Pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas por impulso. A função básica do Marketing Subliminar é preparar a mente dos clientes para desejarem produtos e marcas, principalmente quando expostos no varejo. A forma de exposição de produtos e marcas deve criar uma atmosfera de compras que tenha um nexo causal com o seu conceito e com o seu valor. A atmosfera de compras deve sedar o cliente estimulando os 5 sentidos, principalmente a visão. A visão deve ser estimulada com iluminação brilhante e consistente, disposição dos espaços e do mobiliário de forma simples e cores primárias nos aspectos principais do ambiente como um todo. O impulso de compra aumenta quando a variedade de opções de marcas é maior. 

A criação de uma atmosfera de compra surge do design do ambiente e como esse ambiente comunica sua mensagem. Um ambiente comunica mensagens com iluminação, cores, música, aromas, clima, arquitetura, equipamentos, localização, informação e sinalização, exposição de mercadorias, espaço para circulação das pessoas, estacionamento, banheiros, apresentação e atendimento das pessoas que atendem, e outros aspectos que gerem percepções. A atmosfera de compra deve induzir à compra. 

Má localização da loja, fachada feia ou escura, degraus, obstruções. Vitrines desorganizadas, visuais complicados. Escassez ou excesso de produtos. Falta de preços na vitrine. Arrumação confusa, decoração morta. Tráfego excessivo, localização distante. Tabloides ou panfletos desestimulantes. Atendimento inadequado, falta de simpatia dos funcionários, dificultam a criação de uma necessidade subliminar de compra, inviabilizado um processo de fidelização do cliente. 

Vocês já pensaram nisso?