Ser Hands-on, uma das competências mais desejadas em anúncios de Vagas.
Olá Pessoas,
Novamente aqui para falarmos um pouco dessa palavra que tanto vemos os profissionais da área de R&S, pronunciarem e escreverem em suas requisições de vagas e anúncios, onde muitas vezes é solicitado pelo (a) requisitante do setor ou da área.
Uma das competências mais requeridas nos últimos tempos. Hands On é uma expressão que significa “aprender fazendo”, ou seja, aquele profissional que possui múltiplas competências e mente aberta para absorver novos conhecimentos e que está sempre se atualizando. Ele domina diversas áreas, sem perder o foco na sua função principal.
Um líder Hands On se destaca com características, tais como: a realização de sessões de coaching com os funcionários, a comunicação aberta, clara e honesta e, por vezes, por tomar parte em operações de negócios, tais como atender telefonemas de clientes. Para exemplificar um líder com tais características citarei Steve Jobs, que usou este estilo de liderança como CEO da Apple Inc.
Essa palavra é muito requerida nos curricula, uma competência que se busca em todos os candidatos, porém assusta aqueles que estão dentro da organização para onde você irá se empregar. Digo isso por experiência própria, após constatar em testes medidos por inventário comportamentais, percebe-se que isso assusta aqueles que estão à sua volta. Principalmente se estas pessoas estão acima ou abaixo de você.
O quanto as empresas estão preparadas para ter um Hands on entre elas? Ou em seus setores empresariais?
Eu diria que 90% das empresas possuem pessoas acomodadas em zona de conforto, e quando vê um candidato adentrar pela empresa e se destacar, ele se torna algo ameaçador, e não algo, de fato, que a empresa alegava querer.
Infelizmente muitas das pessoas que estão dentro do meio corporativo estão inseguras e estão defendendo com unhas e dentes o seu lugar. Literalmente inseguras, porque elas acham que quem entra tem que ter o mesmo tempo que elas para serem vistas ou ouvidas. E isso é um grave erro! Se você colocou lá em sua requisição que queria um profissional assim, a empresa deveria entender - que bom! achamos o profissional com vontade e habilidades e que, com certeza, fará a diferença!
Vejo que ainda existem ilhas dentro de algumas empresas, grupos fechados, velados e ficam de olho e até impedem outras pessoas se desenvolverem. Outro dia eu ouvi, não mostre tudo àquilo que sabe ou é capaz, senão você irá ofuscar o brilho do seu comandante.
Gente, quem perde com isso é a empresa! Isso porque não se deve frear aquele que quer executar, realizar e fazer. Ele será um exemplo para que outros acordem e sigam o seu exemplo. Mas, infelizmente não é isso o que ocorre. O que ocorre são ciladas, armações, fofocas, que eu chamo de 'ruído negativo'.
Quantos Lideres estimulam e se baseiam em fofocas para mostrar a sua liderança? Está na hora das empresas, de fato, entenderem o que elas querem, porém se faz necessário vigiar aqueles que sonegam, boicotam as informações da forma que deveriam chegar aos Acionistas, Diretores e mais, fazerem o confronto das informações, a fim de diminuir o ruído e motivar a tal comunicação negativa que muitas pessoas a elegem como fofocas. Fofoca é o pior inimigo de toda e qualquer empresa em seu negócio. O mais interessante: esse ruído sempre é provocado por profissionais antigos, que estão ali se defendendo a todo o momento para não serem mandados embora, e acabam virando o formadores de opinião dentro do grupo.
Chamo a atenção: o quanto as empresas estão, de fato, preparadas para receber um profissional Hands on?
Eu diria a quem recruta e a quem seleciona: veja quem serão seus líderes antes de contratá-los para, de fato, contratar uma pessoa Hands on.
A palavra para alguns é desconhecida. Por isso, lá em cima faço questão de traduzí-la, para que as pessoas não tenham a má interpretação e a falta do entendimento.
Ser Hands on é acordar todos os dias, querendo fazer as coisas acontecerem. É não ter medo de executar e propor melhorias. É querer contagiar as pessoas de forma divertida para os resultados. É fugir da mesmice, e enxergar N formas diferentes de se atingir um objetivo levando-o às metas.
Seja Hands-on, e se ao seu lado tiver alguém assim, aprenda com essa pessoa! Ela deverá ser uma pessoa que toda a empresa precisa RETER, e não colocá-la no mercado para a sua concorrência.
Fico por aqui, um grande abraço e até a próxima.
Ailton Moraes
Especialista na área de Recursos Humanos, focado a Negócios.