Colaboradores do CAMP SBC se destacam em atividade realizada pelo presidente NOVI.
Iniciada sua gestão 2015-2016, o presidente NOVI realizou uma atividade com os colaboradores do CAMP SBC, na Reunião Unificada de janeiro (a Reunião Unificada é realizada uma vez por mês, com todos os colaboradores do CAMP SBC). A proposta era que cada um escrevesse suas opiniões e sugestões a respeito da frase: “Em 2015, faça o CAMP brilhar...”, contribuindo para trabalho da instituição.
Foram mais de 90 frases escritas e apenas 10 selecionadas pelo próprio presidente. Os Gestores votaram e escolheram a frase vencedora. O resultado foi divulgado para todos os colaboradores.
Frase Campeã:
“Eu diria que, as nossas crianças, os nossos valores, as nossas políticas precisam cada vez mais saírem dos papéis (papel).
Nós somos nosso crachá, acreditar, realizar e solidificar os princípios poderá nos ajudar a ser uma enorme referência de bons exemplos e grandes costumes para a sociedade. Não basta vestir a camisa, temos que transpirar. Temos que contagiar as pessoas, sermos assertivos com a comunicação simples mais arrojada.
Nossa missão ela tem que se tornar cada vez mais viva, nos levando acreditar que somos capazes de lidar com o sonho, a formação de toda pessoa que quiser fazer a diferença, inovar, criar e fortalecer laços de sabedoria seja dentro ou fora das salas de formação. Temos que ser o exemplo”.
Nós preparamos uma entrevista com Ailton de Oliveira Moraes, instrutor do CAMP e criador da frase campeã.
CAMP: Conte-nos um pouco da sua trajetória profissional.
Ailton: Sou Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade FEI, também Programador de Computador, pelo Colégio Brasília. Possuo cursos extensivos de ISO (USP-PIRACICABA), Gerência de Recursos Humanos (FMU), Outsourcing em TI (USP), Qualidade pelo órgão certificador BVQI. Me capacitei como Brigadista (Águia de Fogo), Oratória e Comunicação Verbal (FEI).
Ocupei cargos de gestão, como: Gerente de Vendas e Comercial, Coordenador de Recursos Humanos e Gerente de Recursos Humanos em indústrias e serviços. Realizei viagens em território nacional, efetuando LNT, Seminários e Contratações em diferentes níveis.
Na parte da docência possuo aulas ministradas para universidades em cursos de: MBA, Pós Graduações, Graduações, Ensinos Técnicos e Tecnológicos; Universidade Oswaldo Cruz, UNIABC, Faculdade Anchieta, SENAC, FAJ, FATEC, e FIA. Parceiros de Negócios; FIESP, CIESP e SENAE.
CAMP: Como suas experiências profissionais, contribuem para ministrar aulas no FBT e no PA?
Ailton: Nas aulas me transporto ao tempo dos acontecimentos, além de citar exemplos e ocorrências em processos e melhorias vivenciadas na prática, o que facilita a linguagem e o entendimento dos alunos para o conhecimento. A ideia é que eles tenham o aprendizado de forma confiante, apesar de que muitas vezes eles não gostam muito de escreverem a matéria. Mas é o que eu sempre falo, copiem a matéria, escrevam, pois o exercício da mão exercita o cérebro a compreender o que esta escrevendo. E depois, em algum lugar você ira utilizar a matéria, pois o conhecimento é o único tesouro que transportamos para onde formos, e isso ninguém irá tirar de vocês.
Ao chegar ao CAMP, busquei levar para as salas de aula trabalhos em Equipe, Workshop, além das dinâmicas de grupos, onde os alunos acabam sendo estimulados a acreditarem na SINERGIA entre as pessoas.
CAMP: Como você vê a importância do CAMP na formação dos jovens?
Ailton: Eu vejo que se trata de um trabalho nobre, onde muitos representantes de empresas e jovens, não imaginam a estrutura que esta por trás para atendê-los. Aqui procuramos oferecer para os jovens que chegam o conhecimento. O intuito é ensinarmos a lidar com as adversidades, como trabalhar as expectativas, a importância do socializar, o trabalhar em equipe, além de ensina-los a lidar com a ansiedade.
Aqui todo o colaborador de diferentes setores tem o seu papel de forma direta ou indireta, onde todos procuram contribuir para com a formação desses jovens, pois desde a portaria até a Presidência, a orientação é recebê-los, para capacitar e prepara-los para serem grandes profissionais, além de torna-los pessoas grandiosas em sua singularidade. Acredito que o CAMP, é o modelo de Trabalho, Confiança e Transparência, onde busca cada vez mais, estar atualizado sobre a LEI 10.097, que ampara os direitos e deveres que temos que ter para com os nossos Jovens aprendizes.
A ideia é juntos prepararmos o Jovem Aprendiz, para a sua primeira oportunidade de emprego em suas vidas, além de torna-los referencia para nossa Sociedade.
Sinto-me honrado, em poder fazer parte de uma história como essa.