O que de fato é Empatia... Pessoas?
Há muitos chavões sobre esta palavra. Ela é muito corriqueira e utilizada no dia a dia, principalmente se um estudante de RH pretende seguir sua carreira em qualquer um dos subsistemas de RH.
O grande desafio de qualquer ser humano, será sempre se colocar no lugar do outro. Por mais que haja psicólogos(as), aconselhadores, as pessoas têm suas visões próprias e, muitas delas acreditam muito no modismo e não no significado da palavra.
Tenho percebido e, desculpem os colegas da profissão, que o RH vem sendo escolhido por muitos porque está na moda e não porque, de fato, a pessoa gosta ou tem o perfil para lidar com pessoas.
As pessoas confundem muito e faz ficar globalizado o sentido de um departamento que nele há diversos subsistemas no quais as pessoas que estudam ou se preparam deverão se especializar para entendê-los. Em qualquer curso, seja ele qual for, será genérico e não específico, principalmente os enlatados e vendáveis sobre esta área, uma área que sempre foi muito nobre, e hoje tem cada vez mais um comportamento juvenil e não profissional e ético.
Vejo aqui comportamentos quanto a foto, quanto a distribuições de materiais sobre a área, onde as pessoas não tem o menor valor sobre o curso que fez e, principalmente, o seu investimento. Saem distribuindo materiais a torto e a direito a todas as pessoas, independente de suas áreas. Esse tem sido um dos problemas da ética e profissionalismo de algumas pessoas que acreditam estar ajudando e, na verdade, estão jogando um conhecimento no lixo. Isso porque não há garantias de que quem irá receber esse material gratuito, irá aproveitá-lo para o bem.
A área se contaminou com um poder que não existe. Isso porque muitos dos empresários repensam diariamente sobre a área, o que, ao meu ver, é uma grande pena.
Recrutar e Selecionar nunca foi um instrumento de leitura e sim algo a ser vivenciado e aplicado na prática. Para isso quem é da área deve saber manusear jogos, dinâmicas, aplicações de testes e, principalmente, saber estruturar uma entrevista baseado no mapeamento de competências. Mas para isso se faz necessário investir em estudos e, principalmente, estar atualizado. Não dá para sair dizendo ao mundo que atua em RH, como se atua em qualquer área. O que eu quero dizer é que quem é da área, precisa entender melhor o seu papel no subsistema que atua, e não sair fazendo falsas propagandas, porque se adquiriu um certificado qualquer.
Nós temos que dar o exemplo, e não cobrar o exemplo, como vejo muitos da área querendo fazer isso junto aos Clientes que são os nossos Candidatos, e que futuramente serão os Compradores ou, até mesmo, os Fornecedores de nossos serviços.
Ser empático é ser a ponte entre as pessoas, com uma comunicação clara e positiva, jamais destrutiva e apontando erros em público. Tenho verificado também que muitas empresas ainda não entenderam que o RH não pode ser apenas uma folha de pagamento. Estamos retrocedendo e voltando ao passado, onde o nome era Departamento Pessoal, Administração de Pessoas ou GRI.
Empresas inteligentes devem saber que um departamento de folha de pagamento é necessário, porém, eu só preciso de uma parametrização dos dados e o INPUT dos dados por pessoas confiáveis, um dado digitado errado..... já era.
Em uma pseudo Crise Sócio Econômica do País, as Empresas precisam pensar em um RH mais estratégico voltado às pessoas, e com isso se faz necessário um T&D mais presente em sua Cultura Organizacional, um Recrutamento e Seleção mais voltado à Atração e Retenção.
Então eu volto falando aqui sobre EMPATIA... Quem é da área de RH deve procurar não apenas utilizar a terminologia, precisa sim se colocar no lugar do outro, para compreender a sua real necessidade. Sei que muitos poderão divergir da minha opinião, porém o importante é saber fazer e não simplesmente copiar e sair dizendo algo sobre o autor de qualquer obra.
Coloquem na vida de vocês um pouco de Empatia, ponham a mão na massa e vocês vão ver que o seu trabalho se tornará mais eficaz e mais verdadeiro, e menos superficial como eu estou vendo no exercício do dia a dia, com o uso de terminologias pronunciadas por alguém. Sejam o exemplo em ações, hábitos e comportamentos. Tomem cuidado com poses em fotos, roupas ousadas e principalmente poses, que nos fazem entender que você não é da área. Postura, Comportamento é algo que cobramos dos Candidatos e muitas vezes não olhamos a nossa postura junto a eles.
Um abraço e Obrigado.
Ailton de Oliveira