Como fazer uma parceria com uma empresa maior quando voce é uma startup
O número de novas startups está aumentando exponencialmente. De acordo com o Índice Kaufman 2015, a opção para startups é fazer parcerias com empresas mais estabelecidas para ter uma maior sensação de estabilidade à medida que a nova empresa cresce. Mas como você chama a atenção de empresas gigantescas e as convence a unir forças com você?
Recentemente, uma startup de tecnologia que visa capacitar os candidatos a definir mais claramente suas carreiras, associou-se ao GED Testing Service, que tem sido o teste de equivalência do ensino médio nos USA desde 1942. A parceria resultante criou uma relação única que
permitiu ambos os lados para alcançar seus objetivos.
Embora o aumento de startups seja uma ótima notícia para a economia em geral, para novos empreendedores isso significa mais concorrência para a atenção da mídia, investidores e clientes.
Acredite em mim, o processo não é fácil e não deve ser feito cegamente. Aqui estão cinco etapas para associar com sucesso sua startup a uma empresa maior:.
1. Defina o que você quer de uma parceria
Criar uma parceria apenas para colaborar será uma perda de tempo. Você precisa ter uma boa noção do que você quer sobre resultados finais para que a parceria seja considerada.
No exemplo de tecnologia citado acima, o objetivo era encontrar uma maneira de levar uma solução de carreira para pessoas que precisassem dela, impactando mais vidas e carreiras de maneira positiva. Era absolutamente necessário que qualquer organização com a qual houvesse a parceria, compartilhasse o mesmo objetivo.
Antes mesmo de começar a procurar outra empresa para fazer parceria, pense no que o seu progresso poderia fazer melhor. A distribuição é fraca? O design do produto precisa de ajustes? Você está tendo problemas para alcançar o grupo demográfico que deseja segmentar?
Depois de decidir o tipo de ajuda de que sua startup precisa, você pode começar a procurar o parceiro certo.
2. Saiba o que você traz para a mesa
Um ótimo relacionamento é um equilíbrio de dar e receber. Quando você aborda um parceiro em potencial, não se preocupe em contatá-lo, a menos que saiba por que ele gostaria de falar com você. Saiba o que você tem para oferecer.
As chances são de que sua startup nasceu de um problema. Você viu um problema ou algo que estava faltando e desenvolveu uma solução. Se outra organização estiver envolvida, você precisará encontrar uma maneira de sua solução ajudá-la também.
Não pense que só porque uma empresa tem sido bem-sucedida há anos, tudo já foi resolvido. Os tempos mudam e as empresas mais antigas precisam estabelecer formas de se adaptar. Seja uma tecnologia melhor ou uma maneira de corrigir um novo problema que nunca foi enfrentado antes, há uma boa chance de sua startup ter algo inovador para oferecer.
Tenha sessões de brainstorming com sua equipe para analisar as necessidades dos possíveis parceiros com uma lente grande angular. Apresentar a percepção correta pode ser a chave para desvendar a oportunidade de parceria que você deseja.
3. Encontre um contato pessoal na empresa maior
Às vezes, o pitching frio funciona, mas as coisas são infinitamente mais fáceis se você já tiver uma conexão na empresa maior. Acesse sua rede profissional e veja se você e a empresa com quem gostaria de ter parceria têm algum amigo em comum. Ter uma introdução calorosa levará a uma conversa substantiva mais rapidamente.
Ao começar a construir um relacionamento, fique constantemente alerta para sinais que indiquem como será trabalhar em equipe. Considere os valores centrais de sua empresa iniciante e se essa relação permitirá ou não que você permaneça fiel a eles.
4. Certifique-se de que os objetivos estão alinhados
Identifique a demanda e ou o problema e teste alguma solução para compreender se os seus objetivos e de seu parceiro potencial estão alinhados. Por exemplo, você pode ter os recursos e a tecnologia de ponta e seu parceiro ter as pessoas que se beneficiariam com isso. Ao formar parcerias, ambas as organizações podem atingir suas metas individuais.
Ao embarcar em qualquer empreendimento com um novo parceiro, é importante ser aberto e honesto sobre as expectativas de cada um para o projeto. Fique na mesma página sobre tudo, desde as funções e responsabilidades de cada empresa até a avaliação do sucesso.
5. Seja paciente
É lamentável, mas quanto maior a empresa, mais tempo leva para as decisões serem tomadas. Dadas as camadas extras de gerenciamento e o número de pessoas que devem ser incluídas em cada etapa do processo, é importante estar preparado para um ritmo muito mais lento do que uma empresa iniciante está acostumada.
Como um empreendedor, pode ser frustrante estar constantemente esperando que seu parceiro volte para você com sua decisão. Mas perceba que, da perspectiva deles, pode ser igualmente irritante sentir-se apressado.
Estabeleça prazos e modos de comunicação com os quais ambos os lados se sintam à vontade e compreenda quando a burocracia ocasionalmente atrasa as coisas.
A parceria com uma empresa maior não é adequada para todas as startups. É preciso muito trabalho e colaboração, além de muita paciência! No entanto, unir-se a uma empresa mais estabelecida pode ser uma grande vitória se você acertar.
No mais, mantenha seu espírito empreendedor e principalmente, divirta-se com seu trabalho.