CINCO PASSOS DO PROCESSO "RCA"?
RCA - ROOT CAUSE ANALYSIS - RCA - ANÁLISE DA CAUSA RAIZ -
O que é a Análise da Causa Raiz (RCA)?
→ Análise da causa raiz é definida como um método, técnica, ou abordagem que é utilizada para identificar a causa raiz de um problema.
→ A causa raiz é a questão central que é responsável pela geração do problema. Por outras palavras, é definida como um fator que é responsável por ou uma não conformidade.
→ Há demasiados métodos e ferramentas disponíveis para isso além do RCA.
→ Algumas ferramentas são geralmente utilizadas para a resolução de problemas, tais como (1) Metodologia Seis Sigma (2) Metodologia 8D (3) A3 e etc.
Metodologia [muito famosa em nas fabrica da Toyota], etc.
→ Enquanto outras ferramentas são dedicadas apenas a actividades do RCA. tais como (1) Porquê, 5 Porquês análise e Diagrama de causa-efeito (Diagrama de Fishbone ou Diagrama de Ishikawa), etc.
→ A análise da causa raiz é a parte mais importante da TQM [Total Quality Management].
→ É o coração do processo de resolução de problemas e, além disso, por vezes é utilizado como parte de um processo de Melhoria Contínua.
→ É importante notar que a RCA não é capaz de gerar um resultado, mas é utilizada como parte importante na resolução de problemas.
Projeto na Organização.
? Causa de raiz:
? Um fator A é considerado a causa raiz de uma doença ou problema X se A for removido e esse problema não volta mais a ocorrer
Falhas Repetidas.
? É uma abordagem pró-activa.
? Fator causal:
? Um fator A é considerado como uma causa(s) que é(são) responsável(eis) pela falha, mas não é uma causa(s) raiz(s) porque ao ser eliminado este fator casual, podemos melhorar o resultado do nosso processo, mas a questão pode repetir-se e não impedirá a recorrência do problema com certeza.
? Por vezes é refutado como a causa provável ou potencial de falha mas não a causa-raiz.
? Contra-medida:
? A ação é tomada contra a causa-raiz ou contra o fator A casual, para que o mesmo problema X ou a mesma causa não se repeta de novo.
? Por outras palavras, podemos dizer que a contra-medida é o oposto da causa-raiz.
5 PASSOS DO PROCESSO
Passo 1: Definir o problema
→ Nestas etapas, temos de desafiar a questão: O que é o Problema?
→ Quais são os sintomas?
→ Podemos utilizar o Método 5W1H.
Passo 2: Recolha de dados
→ Nesta etapa, temos de recolher dados sobre o problema.
→ Há quanto tempo existe o problema?
→ Quais são as consequências?
→ Temos de analisar uma situação de forma independente.
→ Temos de trabalhar em equipe.
→ Também, incluir as pessoas trabalham no processo porque são as mais familiarizadas com o problema para que possam ajudar-nos a uma melhor compreensão do problema.
Passo 3: Identificar os possíveis fatores causais
→ Identificar e qual a sequência de eventos que leva ao problema.
→ Descobrir as condições que permitem a ocorrência dos problemas.
→ Que outros problemas rodeiam a ocorrência do problema central?
→ Durante o passo 3, temos de identificar o maior número possível de causas.
→ Na maior parte dos casos, as pessoas identificam uma ou duas causas e depois param, mas isso não é suf ficiente.
→ No RCA, não queremos simplesmente tratar as causas mais óbvias - temos de cavar mais fundo.
Passo 4: Identificar a(s) Causa(s) Raiz(s)
→ Identificar porque existe o fator causal?
→ Descobrir qual é a verdadeira razão por detrás da falha?
→ Pode usar as ferramentas abaixo ou RCA
? (1) 5W1H
? (2) Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe)
Passo 5: Recomendar e implementar soluções
→ Identifique o que se pode fazer para evitar que o problema se repita?
→ Como é que a solução que será implementada?
→ Quem será responsável por inplementação?
→ Quais são os riscos da implementação da solução?
→ Analise o processo, e identifique se são necessárias alterações para o novo processo, sistema ou não?
Wilson Gonçalves - (wgs)