 - 09/2012 (12 anos e 7 meses)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 15.806,00
Atribuições no cargo: ? LINDE GASES LTDA - Indústria multinacional de gases voltados ao segmento medicinal e industrial com faturamento de M U$ 223 e 700 funcionários no Brasil .Maior empresa de gases no mundo e segunda maior no Brasil

Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios: Fev 2000 - atual
Principais responsabilidades e resultados:

• Liderou a regulamentação do setor de gases medicinais no país;

• Manutenção da plataforma de qualidade das operações de fabricação e controle de Qualidade de gases medicinais e produtos correlatos;

• Responsável pela aprovação de um investimento no país, no valor de M EU$6 para a adequação das filais de acordo com as boas Práticas de fabricação de gases medicinais, estabelecidas pela RDC 69 e 70/2009 e em consonância com os métodos compendiais reconhecidos pela ANVISA;

• Manutenção da plataforma regulatório- sanitária da empresa:licenças sanitárias, autorização de funcionamento para distintas atividades e registros sanitários –, produtos similares produtos inovadores e notificação eletrônica, o que compreende, entre produtos para saúde e medicamentos, um portfólio de, aproximadamente, 400 itens;

• Aquisição, instalação, qualificação, calibração e validação de equipamentos do laboratório (HPLC, , Absorção Atômica, CG, , etc). Implantação do gerenciador de dados Chemserver (HP) de 9 HPLCs para integração dos resultados obtidos com um banco informações seguro e passível de auditoria GLP. Realização permanente de treinamento da equipe.

• Implementação do sistema de qualidade integrado (SGI) na empresa em suas 29 filiais. Aprovação das novas plantas por estas autoridades sanitárias atendendo as exigências GMP;

• Preparação e revisão relatórios técnicos de medicamentos para submissão de Registro junto à Anvisa. Gerenciamento de cerca de 40 sites extra-zona garantindo que estejam com os Certificados de Boas Práticas de Fabricação publicados e válidos facilitando o desembaraço de produtos nos portos e aeroportos e registro de medicamentos. Obtenção e avaliação de documentação técnica relativo aos requerimentos regulatórios.

• Preparar e revisar relatórios técnicos de medicamentos para submissão de registro sanitário junto à Anvisa.

• Gestão das equipes de Controle e Garantia de Qualidade visando atendimento de normas de GMP, ANVISA, FDA (Food and Drug Administration) e da Comunidade Européia (EMEA). Implantação do programa de qualificação, certificação e desenvolvimento de novos fornecedores possibilitando a elaboração de acordos de qualidade que reduziram o número de análises realizadas em materiais produtivos.

• Implantação de Indicadores de Qualidade Internacionais no Brasil para acompanhamento da performance de cada site

• Revisão da base global de informações de segurança (Fármaco e tecnovigilância) para os produtos da empresa que estejam em desenvolvimento ou já estejam no mercado;

• Revisão das decisões médicas relacionadas aos eventos adversos, incidentes ou quase incidentes. Manter os perfis de segurança e agir perante qualquer situação que possa representar uma preocupação para quaisquer produtos em desenvolvimento ou já estabelecidos no mercado;

• Também responsável pela educação (treinamento) da equipe que trabalha com segurança de produto (Fármaco e tecnovigilância), do cliente e do paciente;

• Responsável por todas as atividades de fármaco e tecnovigilância em nível local, o que inclui:

o Estabelecer e manter o sistema global de farmacovigilância;

o Preparação de reportes periódicos de segurança;

o Atuar como o contato para os assuntos relacionados à segurança de produto 24 horas/dia;

o Gerenciamento de todos os reportes de segurança espontâneos, que incluem o acompanhamento médicos de casos já reportados, avaliações, entrada de dados e elaboração de formulários de CIOMS ou outra documentação de segurança relevante em nível corporativo;

o Recebimento de eventos adversos, incidentes ou quase-incidentes que requerem entrada de dados dos encarregados locais de segurança de produto;

o Preenchimento de todos os documentos referentes à informação e comunicação a respeito de eventos adversos;

o Informação ao departamento corporativo de segurança de produto a respeito de quaisquer mudanças nos requisitos sanitários locais que possam impactar a segurança e a vigilância;

o Promoção dos perfis de segurança em nível local e ação perante quaisquer desvios de todos os produtos aprovados que estiverem no mercado;

o Em situações de aquiescência de quaisquer situações que possam comprometer os produtos em nível local, deve providenciar a tradução para o inglês e reportá-la ao departamento de segurança de produto;

o Que todas as reações adversas a drogas reportadas ao detentor do registro sanitário sejam coletadas para estarem acessíveis em pelo menos, um ponto da comunidade européia e outros países europeus e que as reações adversas a drogas sejam preparadas e disseminadas às autoridades competentes;

o Reportes atualizados e periódicos de segurança (PSURS) sejam preparados e disseminados às autoridades competentes

o Protocolos e reportes para as empresas que estão patrocinando os estudos de segurança na fase IV sejam conduzidos e submetidos de acordo com os requisitos regulatórios;

o Haja permanente avaliação dos produtos existentes da empresa.
Período: 08/1993 - 10/1999 (6 anos e 2 meses)
Cargo: Supervisora de produção de injetáveis
Salário: 4.000,00
Atribuições no cargo: • Produção estéril de várias linhas- humana e animal - contendo, aproximadamente, 60 produtos injetáveis, contemplando as atividades de validações de áreas, processos e equipamentos, preparação de materiais, recebimento e lavagem de envases, esterilizações, filtrações estéreis, enchimento em áreas classificadas, testes de vazamentos, inspeções ,embalagem , reconciliação de produto e de ordem de produção;
• Auto- inspeções nas demais áreas de produção (líquidos, sólidos , semi-líquidos e embalagem secundária)
• Acompanhamento de produção terceirizada;
• Controle de Desvios de Processo, Procedimentos (SOPs) e treinamentos de pessoal em procedimentos - SOPs, aspectos técnicos, segurança e GMP;
• Coordenação e elaboração de Protocolos de Qualificação de Operação e Performance de equipamentos de Produção e de Validação de Processos e equipamentos referentes à toda linha de produção de injetáveis.

Supervisora Documentação Farmacêutica 1997-1999
Principais responsabilidades e resultados:

Coordenação e elaboração da documentação farmacêutica compreendendo a emissão e desenvolvimento de processos de Fabricação e Embalagem, cadastro de Documentos Técnicos. Controle de Alteração de processos (Change Control), atendimento às reclamações de clientes e monitoria das ações corretivas.
Período: 08/1993 - 07/1995 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Gerente de Produção
Salário: 1.500,00
Atribuições no cargo: • Transferência de tecnologia de uma empresa colombiana para a montagem de uma área limpa, no Brasil, com a finalidade de produção de anestésicos injetáveis orais;

• Participação no projeto de construção do novo site da empresa em Petrópolis(RJ) e transferência de toda linha de produtos e adequação da documentação junto a ANVISA.. Transferência concluída com êxito sem prejudicar a colocação dos produtos no mercado.

• Produção de água para injetáveis; Redução de lead time em processos chaves da empresa. Validação de sistemas de água – potável, purificada e destilada.

• Validação de processos (classificação de área limpa) e equipamentos;

• Produção de líquidos orais à base de clorhexidina.
Período: 01/1993 - 07/1993 (6 meses)
Cargo: Analista de Controle de Qualidade
Salário: 700,00
Atribuições no cargo: • Elaboração de testes físicos para avaliação da potência dos fermentos no crescimento de massas;
• Análises químicas de açúcares e fermentos químicos e biológicos;
• Análises microbiológicas para controle de contaminação do fungo e, conseqüentemente, decréscimo de potência;
• Inoculação e acompanhamento de crescimento do fungo “Saccharomyces cerevisae”, matéria prima básica para a produção do fermento biológico.

Formação

Mestrado - Mestrado em sistemas de gestão
Situação: Concluído
Período: 03/2003 - 07/2006
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Nível Superior - Farmácia e Bioquímica de alimentos
Situação: Concluído
Período: 04/1988 - 03/1993
Nome da instituição: Universidade Federal do Rio de Jnaeiro
Pós-Graduação - Gestão em Saúde
Situação: Concluído
Período: 07/2000 - 10/2000
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Pós-Graduação - Curso de aseguramineto de Calidad
Situação: Concluído
Período: 04/2007 - 10/2007
Nome da instituição: Universidad de Buenos Aires
MBA - Engenharia Econômica e Financeira
Situação: Concluído
Período: 03/2008 - 03/2009
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
MBA - Gestão pela Qualidade total
Situação: Concluído
Período: 03/2000 - 12/2000
Nome da instituição: PUC-RJ
Atualizado:
31/01/2019


Candidato de Gerente de Controle de Qualidade

Rio de Janeiro - RJ

Coordenadora de Qualidade
MBA, Universidade Federal Fluminense
Pretensão Salarial: A combinar

Experiência Profissional

Período: 01/2015 - 11/2018 (3 anos e 10 meses)
Último Cargo: Coordenadora de Qualidade
Último Salário: 13.799,00
Atribuições no cargo: AIR LIQUIDE DO BRASIL- Multinacional francesa presente no Brasil há 70 anos e com
presença mundial em 171 países. Voltada para o setor de gases industriais e medicinais e
com grande abrangência no segmento de oxigenoterapia domiciliar.
Coordenadora nacional de medicalização e assuntos regulatórios- Coordenar os recursos
disponibilizados pela empresa para assegurar, sob o ponto de vista regulatório e de boas
práticas de fabricação , a adequação de 42 unidades ( entre usinas e filiais) em plantas
conformes com a legislação sanitária do país, a saber RDC 69 e 70/2008, 09/2010 e 32 e 68/2011,
objetivando obter o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Janeiro 2015-....
Desafios:
 Implementar um roteiro de todos os documentos que possam ser exigidos durante uma
inspeção sanitária de forma a preparar os gestores da Garantia de Qualidade locais para o
cumprimento de um programa extenso de “varredura” da filial em seus diversos aspectos
 Preparar os gestores locais da Garantia de Qualidade a posicionar-se diante de uma
fiscalização sanitária;
 Assegurar, junto aos gestores de qualidade locais, as condições básicas de preparação das
filiais;
 Prover procedimentos claros a respeito das atividades regulatório – sanitárias envolvidas
nas filiais no que diz respeito à aprovação do projeto arquitetônico, licenciamento
sanitário(1ª licença e renovação) , certificação de BPF, renovação de licença
sanitária,abertura de novas filiais e estabelecimentos, apoio ao Depto Jurídico, processos
licitatórios e documentação técnica para licitações e notificação de gases sanitários;
 Acompanhar todas as inspeções sanitárias para ter capacidade de formar uma visão
holística das grandes demandas que impactam os processos da empresa.
 Implementação do APR (Annual Product Review)
 Direcionar e fazer FUP de qualquer mudança regulatória necessária ou requerida, seja esta
advinda do mercado, empresa ou autoridade sanitária.
 Gerenciar as estratégias regulatórias juntamente com a direção do negócio, empresa,
parceiros de outros departamentos (Marketing, Operações, depto jurídico, RH, Sistema da
Qualidade);
 Ser capaz de internalizar as políticas de qualidade e regulatórias corporativas ao nível local;
 Viabilizar a adaptação do Drug Master File (DMF) da empresa ao dossiê local para fins de
notificação de produto. Manter as notificações sanitárias sempre vigentes;
 Apoiar todos os programas de auto inspeção das filiais, desde que isso é um dos itens
inspecionados durante as renovações das licenças sanitárias. Manter controle do calendário
de vencimento dos documentos regulatórios de cada filial;
 Representar a empresa junto às autoridades regulatórias, fornecedores, clientes, parceiros
corporativos, comitês técnicos, conselhos profissionais e associações;
 Identificar e avaliar ricos regulatórios associados aos produtos e processos. Definir as
estratégias necessárias para mitigá-los;
 Em caso de desenvolvimento de novos produtos, prover à equipe designada o suporte
regulatório necessário ( desenho e fluxo das áreas, CQ, ampliação de atividades, notificação
ou RS do produto);
 Agregar valor à empresa através da diferenciação dos seus produtos que passarão a ter um
alto padrão regulatório quando comparado à concorrência , bem como através da excelência
operacional.
 Prover um programa contínuo de treinamentos capazes de habilitar a equipe dos gestores
locais da Garantia de Qualidade a manter o domínio dos assuntos regulatórios referentes ás
suas filiais e produtos. Como parte da política do programa de treinamento, sua eficiência
deve ser avaliada.
 Sob o ponto de vista de comunicação, gerenciar os eventos adversos recebidos de forma a
ser o elo entre a organização internacional, bem como o elo à autoridade sanitária local,
assegurando, dessa maneira, tanto a comunicação quanto o tratamento nos dois extremos.
Principais Objetivos Alcançados:
 Elaboração do plano mestre de validação
 Conclusão da validação de processos em 19 filiais
 Elaboração do protocolo de validação de metodologia analítica para ser
multiplicado em 34 filiais;
 Com o objetivo de conseguir o certificado de BPF , parecer favorável em nível
local .Aguardando o parecer federal.
 Estabelecimento de um padrão de qualidade e regulatório único entre as filiais.
 Implementação da farmacovigilânica.
 Lançamento de dois novos produtos.
Período: 12/2012 - 12/2014 (2 anos)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 10.000,00
Atribuições no cargo: Importadora de cosméticos, suplementos alimentares e sanaenates com faturamento de MUS$ 240 e 105 funcionários.

Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios

Principais responsabilidades:

• Implantação do programa de desenvolvimento de novos fornecedores que reduziu o número de análises realizadas em materiais produtivos e custos relacionados;
• Implementação de boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte de alimentos, cosméticos e saneantes.
• Implantação de um sistema de controle de qualidade de produto acabado que promoveu uma redução mensal de US$15000.00.
• Execução de testes para avaliação das características microbiológicas e físico-químicas dos alimentos , cosméticos e saneantes em conformidade com as RDC 12/2001e a resolução 481/99 da ANVS/MS e com alguns parâmetros estabelecidos pelo MAPA.
• Análise de viabilidade de introdução no mercado brasileiro das formulações dos produtos em consonância com o panorama regulatório de cada setor- alimentos, incluindo os energéticos e os suplementos vitamínicos e ou minerais, saneantes, cosméticos, medicamentos e produtos para saúde)
• Revisão, avaliação do impacto e adequação das rotulagens e bulas em todas as fases de mudanças de folheterias (rótulo, bula, cartuchos) dos produtos, em consonância com a legislação específica de cada setor.
• Acompanhamento e supervisão das informações de todo material de folheteria e treinamento em conformidade com as diretrizes da gerência de monitoramento e fiscalização de propaganda da ANVISA
• Levantamento de informações de registro dos produtos de concorrentes a fim de subsidiar os Departamentos de Marketing e a área de Novos Projetos.
• Condução de testes de segurança e eficácia em cosméticos grau 2
Período: 02/2000 - 09/2012 (12 anos e 7 meses)
Cargo: Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios
Salário: 15.806,00
Atribuições no cargo: ? LINDE GASES LTDA - Indústria multinacional de gases voltados ao segmento medicinal e industrial com faturamento de M U$ 223 e 700 funcionários no Brasil .Maior empresa de gases no mundo e segunda maior no Brasil

Gerente de Qualidade e assuntos regulatórios: Fev 2000 - atual
Principais responsabilidades e resultados:

• Liderou a regulamentação do setor de gases medicinais no país;

• Manutenção da plataforma de qualidade das operações de fabricação e controle de Qualidade de gases medicinais e produtos correlatos;

• Responsável pela aprovação de um investimento no país, no valor de M EU$6 para a adequação das filais de acordo com as boas Práticas de fabricação de gases medicinais, estabelecidas pela RDC 69 e 70/2009 e em consonância com os métodos compendiais reconhecidos pela ANVISA;

• Manutenção da plataforma regulatório- sanitária da empresa:licenças sanitárias, autorização de funcionamento para distintas atividades e registros sanitários –, produtos similares produtos inovadores e notificação eletrônica, o que compreende, entre produtos para saúde e medicamentos, um portfólio de, aproximadamente, 400 itens;

• Aquisição, instalação, qualificação, calibração e validação de equipamentos do laboratório (HPLC, , Absorção Atômica, CG, , etc). Implantação do gerenciador de dados Chemserver (HP) de 9 HPLCs para integração dos resultados obtidos com um banco informações seguro e passível de auditoria GLP. Realização permanente de treinamento da equipe.

• Implementação do sistema de qualidade integrado (SGI) na empresa em suas 29 filiais. Aprovação das novas plantas por estas autoridades sanitárias atendendo as exigências GMP;

• Preparação e revisão relatórios técnicos de medicamentos para submissão de Registro junto à Anvisa. Gerenciamento de cerca de 40 sites extra-zona garantindo que estejam com os Certificados de Boas Práticas de Fabricação publicados e válidos facilitando o desembaraço de produtos nos portos e aeroportos e registro de medicamentos. Obtenção e avaliação de documentação técnica relativo aos requerimentos regulatórios.

• Preparar e revisar relatórios técnicos de medicamentos para submissão de registro sanitário junto à Anvisa.

• Gestão das equipes de Controle e Garantia de Qualidade visando atendimento de normas de GMP, ANVISA, FDA (Food and Drug Administration) e da Comunidade Européia (EMEA). Implantação do programa de qualificação, certificação e desenvolvimento de novos fornecedores possibilitando a elaboração de acordos de qualidade que reduziram o número de análises realizadas em materiais produtivos.

• Implantação de Indicadores de Qualidade Internacionais no Brasil para acompanhamento da performance de cada site

• Revisão da base global de informações de segurança (Fármaco e tecnovigilância) para os produtos da empresa que estejam em desenvolvimento ou já estejam no mercado;

• Revisão das decisões médicas relacionadas aos eventos adversos, incidentes ou quase incidentes. Manter os perfis de segurança e agir perante qualquer situação que possa representar uma preocupação para quaisquer produtos em desenvolvimento ou já estabelecidos no mercado;

• Também responsável pela educação (treinamento) da equipe que trabalha com segurança de produto (Fármaco e tecnovigilância), do cliente e do paciente;

• Responsável por todas as atividades de fármaco e tecnovigilância em nível local, o que inclui:

o Estabelecer e manter o sistema global de farmacovigilância;

o Preparação de reportes periódicos de segurança;

o Atuar como o contato para os assuntos relacionados à segurança de produto 24 horas/dia;

o Gerenciamento de todos os reportes de segurança espontâneos, que incluem o acompanhamento médicos de casos já reportados, avaliações, entrada de dados e elaboração de formulários de CIOMS ou outra documentação de segurança relevante em nível corporativo;

o Recebimento de eventos adversos, incidentes ou quase-incidentes que requerem entrada de dados dos encarregados locais de segurança de produto;

o Preenchimento de todos os documentos referentes à informação e comunicação a respeito de eventos adversos;

o Informação ao departamento corporativo de segurança de produto a respeito de quaisquer mudanças nos requisitos sanitários locais que possam impactar a segurança e a vigilância;

o Promoção dos perfis de segurança em nível local e ação perante quaisquer desvios de todos os produtos aprovados que estiverem no mercado;

o Em situações de aquiescência de quaisquer situações que possam comprometer os produtos em nível local, deve providenciar a tradução para o inglês e reportá-la ao departamento de segurança de produto;

o Que todas as reações adversas a drogas reportadas ao detentor do registro sanitário sejam coletadas para estarem acessíveis em pelo menos, um ponto da comunidade européia e outros países europeus e que as reações adversas a drogas sejam preparadas e disseminadas às autoridades competentes;

o Reportes atualizados e periódicos de segurança (PSURS) sejam preparados e disseminados às autoridades competentes

o Protocolos e reportes para as empresas que estão patrocinando os estudos de segurança na fase IV sejam conduzidos e submetidos de acordo com os requisitos regulatórios;

o Haja permanente avaliação dos produtos existentes da empresa.
Período: 08/1993 - 10/1999 (6 anos e 2 meses)
Cargo: Supervisora de produção de injetáveis
Salário: 4.000,00
Atribuições no cargo: • Produção estéril de várias linhas- humana e animal - contendo, aproximadamente, 60 produtos injetáveis, contemplando as atividades de validações de áreas, processos e equipamentos, preparação de materiais, recebimento e lavagem de envases, esterilizações, filtrações estéreis, enchimento em áreas classificadas, testes de vazamentos, inspeções ,embalagem , reconciliação de produto e de ordem de produção;
• Auto- inspeções nas demais áreas de produção (líquidos, sólidos , semi-líquidos e embalagem secundária)
• Acompanhamento de produção terceirizada;
• Controle de Desvios de Processo, Procedimentos (SOPs) e treinamentos de pessoal em procedimentos - SOPs, aspectos técnicos, segurança e GMP;
• Coordenação e elaboração de Protocolos de Qualificação de Operação e Performance de equipamentos de Produção e de Validação de Processos e equipamentos referentes à toda linha de produção de injetáveis.

Supervisora Documentação Farmacêutica 1997-1999
Principais responsabilidades e resultados:

Coordenação e elaboração da documentação farmacêutica compreendendo a emissão e desenvolvimento de processos de Fabricação e Embalagem, cadastro de Documentos Técnicos. Controle de Alteração de processos (Change Control), atendimento às reclamações de clientes e monitoria das ações corretivas.
Período: 08/1993 - 07/1995 (1 ano e 11 meses)
Cargo: Gerente de Produção
Salário: 1.500,00
Atribuições no cargo: • Transferência de tecnologia de uma empresa colombiana para a montagem de uma área limpa, no Brasil, com a finalidade de produção de anestésicos injetáveis orais;

• Participação no projeto de construção do novo site da empresa em Petrópolis(RJ) e transferência de toda linha de produtos e adequação da documentação junto a ANVISA.. Transferência concluída com êxito sem prejudicar a colocação dos produtos no mercado.

• Produção de água para injetáveis; Redução de lead time em processos chaves da empresa. Validação de sistemas de água – potável, purificada e destilada.

• Validação de processos (classificação de área limpa) e equipamentos;

• Produção de líquidos orais à base de clorhexidina.
Período: 01/1993 - 07/1993 (6 meses)
Cargo: Analista de Controle de Qualidade
Salário: 700,00
Atribuições no cargo: • Elaboração de testes físicos para avaliação da potência dos fermentos no crescimento de massas;
• Análises químicas de açúcares e fermentos químicos e biológicos;
• Análises microbiológicas para controle de contaminação do fungo e, conseqüentemente, decréscimo de potência;
• Inoculação e acompanhamento de crescimento do fungo “Saccharomyces cerevisae”, matéria prima básica para a produção do fermento biológico.

Formação

Mestrado - Mestrado em sistemas de gestão
Situação: Concluído
Período: 03/2003 - 07/2006
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Nível Superior - Farmácia e Bioquímica de alimentos
Situação: Concluído
Período: 04/1988 - 03/1993
Nome da instituição: Universidade Federal do Rio de Jnaeiro
Pós-Graduação - Gestão em Saúde
Situação: Concluído
Período: 07/2000 - 10/2000
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
Pós-Graduação - Curso de aseguramineto de Calidad
Situação: Concluído
Período: 04/2007 - 10/2007
Nome da instituição: Universidad de Buenos Aires
MBA - Engenharia Econômica e Financeira
Situação: Concluído
Período: 03/2008 - 03/2009
Nome da instituição: Universidade Federal Fluminense
MBA - Gestão pela Qualidade total
Situação: Concluído
Período: 03/2000 - 12/2000
Nome da instituição: PUC-RJ
Atualizado:
31/01/2019