Comunicar ou Comunicação?
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem).
Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação. Eu considero que essa ferramenta seja infalível para nos ajudar a ser Visto, Ouvido e Avaliado. Além dessa informação, dizemos que temos 3 canais de comunicações, e que são fascinantes quando podem nos ajudar. São eles: o Visual, Auditivo e o Sinestésico.
A importância desses canais podem e devem contribuir com muitos setores de uma organização. Muitos departamentos como o de Compras, não só o de vendas, vêm buscando esse conhecimento, assim como o aprendizado. Acredito que para a liderança, poderia contribuir e muito para o entendimento para os relacionamentos com suas equipes. Percebo que a comunicação atual no mundo corporativo vem recheada de cobranças e, muitas vezes, de forma sistemática e não assertiva.
O trato, o cuidado ao produzir a fala a alguém não existe, e com isso a informação sai mal produzida porque, de fato, as pessoas pouco se comprometem para que o seu interlocutor entendao que o comunicador estáa falando. Isso tem sido um 'tiro no pé' para os cumprimentos de metas e resultados.
As pessoas têm entendimentos diferentes por estarem relacionados com a emoção e a razão ,e isso é individual ,é de cada um. E a liderança, no calor da emoção, prejulga demais o ato de forma impensada, o que leva as pessoas, às vezes, a cometerem injustiças.
Percebo no mundo surreal as pessoas se dedicando muito às ferramentas tecnológicas, a pressa da leitura ou o control V ou control C, para se dizer; "eu tenho a informação". Porém eu lhe pergunto: como fica o entendimento sobre ela, se você mal se preocupou em passar para frente o conhecimento e o entendimento que você gostaria que todos tivessem?
A preocupação aqui, em falar da comunicação, é porque o ato de se comunicar é muito maior do que um simples repasse da informação. Eu diria que se faz necessário, praticarmos a Ação e, para isso, precisamos querer contagiar pessoas, disseminar a compreensão e o entendimento para que os resultados possam ser alcançados de forma natural, compreendida e já mais automática, como vejo acontecer entre as pessoas.
É simples: o passar, o repassar. Mas a grande dificuldade é explicar a ação para que o outro entenda. E aí vem o prejulgamento de uma ação. O que é novo é incompreendido, porque as pessoas estão limitadas ao que é de costume. Quando alguém sai do ritmo ou do quadrado, isso pode causar estranheza.
Em uma situação onde há tantos desempregados, há tantas pessoas preocupadas com o seu bem- estar e não o bem-estar do outro, e de fato entender; o que de fato fez o individuo tomar tal ação. Chamo a atenção e faço um alerta: precisamos prestar mais a atenção ao nos comunicar, e de que forma passar esta ou qualquer informação. Seja para um superior, um amigo, uma possível conexão, mas o mais grave é não saber entender que todos nós somos "CLIENTES", e devemos buscar sempre querer entender qual é a necessidade das pessoas. Independente de qual seja o estágio em que essa pessoa se encontra. Por isso faço aqui uma observação: vamos entender melhor as necessidades, não só dos nossos Clientes, como ouço os jargões, mas precisos e emergentes que são praticados no mercado. Vamos tentar nos comunicar melhor; seja com os nossos os seus Clientes, Familiares, Amigos, Candidatos e, porque não, com as pessoas...
Pense nisso. Poderemos construir mais relacionamentos saudáveis, além de estreitarmos novos negócios e, quem sabe, um belíssimo aprendizado com aqueles que ainda não nos conhecem.
Mas uma vez, estou por aqui. Um Ótimo dia a todos.
Ailton de Oliveira