Não pode ser verdade quem fala que exista uma só pessoa que não tenha seus medos, mas como podemos tirar proveito de nossos medos para aumentar nosso desempenho.

Quem nunca teve seus medos e angústias? O medo é um sentimento nato e que não precisa ser ensinado, tanto que um bebê chora ao ouvir um som que não reconheça ou quando vai ao colo de um desconhecido.

Os medos servem como alertas para situações de perigo e uma reação importante para a sobrevivência de animais e também humana. Diante de uma situação de risco como fogo, altura ou um animal selvagem, o medo instintivamente nos alerta sobre as consequências possíveis. Isso é uma reação natural e instintiva que ocorre toda vez que algo inesperado nos tira de nossa zona de conforto.

Mas o medo tem um sentido de existir e não é apenas para nos fazer sofrer. E sim, para nós fazer mais fortes e devemos usar o medo a nosso favor como um aliado para o sucesso.

Uma vez que o medo nos deixa alerta e nos tira do modo automático de viver, talvez seja importante um pitada de medo em alguma atividade onde seja exigido alto desempenho e sem erros ou preparar e liderar uma Equipe de Alto Desempenho. O próprio fato de não poder errar em uma atividade, gera apreensão e medo, o que nos coloca fora da nossa habitual zona de conforto e nos obriga a ter mais atenção e preparação.

Caso contrário, sem essa pitada de insegurança, quantas vezes acabamos cometendo erros por excesso de confiança ou negligência?

Medo vem do desconhecido, do provável (mas não absoluto) risco que podemos correr.

O medo no livra de situações perigosas ou de situações em que sabemos por experiência passada onde o resultado não foi muito bom. Acontece que nem sempre o resultado de uma nova experiência será igual ao resultado da experiência anterior, mas ainda assim julgamos as situações como iguais e projetamos um resultado ruim. Daí vem o medo de enfrentar novamente um momentos pouco confortáveis, dai passamos para o comodismo. Portanto, sentir e enfretar o medo é o melhor antídoto contra o comodismo.

Para que o medo se torne um aliado, podemos usá-lo como um indicador de que devemos colocar mais foco e dedicação na atividade, mitigando a possibilidade de erro. Ele pode ser e é um desafio motivador para vencer a inércia e barreiras naturais de qualquer percurso.

 

"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O líder corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo." Nelson Mandela - Mudei homem para Líder (Wilson)

É importante ter consciência de que o medo sempre vai existir. O segredo não é eliminar, mas dominar o medo, se preparando mais não deixando que ele o medo o impeça de agir.

 LEMA DO LÍDER - "NÃO TENHA MEDO DE TER MEDO"