Para saber enfrentar um desemprego, precisamos da inteligência emocional.
As pessoas nunca estão preparadas para enfrentar um desemprego e, quando isso acontece, acaba com o emocional de todo e qualquer ser humano.
No primeiro momento, bate o desespero porque todo e qualquer ser humano é dependente das regras, do financeiro e tudo que vai ou irá fazer se esbarra no fator financeiro . E isso ocorrerá na vida de todos, porque muitas vezes somos pegos de surpresa! Isso nos faz deprimir, chatear, estressar e, muitas vezes, não sermos compreendidos na hora de falar e nos colocar a frente da situação, ou talvez saber explicar a alguém.
É um estágio que deveríamos ter como um aprendizado, mas na maioria das vezes, quem é que está preparado para passar por tal situação?
Há muitos anos , ouvia de fato meus professores universitários dizerem, emtom de voz clara, que o emprego iria se acabar, e muitos teriam dificuldades, em virtude da tecnologia, das máquinas que acabam de fato substituindo o esforço físico de todo e qualquer ser humano. Mas, todo e qualquer ser humano, acompanha a evolução e não fica preso aos conceitos, assim como os jovens, muitas vezes nos interpelam e nos relatam. "Isso é da sua época, e não da minha."
Na verdade, as épocas são iguais, o que se transformam são os acontecimentos. O que está escrito nos livros não muda. Se você buscar pelos livros em sua biblioteca encontrará os conceitos e, de fato, muitas coisas de aprendizado que deveríamos ter absorvido. Mas em nenhum dos livros está escrito :" O que fazer, quando eu Estiver Desempregado".
Aí vem, de fato, as palavras modernas quanto ao Marketing Pessoal. E tudo começa pela confecção do seu curriculum, a forma de abordar os anúncios , a forma de se vestir para se apresentar para uma entrevista... mas o que todos menos se preocupam é com o seu Estado Emocional.
E o emocional de todo e qualquer ser humano se torna visível, porque o corpo fala, e muitas de nossas atitudes se tornam transparentes. Então, a dica que dou a toda e qualquer pessoa que se encontra neste estágio de transição de Carreira : é necessário trabalhar suas emoções, para que de fato busque a fortaleza necessária.
É hora de arregaçar as mangas e fazer o seu marketing pessoal, porque você é o produto que caberá em toda e qualquer prateleira de boas empresas. Mas, para isso, você precisará ter o FOCO do que você busca.
Cuidado com aconselhamentos caseiros! Sim, principalmente as pessoas ligadas a nós, que poderão nos superproteger. Neste momento, é hora de corrrer, andar, cantar, vibrar para que os anjos do céu possam ouvir as nossas preces. Muito importante a ligação com o Mestre, eu digo Mestre, porque cada um de nós tem sua próprias crenças. Mas, é o momento que temos que garimpar, e principalmente, mostrar a nossa experiência.
Para que eu Sirvo? O que consigo fazer melhor? Será calcular, falar, atender, ser atendido. Essa é a hora que a gente mais se descobre enquanto gente ou pessoa.
A Inteligencia Emocional, é de fato, saber lidar com as adversidades. Porém, sozinho você não irá conseguir.
Busque ajuda das pessoas que estão ao seu lado, nos livros. Volte a procurar pessoas que você já não vê há algum tempo, mas que um dia você foi importante na vida delas.
Um dos livros bacana de se ler, é aquele de Augusto Cury: Nunca desista de seus sonhos. Outros títulos: Liderando com a Inteligencia Emocional, de Reldan S.Nadler, além e outros grandes escritores e livros que poderão lhe servir de autoajuda. A inteligencia ela é algo invisível, porém está dentro de cada um de Nós.
Neste momento, passo também por mais um aprendizado. Estar disponível para o mercado é ter a coragem de falar com pessoas todos os dias, e poder fazer networking todas as horas.
Um grande abraço a você que me acompanha em minhas escritas.
Tenha sempre um pensamento positivo para passar para as pessoas.
Ailton Moraes