O que significa ser Empregável em um momento em que o País lhe diz: estamos em CRISE?

O jargão para se desculpar e fazer de qualquer maneira o que se faz todos os dias. Simplesmente fazer por fazer, será que é isso? Como ser diferente, pensar,agir,querer estar diferente?A frase pensar fora da caixa, é o mesmo de se falar que precisamos ser empáticos e, para isso, precisamos saber mais ouvir do que escutar, para ,de fato, reconhecer as necessidades do nosso interlocutor.

E quantos de Nós somos capazes de ouvir,ler e enxergar as possibilidades?

Nossas ações positivas poderão ser exemplo para aqueles que possivelmente estejam desacreditados, não?

Como é para você observar-se, e o quanto cada um de Nós, estamos de fato preocupados?

Essa tal empregabilidade, cade ela, que ninguém a enxerga?

As dificuldades de belos profissionais serem vistos! Está cada vez mais difícil...hora é a idade, sexo, localidade, até mesmo etnia de forma velada. As pessoas andam tão desacreditadas, que já não acreditam em falsos anúncios  pelas redes sociais. A única esperança para muitos ainda são as redes sociais, porque onde quer que você vá, as agências, consultorias, as pessoas não te recebem, e simplesmente falam: ' inscreva-se no site'.

As pessoas não são atendidas nem pessoalmente ,que dirá por telefone! Então, eu lhes pergunto: será mesmo que haverá espaços para tantos empreendedores, que se veem desempregados e tentam montar o seu próprio negócio?

Porque os profissionais não são enxergados, não são recebidos, onde é que todos Nós vamos parar com essa falta de compostura das pessoas, a falta de querer entender o seu Candidato, que a qualquer momento, se tornará o seu Cliente ou Fornecedor? E quantos aos que elaboram processos seletivos, são capazes de enxergá-los, ou saber que através de um diálogo ou conhecer pessoas poderemos ter ideias, sugestões e, quem sabe, Parcerias de Negócios ou até melhorar o seu negócio?

Vejo tantos aconselhamentos para os Candidatos e nenhum aconselhamento para quem os nega a oportunidade de serem vistos.

Que treinamento as empresas têm dado para esses profissionais que mal sabem lhe perguntar: 'em que eu posso lhe ajudar?'

As pessoas encurtam o diálogo, não há frase, não há o Sujeito e muito menos não há o Predicado. E aí eu lhes pergunto: Cadê a Tal Empregabilidade?

Lembrando que nossas atitudes são exemplos para aqueles que nos assistem, para aqueles que estão abaixo de Nós, e aqueles que estão à nossa frente. Aqueles que estão avaliando e não são capazes de dar qualquer Feedback! Onde é que todos Nós iremos parar?

Qual será a Credibilidade para essa palavra Empregabilidade?

Há muitas pessoas que não possuem talentos para políticos, e que não concordam com o que acontece com o País, mas que também não fazem nada para melhorá-lo. Ficam na mesmice e dão as seguinte desculpas: "Crise, não tem como mudar."

Aí todos vêm nas redes Sociais para falar que as Pessoas precisam Mudar.  E 90% dos anúncios são pessoas desempregadas se tornando empresários e, no meio, há muitos tentando sobreviver!

Por onde anda essa  tal empregabilidade?

Se todos perceberem, tivemos um aumento surreal de profissionais desempregados e que se tornaram headhunters. Outros se certificaram em Coaching e enxergam os Candidatos como negócios. E os  profissionais de R&S, que teriam que enxergar candidatos, simplesmente os desprezam. Que pena, saber que criamos uma fábrica de gestão de pessoas, mas que ninguém aprendeu nada nos Cursos de Ética ou de Cidadania.

Precisamos, quem sabe, refazer  conceitos e dificultar cada vez mais a aprovação de profissionais para esta área de RH. Precisamos ser mais criteriosos na hora de capacitá-los e, nas empresas, precisamos exigir mais respeito que se deve dar aos Candidatos, evitando encurtar palavras e ensiná-los a ouvir.

Acredito que se os anúncios fossem mais bem elaborados e com prazos de validade, não teríamos números exaustivos pendurados nas inscrições em tantas redes sociais.

Faço o seguinte apelo: não faça com o outro aquilo que você não quer que façam com você, ou qualquer outro membro de seu círculo de amizade, ou até mesmo familiares.

Vamos ser mais Éticos, mais Pontuais! Acredito que, quem sabe, poderemos mudar um pouco o cenário de um País que muitos pensam estar falido.

Se você pensa em melhorar algo, respeite as pessoas.

Obrigado.

Ailton M.Oliveira