Todos tivemos aquele colega que parecia sempre “o mais ocupado”, mas que depois era o que produzia menos. Isso é porque passava mais tempo a gerir as distrações pessoais do que executando as suas funções. E tinha certamente talento e as competências para fazer o trabalho, mas não devia ter a mínima ideia de como gerir o tempo. Pode conhecer alguém assim, ou até identificar-se com esta descrição.

Nem sempre estamos a 100% ou conseguimos dar o nosso melhor e, por vezes, há alturas complicadas. Mas a realidade é que todos temos o mesmo número de horas disponíveis por dia. No entanto, algumas pessoas são capazes de realizar muito mais num só dia do que todas as outras.

Pode ser frustrante. Tenta controlar a sua agenda a cada dia, mas o tempo escapa-lhe, e não consegue realizar tudo o que queria ter feito. E depois pensa – o que estou fazendo de errado, e o que é que os outros estão fazer bem? Pare e respire fundo..

As pessoas excecionais não são tão diferentes de você. Simplesmente já perceberam o valor do tempo delas, e fazem melhor uso do mesmo. Sabem que o tempo é finito, e trabalham para o proteger. Como? Ao assumirem uma abordagem estratégica à sua gestão.

 Mudar a sua postura e começar a tirar o maior partido do seu tempo, eis como o pode controlar de forma mais eficaz:

Identifique o que mais importa

Há muitas coisas que pedem a sua atenção num único dia. Antes de decidir como gastar o tempo, deve saber o que é mais importante. Pense no que é mais importante na sua vida. Você está dedicando tempo suficiente àquilo que realmente importa?

Depois de reconhecer as principais prioridades, as outras atividades menores vão esbater-se em termos de importância. Algumas terão de “sair”, à medida que for aprendendo a dizer “não, isso não é uma prioridade para mim agora”. O que é perfeitamente aceitável.

 Defina objetivos agressivos

É fácil deixar que os acontecimentos de um dia determinem como vai gastar o seu tempo – e, antes que dê por isso, passou um dia inteiro e não conseguiu fazer nada de valor. As pessoas que efetivamente gerem o seu tempo estabelecem metas para o que pretendem realizar – e cumprem-nas.

As pessoas de sucesso podem não ter todos os dias programados por minuto. Mas têm um plano geral de como os vão gastar antes de o dia começar. Deixam que o plano determine o curso dos dias, e depois fazem progressos graduais na direção dos seus objetivos (e, em última análise, do sucesso futuro).

Assim, anote os seus objetivos e mantenha-os à sua frente – em seguida responsabilize-se para alcança-los. Se não conseguir chegar a tudo não se martirize, volte antes o seu foco para os objetivos do dia seguinte.

Ignore o ruído

Vai haver distrações, que podem até inviabilizar os seus melhores planos. Muitas vezes estas interrupções serão assuntos triviais, mas algumas podem exigir a sua atenção imediata.

As pessoas excecionais conseguem ver a diferença – conseguem discernir o que é mais importante, e, de forma polida e firme, afastam tudo o resto. Reagem com um senso de urgência quando necessário, e regressam de forma rápida ao que querem alcançar. A chave para gerir o seu tempo com eficácia está em aprender a separar o que é essencial.

Assim que adotar uma abordagem estratégica ao modo como gere o seu tempo começa a notar uma grande diferença na forma como se sente ao final do dia. Em vez de frustração e recriminação, vai ter orgulho no quanto conseguiu alcançar.

* Oração ao Tempo-Caetano Veloso