Como achar o trabalho dos seus sonhos e que você ama
Como achar o trabalho dos seus sonhos e que você ama
Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem “procure o que te faça feliz”, ou “procure algo que você ame fazer”, ou uma que para mim foi a máxima: “procure fazer algo que você faria se ganhasse na mega sena, pois isso é o que você ama”? Acredito que sim, tem funções e atividades que nos agradam mais e que fazem nossos “olhos brilharem” mais. Mas será que realmente essa procura deve ser somente externa? Conheço profissionais que já trabalharam em diversos setores e em todas as empresas de cada setor, e eles continuam reclamando, criticando as empresas, chefes e empreendedores. Será que eles ainda não encontraram sua vocação? Até quando irá durar essa “procura pela felicidade”?
Cada ano que passa tenho ouvido mais e mais pessoas reclamando do trabalho e fazendo o mínimo pela empresa. Funcionários que contam os segundos para ir embora como se o computador fosse explodir depois das oito horas trabalhadas. Colaboradores que fazem o mínimo ou evitam ter trabalho ao máximo, ou que entregam apenas o básico. Eles trabalham sem, desculpem a palavra, “tesão”. Nestes casos devemos pensar, mas e as empresas? Devem ser terríveis? Pelo contrário, muitas vezes proporcionam excelentes benefícios, com salários elevados, valorizam as pessoas, tratam com respeito, buscam seguir os horários, ganham prêmios de liderança, inovação, GPTW (Great Place To Work), etc. Então o que acontece? A verdade é que muitos funcionários culpam os outros, como chefes, donos e empresas, por não serem felizes, mas não fazem uma autoanalise de seus comportamentos.
Vejam, não estou falando aqui que tudo deve estar perfeito nas empresas, afinal, todo lugar e pessoas têm problemas. Precisamos criar uma balança imaginária e ver se existem mais coisas positivas ou negativas. Bem a verdade, devemos procurar sim a felicidade, mas essa busca muitas vezes está mais interna do que externa. Como você enxerga seu trabalho ou sua função? Pesquisas mostram e tenho reparado isso no dia a dia, que as pessoas mais felizes com o trabalho, são as que trazem mais resultados, se desenvolvem mais rápido e inovam com maior frequência. Mas o que fazem estes profissionais trabalharem com tanta paixão? Como eles encontraram o trabalho dos sonhos? Aqui está a parte interessante. Eles não encontraram os trabalhos dos sonhos, nem acharam a empresa que amam. Foi o contrário. Estes profissionais buscam amar genuinamente o seu trabalho e a empresa em que trabalham.
Em alguns estudos realizados para analisar o comportamento destes funcionários, demonstraram que realmente o diferencial era como o funcionário encarava o seu dia a dia, procurando enaltecer para si mesmos, os pontos fortes da empresa onde trabalham, assim como em suas profissões e relacionamento com pares e chefes. Estes funcionários motivados realmente falam aquela famosa frase: “faça o que você ame e nunca irá trabalhar” com total sinceridade, porque amam o que fazem. Todavia, não estão nas melhores empresas, nem nos melhores cargos, mas encaram como se fossem.
A grande maioria dessas pessoas extremamente motivadas possuem isso em seu interior, é algo genuíno. Ou seja, elas nem pensam nisso, apenas são assim. Não existe uma explicação das razões delas serem assim, mas imagina-se que tem ligação com criação, estilo, acontecimentos durante a vida, etc. Mas se você percebe que não está com essa visão ou não tem isso no seu interior, não se assuste e não desista, porque a boa notícia é que esse modo de ver as coisas e o trabalho pode ser moldado. Apenas necessita de atitude, vontade e persistência.
Como fazer para mudar o modo como vemos o trabalho, o chefe ou os colegas? Existem algumas atitudes que ajudam a mudar o modo como encaramos o nosso dia a dia. Quando acontecer algo ruim ou tiver uma notícia desagradável, tente intender o que aconteceu e as razões. Nem as pessoas nem as empresas querem prejudicar os funcionários. Acredite, na maioria das vezes têm um motivo e uma explicação para os acontecimentos, mesmo que não tenham sidos compartilhados com você. Evitar pessoas fofoqueiras e que só falam negatividade. Tenha um propósito, mesmo que a empresa não te diga um. Com certeza seu trabalho ajuda alguém de alguma forma. Não veja o trabalho como algo obrigatório e terrível. Pense como se fosse uma festa ou algo divertido. Tenha empatia por todos. Pedimos sempre que todos nos entendam e tenham empatia por nós, mas fazemos isso por todos? Ser grato por tudo, agradecer e valorizar, inclusive as pequenas coisas. Mas para mudar o nosso modo de ver o trabalho e a vida, é preciso estarmos atentos e nos policiar constantemente. Logo pela manhã, quando estiver a caminho do trabalho já comece a pensar e agradecer: “hoje terei um dia maravilhoso”, “estou numa ótima empresa”, “não irei reclamar”, “hoje darei o meu melhor”, e outros pensamentos positivos. Mas todas essas atitudes e comportamentos devem ser feitos todos os dias e a todo momento. No final do dia é importante fazermos uma reflexão, “hoje eu falei coisas boas”, “ajudei os outros”, “agradeci à empresa e às pessoas”, e o principal “eu realmente dei o meu melhor?”.
Tudo isso pode parecer bobo, mas é eficiente e já vi muitos profissionais passarem de medianos para estrelas e atingirem cargos altíssimos, assim como, passarem de casos de insatisfação e quase depressão, para uma alegria genuína pelo trabalho. Antes de mais nada, nós somos responsáveis pela nossa própria felicidade, não vamos culpar os outros. Convido vocês a partir do final dessa leitura, adotar essa postura positiva e mude você também, ou melhore ainda mais, sua vida profissional e até pessoal.
Nicholas Dannias.
Nicholas Dannias.