Muitos líderes focam-se nos “brilhantes” da empresa, e esquecem-se de que não se ganha os jogos só com um grande ponta de lança – é o esforço combinado de todos os jogadores que faz ganhar o jogo ou  campeonato .

Na qualidade de líder, tem a oportunidade única de explorar o potencial da próxima geração de talentos na sua empresa, sobretudo se for uma start up. O que começa por não negligenciar os funcionários na base da pirâmide e os que acabam de chegar na organização. 

Em muitas empresas, quase metade dos trabalhadores sente-se pouco apreciada, o que é um erro. Sobretudo no que diz respeito aos funcionários com menos experiência. São os líderes, donos de empresas ou empreendedores que descobrem o talento  bruto dos recém-contratados.

Vamos compartilhar alguns mantras que podem ajudá-lo a ajudar os membros menos experientes da sua equipe a evoluir e tornarem-se num sucesso:

Divida as peças
Os novos membros de uma equipe estão muitas vezes cheios de motivação e tentam resolver os novos projetos na totalidade, o que geralmente acaba por ser uma tarefa gigantesca que nem sempre corre muito bem. Em vez  de deixar projetos colossais no colo dos membros mais jovens da equipe e esperar a perfeição, atribua tarefas que eles possam gerir. Com isso eles vão adquirir  a confiança de que precisam para trabalhar nas empreitadas maiores quando estas surgirem.

Perceba as emoções
Os novos membros da equipe passam por dificuldades e sentem-se vulneráveis. O caminho para ultrapassar este obstáculo é incentivar um diálogo aberto e honesto.
Um estudo recente constata que 57% das falhas de projeto ocorrem devido a falhas na comunicação com os funcionários. Muitas vezes, conversar apenas sobre ideias e sentimentos fornece o discernimento necessário para entender o que originou as emoções de um colaborador e como proceder. Crie uma política de portas abertas para os seus trabalhadores expressarem as suas preocupações ou simplesmente conversarem. Um treinador que mostra ao jogador que as suas opiniões e sentimentos importam fará com que este trabalhe muito mais em prol da equipe.

Prepare um plano de jogo
Se a sua equipe se sente nervosa ou oprimida, é porque os colaboradores não têm a informação adequada ou tempo suficiente para tomarem boas decisões. Lançar luz sobre o desconhecido é uma boa forma de acabar com a ansiedade. É como, depois de escurecer, acender a luz da varanda antes de sair: dá uma sensação de alívio. Ter um plano de jogo significa que se pode ver o que está para vir. Uma abordagem de formação prática ajuda a construir a confiança da equipe até que eles possam dominar as competências de que, enquanto líder, precisa. Equipe os seus trabalhadores com uma extensa abordagem de formação “on the job” no sentido de lhes fornecer as ferramentas necessárias para que tenham sucesso em campo.

Agradeça à sua equipa
Se não mostra o seu agradecimento como pode esperar o mesmo dos seus colaboradores? Pratique a sua gratidão ao concentrar-se no que os membros da sua equipe acrescentam à organização (em vez de reclamar sobre o que não trazem). Esta atitude é crucial para forjar uma equipe forte e unida.
Tente o seguinte: aponte todos os dias na sua “lista de agradecimentos” todos os aspetos positivos que tem a seu favor. Se decidir salientar o que é bom e minimizar o que é mau, é provável que os seus funcionários lhe sigam o exemplo.

 

A atitude de uma empresa pode ser atribuída à mentalidade da sua liderança. Centrar-se no que é positivo em vez de nos aspetos negativos é crucial na formação de uma equipe forte e unida, sobretudo quando os tempos são difíceis.