6- Como saber meu risco de ter o câncer de próstata?

Publicado em 30/10/2017
1.714 visualizações

Os cientistas não sabem exatamente o que causa o câncer de próstata, mas encontraram alguns fatores de risco e estão tentando aprender mais sobre como as células da próstata se tornem cancerígenas.

Para você entender melhor, o câncer da próstata é iniciado por alterações no DNA de uma célula normal. O DNA é a substância química em nossas células que agrupa todos os nossos genes. Nossos genes controlam a forma como as nossas células funcionam.

Alguns genes controlam quando as nossas células crescem, se dividem e morrem. Genes que normalmente mantêm o crescimento celular sob controle, erros de reparação do DNA, ou levam as células a morrer na hora certa são chamados genes supressores de tumor. De forma oposta, os genes que incentivam a multiplicação das células são conhecidos como oncogenes.

O câncer pode ser causado em parte por mudanças no DNA (ou mutações), que ativam em excesso os oncogenes ou desligam sem necessidade os genes supressores de tumor. Algumas dessas alterações do DNA podem ser herdados de um dos pais ou pode ser adquirido durante a vida de uma pessoa.

Mutações genéticas hereditárias Algumas mutações de genes podem ser transmitidas de geração em geração e são encontrados em todas as células no corpo. Alterações genéticas hereditárias são responsáveis por cerca de 5% a 10% de todos os casos de câncer de próstata. O câncer causado por genes herdados é chamado de câncer hereditário. Vários genes mutados hereditárias têm sido associados ao câncer da próstata, incluindo:

RNASEL (anteriormente HPC1): A função normal do gene supressor de tumor induzir a morte da célula quando algo dá errado. Mutações hereditárias neste gene podem deixar células anormais vivas mais tempo do que deveriam, o que pode levar a um risco aumentado de se transformar em câncer da próstata.

BRCA1 e BRCA2: Estes genes supressores de tumor normalmente ajudam na reparação de erros no DNA de uma célula (ou provocam a morte da célula, se o erro não pode ser corrigido). Mutações hereditárias nestes genes mais comumente levam ao câncer de mama e de ovário em mulheres. Mas as alterações nestes genes (especialmente BRCA2) também são responsáveis por um pequeno número de cânceres da próstata.

Genes DNA mismatch reparação (como MSH2 e MLH1): Estes genes normalmente ajudam a corrigir erros no DNA que ocorrem quando uma célula se prepara para se dividir em 2 novas células. Os homens com mutações hereditárias nestes genes têm uma condição conhecida como síndrome de Lynch (também conhecido como câncer colorretal não-polipose hereditário, ou HNPCC), e estão sob maior risco de desenvolver o câncer colorretal e de próstata.

HOXB13: Este um gene importante para o desenvolvimento da próstata quando ainda somos embriões no útero. As mutações neste gene têm sido associados ao câncer de próstata precoce ( quando é diagnosticado em uma idade muito jovem). Felizmente, esta mutação é rara.

Dr. Bruno Benigno CRM 126265

www.consulteumurologista.com  Fone: 11-3258-5666 


Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.