Quem faz as escolhas de sua Vida?
Quem faz as Escolhas de sua Vida?
- 22 visualizações
-
-
Há tempos que venho me perguntando como as pessoas repetem palavras e, muitas vezes ,colocam tanta energia e a transformam em concreta. Tenho observado a falta de diálogo entre as pessoas, e o que mais chega primeiro é o paradigma dos últimos tempos: "CRISE".
Desemprego falta de oportunidade. Senhores (as) , vejam que o paradoxal está dentro de nós mesmos. É triste ver quantas são as palavras inovadoras, tais como: Resiliência, Flexibilidade, Humildade, Adaptabilidade e tantas outras que são proferidas, escritas e o jargão cada vez mais usual e descompensado pelas pessoas.
A partir da repetição de qualquer palavra, as pessoas começam a dar vida a elas e, sem querer todos começam a entrar em uma energia que é do outro e não sua. Vejo as gerações cada vez mais preocupadas em conhecerem botões do computador, do que propriamente o que será que estou fazendo neste lugar?
Desde que o mundo é mundo, nenhuma empresa, nenhum presidente ou governador cumpriu com suas promessas, e muitas das vezes, todos foram vítimas de um fato qualquer isolado. Chamo a atenção do SER HUMANO, e não mais do profissional.
As pessoas estão literalmente doentes, muitas pessoas ficam tão em cima dos números, dos gráficos, que se esquecem das pessoas à sua volta. As pessoas falam tanto de palavras modernas e arrojadas, e o quanto se sabe sobre o significado das palavras? Elas têm um poder enorme no nosso subconsciente, e aí vem as perguntas: onde foi parar o “Planejamento Estratégico"? Onde foi parar o "Endomarking"?
Em um momento de fechar as torneiras, o momento é de chamar suas equipes e ouvir as sugestões de melhorias que todos têm, e de que foma conseguem contribuir. Muito são os números, e o quanto as pessoas perdem com isso. E se deixarmos, isso contamina a mente do departamento de "Marketing "e afeta os colaboradores que CRIAM as VENDAS, porque o “CLIMA” se torna cansado, sem esperança, e as pessoas não enxergam a luz no final do “Túnel”.
São em momentos com dificuldades que todos tiram diversos aprendizados, porém o quanto o SER HUMANO tem tido tempo para Refletir? As coisas são automáticas e isso vem apagando as atitudes de um "SER HUMANO", as pessoas só pensam no que vão perder, e não o quanto podemos todos ganhar, no "Ganha Ganha".
É hora de propor às "Equipes” energia boa, positiva e futurista, e não amedrontar. O medo enfraquece as pessoas e muitas delas já se sentem acuadas, e com isso, trarão menos resultados para qualquer empresa.
A terminologia do "FOCO" vem junto com o que todos poderão formar ou ter, mas o EXEMPLO vem de cima, dos Stakeholders. Devemos ouvir mais as pessoas que ocupam qualquer cargo dentro da empresa, devemos estar mais receptivos a sugestões de melhorias. Precisamos parar de negativar o nosso Negócio, olhar o mercado com otimismo, sem medo da concorrência. Isso faz parte, claro, mas precisamos olhar para o problema fora dele.
Muitos falam em "Pensar fora da Caixa", ou de fato aplicarmos melhor a "Análise SWOT "em nosso negócio. Será contagiando nossas Equipes com energias saudáveis, e dizer a elas: " vamos lá, vamos buscar os resultados, vamos fazer a diferença!" Isso sim pode se transformar em algo tão positivo a fim de todos se comprometerem com as Metas e os Resultados.
Enquanto eu, você, nós aceitarmos a palavra CRISE em nossas vidas, creio que não moveremos soluções e daremos desculpas, porque isso contagia as pessoas que não conseguem LER, OUVIR ou ENXERGAR. Todos Nós juntos poderemos acontecer diferente. Para isso se faz necessário um pouco de “Encantamento, Palavras Boas, e Positivas que nos levarão a resultados surpreendentes! Já a mesmice nos acomoda e nos faz deixar de perceber os quanto juntos nos tornaremos mais fortes para transformarmos algo negativo, em algo bom. Talvez eu aqui sentado , esteja com tanta vontade de gritar ao mundo o quanto cada um de nós pode contribuir com mudanças saudáveis, sem ameaças, sem caçasàs bruxas.
Podemos mudar, uniformizar nossos ideais e nos tornar mais competitivos. Vamos nos tornar mais receptivos, ouvintes e, quem sabe, utilizar a comunicação a favor do nosso negócio.
Mais uma vez, estou aqui para desejar uma ótima semana, o Futuro só depende de cada um de Nós. Vamos Levantar, Sacudir a poeira e juntos daremos a volta por cima.
Essa foi a minha contribuição pelo dia 1. de Maio de 2016.
Um abraço a você e a todos de sua Equipe que acredita: "Se cada um fizer a sua parte, poderemos criar um Mundo Melhor", a solução está nas pessoas e não nas máquinas, nos animais e objetos. A solução esta no AGIR, PENSAR e o quanto podemos TRANSFORMAR as palavas.
Um facilitador poderá ajudar a prover mudanças, desde que você queira "Mudar".
Até Breve!
Ailton M. de Oliveira