Seja um líder exemplar
Você sabe como ganhar a confiança da sua equipe?
Existem algumas maneiras de ganhar a confiança da sua equipe – o que é fundamental para qualquer gestor. Vamos falar sobre isso:
“SUJE” AS MÃOS
Faça e conheça o trabalho. Não é necessário que seja a pessoa mais especializada no assunto, mas precisa conhecer o meio em que trabalha e como é que ele funciona. Os líderes têm muitas funções, mas é necessário trabalhar em equipe - o que também ajuda e muito na construção da confiança.
Pense antes de falar
As palavras podem causar um grande efeito nas pessoas - tanto positivo quanto negativo. Pense bem antes de dizer alguma coisa. Lembre-se para quem vai falar e a maneira como vai comunicar com essa pessoa. Ajude sempre todos os membros da sua equipe.
RESPEITE A HIERARQUIA
Uma das maneiras mais rápidas de estragar a sua reputação dentro de uma empresa é quando não respeita a hierarquia de comando dentro do ambiente de trabalho. Se existe alguém acima de você, respeite-o, se quiser ser respeitado pela sua equipe.
ESCUTE A EQUIPe
Os líderes têm tanta coisa para fazer, delegar e auxiliar que não percebem que, às vezes, não param para ouvir a sua equipe. É sempre bom ouvir os membros da sua equipe para receber um feedback sobre o que está a acontecer no ambiente de trabalho.
ASSUMA A RESPONSABILIDADE
Os bons líderes sabem quando assumir os próprios erros e fazem o possível e por vezes o impossível para os resolver. Não importa se alguém da sua equipe errou. Se você é o líder, a responsabilidade é sua.
"LIBERTE" A EQUIPe
Ao explicar quais são os objetivos com clareza, deixe a sua equipe trabalhar. Não tente acompanhar e seguir cada passo do trabalho porque assim a inovação pode não acontecer. Dê alguma liberdade à equipe!
CUIDE DE Você
É importante que um bom líder goze de boa saúde. Cuidar de si mesmo (saúde física e mental) terá mais energia para desenvolver um trabalho de qualidade.