Estamos realmente procurando profissionais com brilho nos olhos?
Estamos realmente procurando profissionais com brilho nos olhos?
Cada vez mais ouvimos sobre a escassez de profissionais motivados, engajados e com brilho nos olhos. Isso não é apenas um sentimento meu, mas sim, algo que vemos em pesquisas.
Mas será que é tão difícil achar esses profissionais? Minha opinião, não. O erro está no modo como as empresas, RH e chefes procuram seus funcionários.
Quantos vezes você acompanhou ou participou de um processo seletivo e ouviu, “mas ele nunca trabalhou nessa área", “ele nunca trabalhou com esse produto” ou, “mas ele tem menos anos de experiência nessa função”.
Para nenhuma das perguntas acima a questão de motivação, engajamento e paixão são levadas em conta.
A meu ver, um profissional engajado e com paixão (brilho nos olhos), mesmo sem conhecer a área, produto, ou com menos tempo de “cadeira”, consegue aprender e encontrar soluções mais rápidas e melhores do que o que tem experiência, mas não possui a mesma determinação.
Vou dar um exemplo real.
Num processo em que estava realizando para contratar um Assistente de Marketing, procurei identificar o brilho nos olhos de que estamos falando. Um outro gestor também procurava um Assistente de Marketing para sua área. Acabamos realizando o processo juntos.
Identifiquei o meu candidato com as características que sempre procuro, determinação, paixão e brilho nos olhos.
Não foi surpresa quando fui questionado pela empresa, pelo RH e pelos superiores por essa pessoa não ter nenhuma experiência na área e nem no segmento. Mesmo assim, mantive minha decisão.
O outro Gestor, contratou um Assistente com experiência no setor e área.
Após um ano, meu candidato passou de Assistente para Analista de Marketing e tinha reconhecimento de todos do departamento como um profissional diferenciado.
Já o outro candidato com experiência teve que ser desligado, porque não acompanhou o ritmo da empresa e principalmente, não soube adaptar o que conhecia com o novo cenário em que se encontrava.
Reflita e tente lembrar dessa história no próximo processo seletivo que participar, você poderá ter uma grande surpresa.
Nicholas Dannias
Mentor - Coffee & Mentoring
11-9-3029-7669
ndannias@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/nicholasdannias/