Muitos Gestores Falham ou não tem sucesso porque tem DIFICULDADES em solucionar PROBLEMAS. As empresas querem solucionadores de PROBLEMA.

Encontrar a causa raiz das não conformidades é um desafio e tanto para qualquer profissional. Seja ele um colaborador, um gestor ou alguém que está implantando a Qualidade e Produtividade em uma empresa.

Essa dificuldade se deve, em grande parte, devido aos diversos contextos em que o PROBLEMA pode surgir. Cada ocorrência é diferente! Assim, cada uma delas precisa de uma análise única, voltada especificamente para cada problema encontrado na empresa.

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo com algumas boas práticas que podem orientar o processo de tratativa e ajudar a encontrar a causa raiz dos PROBLEMAS. Não irei falar de todo o fluxo, mas apenas da análise de causa raiz. 

POC - PROVA DE CONCEITO.

Após anos gerenciando Equipes de Produção, Treinamentos, Leituras, Chão de Fabrica e Workshops, faço uso do POC que é uma Ferramenta/Método de facil uso e um guia para solução de problemas de Forma Permanente.

POC

Por que é tão importante encontrar a causa raiz das não conformidades?

Muitas vezes, nos apressamos para elaborar o plano de ação, pois temos a impressão de que ele vai resolver tudo. E essa percepção até que tem um pouco de verdade.

Entretanto, é preciso entender que elaboramos o plano de ação para eliminar uma causa raiz. Se identificamos a causa raiz errada, estaremos trabalhando para eliminar a causa raiz errada. Então, o que acontece? Sim, a ocorrência volta a acontecer, pois não atuamos sobre a CAUSA RAIZ DO PROBLEMA. Sobre aquilo que realmente o causou ou esta causando o PROBLEMA.

Então, não tem jeito! Essa etapa é essencial e precisa de muita, mas muita atenção mesmo!

Use ferramentas da qualidade e solução de problemas

Essa é, talvez, a prática mais básica de todas. Dessa forma, se você NÃO usa nenhuma Ferramenta da Qualidade ou Solução de Problema na sua análise, você sempre estará em maus lençóis.

Digo isso porque o uso de técnicas especificas ajuda a organizar a busca pela causa raiz dos problemas. Se você não utiliza nenhuma, provavelmente não identifica nada de forma assertiva, mas “chuta o tempo todo” o que pode estar acontecendo.

Eu, particularmente, conheço muitas ferramentas diferentes para esse fim, mas destaco três que com certeza funcionam e dão conta do recado:

5 Porquês;

Diagrama de Ishikawa;

Brainstorming.

Envolva mais pessoas que executam e trabalhem no processo

A terceira ferramenta que citei é o Brainstorming. Quem conhece essa ferramenta sabe que ela funciona muito melhor em grupo. Para encontrar a causa raiz das não conformidades, essa regra é ainda útil e válida!

Se você é um Gestor do Processo, é importante ajudar na análise de causas. Mas não adianta fazer isso sozinho trancado na sala com Ar Condicionado. As pessoas que mais entendem o processo e como ele funciona são os colaboradores que o executam e estão no chão da fabrica.

Eles vivem as mudanças e a rotina do processo, e por isso saberão cada detalhe importante. Assim, quanto mais as pessoas que executam o processo forem envolvidas, melhor, mais assertiva será a análise e mais efetiva será a solução.

Não descarte nenhuma hipótese!

WGS