GESTOR TÓXICO
Ao contrário do que muitos julgam, os gestores tóxicos podem ser pessoas que, com a sua elevada competência profissional, dedicação e estilo enérgico, atingem resultados excepcionais no curto prazo. O seu sucesso explica a permanência nas organizações, o reconhecimento que obtêm dos superiores, dos colegas e até de alguns colaboradores, e a rápida progressão na carreira. É, contudo, um sucesso transitório que sacrifica, a longo prazo, a saúde física e emocional dos colaboradores, destrói as equipes de trabalho e, não raro, liquida com as próprias empresas.
Um gestor tóxico (se é que podemos chamar de gestor) apresenta comportamentos que podem ser considerados abusivos, com ausência de respeito, transparência ou empatia. Além de não escutar as pessoas, não aceita críticas e costuma não estar disponível. Também pode ser arrogante ou agressivo e exercer favoritismos.
O QUE SÃO GESTORES TOXICOS?
Mas, o que leva alguém a se tornar um gestor tóxico? Os motivos são diversos. Alguns deles sufocam seus colaboradores com a centralização e o microgerenciamento porque têm um perfil dominador. Outros simplesmente não percebem que maltratam as pessoas por que lhes falta empatia. Eles não têm inteligência emocional.
Alguns gestore sofrem de baixa "autoestima" e, para se sentirem seguros, creem que é preciso partir para o ataque com uma comunicação agressiva. Temos também aqueles que, ao serem pressionados, perdem o equilibrio por não terem maturidade emocional para lidar com os problemas que estão sob sua responsabilidade.
E não podemos ignorar que alguns drenam a energia das pessoas simplesmente porque gostam de abusar do poder, são egocêntricos ou apresentam características psicopáticas.Essas pessoas necessitam de tratamento terapêutico
Gestores que tratam seus colaboradores com respeito e os desafia, transforma colaborador débil e tidos como incapazes em verdadeiros e insuperáveis colaboradores.
Por outro lado, a comunicação assertiva é uma ferramenta valiosa em um ambiente de trabalho saudável. Uma fala assertiva envolve expressar opiniões, necessidades e preocupações de maneira direta e respeitosa, sem infringir os direitos ou sentimentos dos outros.
Gestores assertivos sabem como definir limites, comunicar expectativas de forma clara e proporcionar feedback construtivo. Eles reconhecem o valor das contribuições individuais e incentivam a colaboração e o crescimento mútuo. A comunicação assertiva promove um ambiente onde todos se sentem ouvidos, valorizados e capacitados a contribuir com suas melhores habilidades.
"A diferença entre liderança tóxica e comunicação assertiva reside na intenção por trás das ações e palavras do gestor. Um gestor assertivo busca construir e fortalecer, enquanto um gestor tóxico busca controlar e dominar. Ao identificar esses padrões, podemos promover ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos, onde a comunicação eficaz e o crescimento individual são valorizados levando ao sucesso"