O marketing em tempos de crise: o que é possível fazer?
marketing em tempos de crise: o que é possível fazer?
Com a desaceleração do crescimento econômico mundial verificada nos últimos tempos e com a nítida contração de alguns mercados, as empresas tendem a reduzir a sua estrutura de custos e a mostrarem muita cautela nos seus investimentos para enfrentar a crise.
Logo de início, os investimentos na área de marketing devem ser um fator chave da estratégia das empresas.
Em tempos de vacas magras, as empresas devem investir no crescimento do seu mercado? Devem reforçar o seu investimento em marketing para não perderem e mesmo assim, tentarem ainda reforçar as suas quotas de mercado?
Pela minha parte, acredito firmemente que sim. É esse o caminho. No entanto, o esforço deverá ser mais intenso em estratégias de marketing menos onerosas, tais como o CRM e marketing direito em comparação, por exemplo, com as campanhas de publicidade.
Na perspectiva do marketing uma crise apresenta sempre oportunidades e desafios. E, claramente, deve ser esta a linha orientadora da estratégia das empresas brasileiras para enfrentar a atual conjuntura desfavorável. Deve ser o marketing e toda a sua criatividade que lhe está naturalmente associada a pedra de toque para as empresas inverterem a situação económica adversa.
O QUE FAZER, ENTÃO?
Em primeiro lugar deve ser definido um orçamento de marketing nesse tempo de crise em consonância com o plano estratégico de negócio. Ou seja, o investimento nas atividades de marketing devem obter o respectivo retorno nas vendas conforme está definido no plano de negócio da empresa. Os custos inerentes ao desenvolvimento das ações de marketing só podem ser considerados elevados ou reduzidos à partida, se os considerarmos em função dos resultados obtidos. É este o desafio!
Para este desafio ser ganho, é vital todas as empresas, independentemente da sua dimensão apostarem na gestão do seu relacionamento com os seus atuais clientes. Ou seja, optarem definitivamente para o CRM (Customer Relationship Management) como uma estratégia de marketing em tempos de crise . O CRM é uma sigla muito utilizada atualmente nas empresas e, essencialmente, traduz a gestão do relacionamento com o cliente, ou seja é a identificação, desenvolvimento e retenção de clientes lucrativos, através de um relacionamento constante e eficiente com estes.
Atualmente a maioria das empresas, associa erradamente o CRM a uma solução tecnológica que permite obter e partilhar mais informações sobre os seus clientes. No entanto, CRM é mais do que isso, é um processo de gestão que normalmente utiliza uma ferramenta informática com o objetivo de conhecer e servir melhor o cliente em tempo real. Atualmente o CRM é uma filosofia vital para a área comercial de uma empresa: conseguir que os clientes atuais aumentem o seu grau de satisfação (comprando mais) e a sua lealdade (fidelizando os).
Outra aposta do marketing em tempos de crise, deverá ser no incremento das ações de marketing direito, nomeadamente nas formas de direct mail e telemarketing. Logo no começo, porque são menos custosas que outro tipo de ações de marketing não direito e pelo fato de utilizarem uma comunicação personalizada, possuem uma maior eficácia junto do mercado que pretende atingir. Um característica importante neste tipo de conjuntura, prende-se com a previsibilidade estatística dos resultados a obter, conseguindo-se uma certa segurança no retorno dos investimentos a realizar.
Nesta mesma linha de pensamento, apostando na segurança e racionalização financeira dos investimentos realizados em Marketing, quaisquer que sejam os meios e as ações de marketing a desenvolver, estas devem ser encaradas de forma integrada. Não basta, as ações de marketing serem boas em si mesmas, é fundamental a sua total interligação para que os resultados sejam potenciados.
Independentemente dos instrumentos e das ações a tomar e de toda a situação externa envolvente, é necessário que todos tenhamos a consciência que, em grande parte, está nas nossas mãos o futuro da empresa. É missão de todos os funcionários da empresa, dar a sua contribuição para vencer a crise. Não fiquemos de braços cruzados....