7- Quais os principais fatores de risco para o câncer de próstata?

Publicado em 30/10/2017
1.226 visualizações

Mutações genéticas hereditárias Algumas mutações de genes podem ser transmitidas de geração em geração e são encontrados em todas as células no corpo. Alterações genéticas hereditárias são responsáveis por cerca de 5% a 10% de todos os casos de câncer de próstata.

O câncer causado por genes herdados é chamado de câncer hereditário. Mutações genéticas adquiridas Algumas mutações genéticas acontecem durante a vida de uma pessoa e a essas são ditas adquiridas ou somáticas. Dessa forma, não são transmitidas para as crianças.

A maioria das mutações genéticas relacionadas ao câncer de próstata parecem desenvolver durante a vida de um homem e não foram herdadas ao nascimento. Cada vez que uma célula se prepara para se dividir em 2 novas, deve copiar o seu DNA.

Este processo ocorre milhões de vezes ao dia dentro de todos nós e por vezes podem ocorrer erros, deixando o DNA defeituoso na nova célula que surge. Portanto, qualquer coisa que acelera este processo pode aumentar a probabilidade de desenvolver a doença. Algumas pesquisas demonstraram que os homens com altos níveis do hormônio IGF-1, que é um fator de crescimento semelhante à insulina, são mais propensos a manifestar câncer de próstata. No entanto, outros estudos não encontraram essa associação. Mais pesquisas são necessárias para tirar conclusões mais precisas.

Como mencionado nos fatores de risco de câncer de próstata, alguns estudos descobriram que a inflamação na próstata pode contribuir para o surgimento da doença. Uma teoria é que a inflamação pode levar a danos no DNA da célula, o que pode contribuir para uma célula normal se transformar em uma célula de câncer. Um fator de risco é algo que afeta sua chance de contrair uma doença como o câncer.

Cânceres têm diferentes fatores de risco. Alguns fatores de risco, como o tabagismo e exposição à produtos químicos podem ser modificados. Outros, como a idade ou história familiar de uma pessoa são considerados para possivelmente iniciar um acompanhamento precoce. Mas é importante deixar claro que o fato de ter um fator de risco, ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas com um ou mais fatores de risco não nunca manifestarão o câncer.

Os motivos desta “imunidade" ao câncer ainda não são completamente conhecidos e são alvo de muitos estudos científicos. Pesquisadores descobriram vários fatores que podem afetar o risco de um homem manifestar o câncer de próstata.

Dr. Bruno Benigno CRM 126265 www.consulteumurologista.com

Fone: 11-3258-5666

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.