A longa tranformaçao: BANDO → GRUPO → TIME → ‹ TIME DE ALTO “DESEMPENHO” ›

Primeiro iremos entender as diferenças entre os agrupamentos:

1 - Bando é um amontoado de pessoas em um mesmo local juntas mas sem objetivo nenhum.

2 - Grupo é um conjunto de pessoas trabalhando ao mesmo tempo, mas sem necessariamente um objetivo comum.

3 - Time é um conjunto de pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, que integradas buscam uma ação em comum, para atingir uma meta.

4 - Time de Alto Desempenho e formado por profissionais de excelência que atingem resultados acima do esperado, realizando ações conjuntas e simultâneas, baseadas na cooperação, treinamento intensivo e exigindo pouca ou quase nenhuma liderança.

O QUE QUEREMOS SER OU PERTENCER? "TIME DE ALTO DESEMPENHO"

Posto isto, temos :  Vamos seguir os 6 passos como se criar um

" TIME DE ALTO DESEMPENHO" Acredito que estão nas pessoas os diferenciais de uma empresa. Elas são as únicas “COISAS” que concorrente nenhum poderá copiar. E quando unimos pessoas em times os resultados são extraordinários! "Mas não é facil" VAMOS LÁ:

 1 – Propósito

 Descobrimos que o primeiro elemento que deve conter na formação do Time é um senso de Propósito bem definido.

 O propósito  é o combustível que move o time, e é o elemento-chave para motivar as pessoas a seguirem em uma única direção. Imagine como seria trabalhar numa empresa que oferece, por trás do que vende, a alegria de viver. Algo como se você ao realizar uma venda, ou operar uma máquina, o resultado do seu trabalho fosse a alegria de viver. É assim que os profissionais dos times da Havaianas se sentem. O propósito da marca é tornar a vida mais leve, mais feliz e descontraída. Ou será que se você estivesse sentado em sua mesa de trabalho com um par de Havaianas nos pés você se sentiria mais carrancudo?

 O propósito  torna a vida mais fácil, é como se fosse o ingrediente principal da formação de times. As pessoas gostam e querem se conectar a uma causa. Pense em um hospital onde seus profissionais trabalham todos com um único propósito, não a cura de doenças, mas sim na promoção da felicidade. Muda nosso ponto de vista, não é mesmo?

 Isso gera um novo caminho para os negócios e para os times.

 Este novo caminho também influencia na formação e perpetuação da Cultura Organizacional.

 2 – Cultura Organizacional

 Este é o segundo passo para a formação de times de alto desempenho. A Cultura Organizacional é a argamassa que une o propósito ao conjunto de crenças e valores compartilhados da empresa. Ela é construída não pelo que a empresa faz, mas pelo que as pessoas já fizeram. Cultura é o conjunto de ritos que levam uma pessoa a fazer algo. É importante saber que não basta ter um conjunto de crenças e valores compartilhados se elas estão desalinhadas e não possuem intensidade. Quando isso acontece normalmente veremos muitas cenas de discórdia na cultura desta empresa. De outro modo quando as crenças e valores compartilhados estão alinhados, mas não existe intensidade é possível perceber um mal-estar institucional, algo como uma anestesia geral que impede as pessoas de sentirem qualquer emoção.

 Para se construir uma cultura que floresça é preciso de dois elementos. Alinhamento e Intensidade. Por isso no processo de formação de times de Alto Desempenho é preciso que seja considerada a Cultura Organizacional. Gerar conhecimento sobre os pilares da cultura, compreender como ela opera nas pessoas e como as pessoas operam através dela. A cultura cria fama, faz com que as pessoas queiram fazer parte do Time. É só perguntar para alguns profissionais em quais empresas gostariam de trabalhar e ao ouvir o nome da empresa questione o porquê da escolha. Na maioria dos casos você vai ouvir respostas relacionadas à cultura da empresa. O Google é um exemplo disso!

 3 – Objetivo Comum

 Ter um objetivo comum é estabelecer o “Norte do Time”. É fornecer uma visão clara do resultado que estamos buscando.

 No processo de formação de times é preciso garantir que as pessoas compreendam o objetivo para que não haja dúvidas da direção a ser seguida.

 A maior dúvida é: Como? Alguns comportamentos devem ser observados neste processo. Se você já possui um objetivo definido, uma meta, boa parte do caminho já foi estabelecido. Os passos a seguir são garantir o foco das pessoas que fazem parte do time estejam na mesma direção, estabelecer uma comunicação que flua para o objetivo e garantir que os objetivos individuais ou de pequenos grupos sejam também direcionados para compor o objetivo maior.

 Estabelecer e deixar claro o objetivo comum é normalmente o “Calcanhar de Aquiles” dos gestores no trato do time. Muitas vezes, como gestores, pensamos que todos tem a clara visão do objetivo e dos benefícios que ele vai trazer. Mas nem sempre é assim. Então cheque!

  4 – Definir Papéis e Processos

 Ao se estabelecer o objetivo, agora é a hora de definir quais são os papéis dentro do time. Aos se determinar quem faz o que, você permite que as atividades ganhem fluxo, ganhem nominação. Claro que todos dentro de um time devem compreender que são responsáveis por fazer as coisas acontecerem, mas quando definimos as pessoas responsáveis, fica mais fácil o time se ajudar para construir o resultado.

 Os processos estão intimamente ligados aos papéis, afinal, o fluxo de informações e atividades fica facilitado quando os processos fortalecem a estrutura do time.

 O processo diz onde uma atividade começa e onde ela termina. Ele determina o comportamento do time. Quer um exemplo? Se você está formando um time de vendas e quer que as pessoas trabalhem em equipe, seus processos devem convergir para isso. Não adianta querer pessoas trabalhando em time se você avalia e bonifica-as de maneira individual. Dificilmente você terá senso de equipe naquele grupo de pessoas.

 Os papéis ajudam a definir as responsabilidades de cada um e o processos ajudam o time a ganhar "performance" e também a corrigir possíveis falhas.

 5 – Comprometimento com o Resultado e Execução

 Comprometer-se com o resultado a ser obtido é próximo elemento naformação de um time.Times comprometidos fazem o resultado acontecer. Lembre-se dos times esportivos, como no vôlei, no futebol, na fórmula 1 e em quantas outras modalidades você lembrar e terá exemplos de pessoas e equipes comprometidas com o resultado. Este elemento, tão simples, mas tão importante depende de cada indivíduo. Ele precisa compreender o que está dentro do seu domínio pessoal, o que precisa expandir em conhecimento, habilidades e atitudes.

 É preciso disponibilizar suas competências e recursos para o time quando for necessário. O comprometimento com o resultado deve estar alinhado com a execução.

 Este passo coloca todos os outros em cheque. De nada adiantará formar Equipe de Alto Desempenho se eles não receberem suporte para executar. É onde a maioria das empresas e estores falham. Muitas vezes as empresas investem tempo, energia e dinheiro no planejamento, da maneira adequada, mas esquecem de desenvolver uma estrutura de execução e gestão, uma estrutura utilizada para o desenvolvimento de pessoas, com foco na ação, costumamos dizer que o processo não acontece quando a pessoa não vai para a ação. Quando na verdade, ele não cumpre as tarefas que são autodeterminadas.

 Executar significa colocar a mão na massa! Agir e realizar são todos verbos que queremos ouvir dos times. No entanto mesmo que um time execute as tarefas e construa grandes resultados, sempre é preciso ter elementos que os mantenham dentro dos padrões adequados de qualidade de sua execução. Você pode até saber andar de bicicleta, mas se não tiver elementos que o balizem, talvez você não consiga executar a Volta Ciclística de São Paulo com seus mais de 900 km de distância. Mas com os elementos e estratégias certas, um time pode construir grandes resultados!

 6 – Liderança

 Apostamos muitas fichas naos times e temos certeza de que um time pode produzir resultados muito melhores do que a soma dos resultados individuais. E que para se formar um Time de Alto Desempenho, muitos elementos vão determinar se você está construindo um o Time.

 Mas ao estudarmos ps Times e seu processo de formação, não conseguimos destacar nenhum elemento com maior influência sobre os resultados de um time do que a LIDERANÇA.

 Treinamento do Time é importante, dar assistência no desenvolvimento das pessoas ou da liderança também são, e sabemos que quando liderança e o time se fundem em uma peça única todos saem ganhando.

 É o líder o responsável por manter ao time focada no propósito da empresa. Ele mantém o time na sua melhor performance quando ele alinha todos os passos anteriores e integra aos elementos da liderança de Alta Performance.

 As equipes podem construir grandes resultados sem uma boa liderança. O que defendemos é que as empresas precisam e querem estas duas “peças” operando em conjunto. Funcionando como engrenagens de motores de aviões caça este time formado agora pelo time + a liderança é capaz de superar qualquer desafio.

 Trouxemos um exemplo de equipe que encontra sua melhor forma quando percebe que não existe trabalho individual que supere o poder da equipe.

 Os SEAL’s, a tropa de elite da marinha americana, compreendem que para se formar uma bom time é preciso ter os melhores elementos unidos em um único propósito.

 A partir do primeiro dia no treinamento, os recrutas são ensinados da importância do trabalho em time. O foco não é no indivíduo. O fato de que nenhum SEAL tenha sido deixado para trás em uma missão é uma prova do sucesso deste sistema. Eles trabalham em times que variam de dois a dezesseis homens. Durante todo seu treinamento, aprendem porque o trabalho do time é necessário no tipo de tarefa em que estarão sendo inseridos. Os SEAL’s estão realizando tarefas que podem não ser possíveis para um único homem realizar, mas podem ser realizadas por uma equipe composta SEAL’s ou um "Time de Alto Desempenho"