VOCÊ SABE O QUE É GESTÃO?
VOCÊ SABE O QUE É GESTÃO?
Durante a minha trajetória profissional, desenvolvi e venho desenvolvendo projetos com empresas e pessoas com foco na maximização profissional de suas competências e criando um ambiente profissional que valorize as diferenças e as potencialize com um objetivo da criação de norte comum que os permita um trabalho em equipe e consequentemente no atingimento das metas das organizações, pois só assim as metas individuais e pessoais poderão ser também conquistadas. De forma recorrente, muitos “Gestores” me questionam o porquê não conseguem alcançar seus objetivos, onde suas organizações dispõem de saúde financeira, tecnologia, infraestrutura, benefícios, remuneração atrativa, entre outros... A resposta é simples: FALTA GESTÃO, no sentido amplo da palavra. De nada adianta todos os recursos oferecidos na empresa, se não há uma Gestão de um profissional ou de uma Equipe de Gestores que Encante seu Cliente Interno. O encantamento não é feito só de remuneração, mas também e principalmente de transferência de informação que gere conhecimento, capacitação e treinamento profissional que gere segurança e comprometimento no desenvolvimento dos gaps existentes e na melhoria de suas atribuições, na inserção do profissional como sendo um verdadeiro Stakeholder na manutenção do negócio, na criação de um ambiente de sucessores, pois o negócio não pode ficar na responsabilidade de uma única pessoa, e por fim, na valorização e no elogio das pessoas.
Outro fator também me chama muito a atenção, é o grau de exigências feito pela maioria dos “Gestores”, como universidade de primeira linha, no mínimo fluência em dois idiomas além do idioma nativo, vivência internacional, MBA’s, Mestrados, Doutorados, no mínimo de 5 a 10 anos de experiência, entre outros... O interessante é que na maioria das vezes, os Gestores não possuem nada do que foi exigido, e o pior, a vaga ou as vagas em questão não utilizarão 10% das exigências. Neste cenário temos dois dilemas, o primeiro como cobrar tanto de um jovem profissional recém saído de uma universidade? Pois as exigências, só serão atingidas com anos de trabalho. A segunda é que os profissionais que mais se aproximam das exigências estão na faixa etária de 40 a 55 anos de idade, e na grande maioria dos processos são considerados Velhos demais para o mercado. Com isso, temos vagas que não conseguem ser preenchidas e se duvidar nunca a serão. Meu diagnóstico para estes problemas é simples FALTA GESTÃO!
O mercado precisa rever seus conceitos e deixar de perder excelentes jovens profissionais de 50 anos. Pois o que define o resultado é a vitalidade, brilho nos olhos e a experiência adquirida. O mercado precisa de jovens de 25 anos, com as suas ansiedades naturais da idade, mas com muita informação e falta de preparo, onde com a ajuda e orientação dos jovens de 50 anos (Lideres) possam ser direcionados para atingirem seus potenciais.
GESTORES PENSEM NISSO, POIS O RESULTADO NADA MAIS É DO QUE A SOMA DAS DIFERENÇAS!