O que é KPI e qual a sua importância?

KPI é uma ferramenta de gestão que auxilia as empresas no acompanhamento do desempenho de seus objetivos, projetos, processos e ações, seja de toda a empresa como também de um determinado setor.

O que acontece na maioria das vezes, o CEO ou Presidente vai a um congresso ou reunião e ouve maravilhas sobre os KPI's (E todas verdadeiras). E quando retornam as vossas empresas, chamam o Gestor e pede que ele implante KPI's na fábrica. Se o gestor não tem conhecimento do que seja KPI's irá implementar dezenas de KPI's e depois terá enormes dificuldade em ler e interpretar os mesmos.

KPI's são ferramentas poderosíssima no controle e direção da Operação quando bem implementadas.

Os dois!!!!!! Explico:

Bons KPIs são essenciais para todo tipo e tamanho de empresa, e para todas as suas áreas, equipes e iniciativas.

KPIs bem desenhados são um poderoso instrumento para alinhamento estratégico, motivação dos colaboradores, identificação de melhorias, e insights valiosos sobre o desempenho de cada equipe e cada iniciativa, e para suas decisões estratégicas.

Eles são a bússola que orienta o crescimento e a melhoria contínua do negócio. Mas pouquíssimo Gestor já ouviu falar sobre os termos ‘Leading’ e ‘Lagging’, quando nos referimos a KPIs.

'Leading KPIs' são aqueles que funcionam como um farol, iluminando o caminho para onde seu negócio está indo. Eles são preditivos e apontam para o que pode acontecer no futuro com base em suas ações e estratégias atuais.

 

'Lagging KPIs' são como o espelho retrovisor de um carro, mostrando o que já aconteceu: eles são retrospectivos e refletem o resultado de ações e estratégias passadas.

Para tornar isso mais claro, relaciono alguns exemplos de ambos os tipos de KPIs, em várias áreas de negócios:

 Marketing:

'Lagging KPI': O número total de novos leads gerados em um período específico: um reflexo claro do sucesso passado das iniciativas de marketing.

'Leading KPI': A taxa de engajamento em postagens de mídia social ou tráfego de site: um indicador poderoso do potencial de geração de leads futura.

 Vendas:

'Lagging KPI': As receitas trimestrais: uma medida high-level do desempenho da equipe de vendas.

'Leading KPI': A frequência de demonstrações de produtos ou o volume de propostas enviadas: indicadores promissores do sucesso futuro de vendas.

 

Operações:

'Lagging KPI': Volumes de produção passados: um espelho da eficiência operacional de seus negócios.

'Leading KPI': Aderência aos cronogramas de manutenção de máquinas: uma previsão da capacidade de produção futura e possíveis tempos de inatividade.

 Importante: Ao balancear estrategicamente ambos tipos de KPIs, você potencializará a tomada de decisões em sua empresa. Os 'Lagging KPIs' validam as suas estratégias e quantificam o seu sucesso, enquanto os 'Leading KPIs' oferecem insights em tempo real para adaptar a sua abordagem, permitindo uma gestão proativa.

Esta abordagem dual de KPIs proporciona um painel de controle de desempenho abrangente, eficaz e em tempo real. Permite aprender com o passado, adaptar-se no presente e planejar proativamente para o futuro.

Lembre-se de que os KPIs corretos devem se alinhar com os objetivos de seus negócios, e que as capacidades preditivas dos 'Leading KPIs' fornecem resultados prováveis com base em tendências de dados, mas não são resultados garantidos!

Experimente e aplique, começando por uma área especifica e depois, escalando para as demais. Uma por vez!!!!!!!

Já há muitos casos de sucesso para validar o seu uso; agora é adaptar esses conceitos ao contexto da sua empresa, para obter todos os seus benefícios. Vamos implementar?

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são valores que medem o sucesso de sua organização no cumprimento de seus objetivos. Os KPIs fornecem informações sobre as condições de negócios, como

Previsibilidade

Retorno antecipado sobre o investimento (ROI)

Qualidade do produto

E outros

Na prática, os KPIs medem como uma empresa crescerá estrategicamente.

Entretanto, por trás de cada KPI está a implicação de que as condições atuais influenciam as tendências e informam as previsões de crescimento futuro. Os indicadores de avanço e de atraso são qualificadores que avaliam o estado atual de uma empresa (indicador de atraso) e preveem as condições futuras (indicador de avanço), de modo que as empresas possam obter projeções precisas.

No artigo a seguir, discutiremos os indicadores leading e lagging: o que são e como usá-los.

O que são indicadores leading e lagging?

Os indicadores leading e lagging ajudam osgestores a entender as condições e tendências dos negócios. Eles são métricas que informam aos gestores que eles estão no caminho certo para atingir as metas e os objetivos da empresa.

Indicador principal - Leading

Os indicadores leading são, às vezes, descritos como inputs. Eles definem quais ações são necessárias para atingir suas metas com resultados mensuráveis. Eles "conduzem" ao cumprimento bem-sucedido dos objetivos gerais da empresa, e é por isso que são chamados de "principais".

Um indicador principal incentiva os participantes da empresa a se perguntarem:

Que processos posso empregar para atingir essa meta com níveis mais altos de sucesso?

Qual a finalidade dos leading e lagging?

Leading e Lagging Indicators são dois tipos de indicadores de desempenho utilizados para monitorar os resultados passados e futuros da organização. 

“Leading” pode ser traduzido livremente como “levando a algo”. “Lagging”, por sua vez, significa “atrasado”, “que ficou para trás”. Levando essas traduções para o contexto da gestão de desempenho por indicadores, podemos dizer que Lagging Indicators são as métricas que mostram resultados que já passaram.

Já os Leading Indicators se referem às tendências e aos resultados que ainda estão por vir.

Lagging Indicators são mais fáceis de mensurar, mas difíceis de serem influenciados. Isso porque representam algo já estabelecido, que não dá mais para mudar.

O que são Leading Indicators?

Leading Indicators são indicadores de desempenho que apontam tendências futuras.

Eles apresentam características preditivas e podem levar ao alcance de outros resultados.

Se, por exemplo, sua intenção é aumentar a Taxa de Conversão (indicador lagging), você precisará aumentar a quantidade de follow-ups (indicador leading). Ou seja, são os follow-ups que vão conduzir seu time de vendas a efetuar mais conversões.

Leading e Lagging Indicators: o que são e quais as diferenças?

Leading e Lagging Indicators: qual tipo vale mais a pena implementar?

Agora que você já sabe o que são Leading e Lagging Indicators, deve estar se perguntando em qual desses dois tipos vale mais a pena concentrar as suas análises de desempenho.

E a resposta é simples e direta: dedique-se a analisar os dois.

Os indicadores de desempenho Leading e Lagging são complementares. Utilizar esses dois tipos de métricas de maneira combinada permitirá que você realize análises mais completas sobre a performance da sua empresa e consiga fazer ajustes mais certeiros. 

Com os Lagging Indicators você consegue medir a performance da sua empresa sobre determinado aspecto até certo ponto no passado. Já com os Leading Indicators, você consegue traçar um plano e fazer projeções que te permitirão solucionar problemas identificados pelos indicadores lagging.

Exemplos de Leading e Lagging Indicators na prática

Para que você possa compreender de uma vez por todas como funcionam os Leading e Lagging Indicators, separo aqui alguns exemplos práticos.

Temos aqui dois indicadores de desempenho: Satisfação dos Clientes e Satisfação dos Funcionários.

Analisando essas duas métricas isoladamente, é possível considerar a Satisfação dos Clientes como Lagging Indicator e a Satisfação dos Funcionários como Leading Indicador. Isso porque funcionários satisfeitos levam a um melhor nível de satisfação dos clientes da empresa.

No entanto, a Satisfação dos Funcionários também pode ser encarada como um Lagging Indicator. Nesse caso, um exemplo de Leading Indicator que poderia ser analisado em conjunto é o número de colaboradores inscritos no Programa de Desenvolvimento Profissional da empresa como exemplo.

 

Gostaria de frisar que nenhum KPI - Key Performance Indicator terá e trará resultados sem termos o mais importante:

KPI - KEY PEOPLE INSPIRED!!!!!!!!!!!!

 

Um GESTOR proativo, motivado e altamente talentoso, reconhecido por sua engenhosidade estratégica, visão de negócios, liderança e uma enorme capacidade de INSPIRAR PESSOAS.