O principal motivo da falência de um número cada vez maior de empresas, é seu endividamento. E o maior erro das organizações é se preocupar somente em cobrar seus clientes inadimplentes, sem levar em consideração que o endividamento e o aumento do PDD (Previsão de Devedores Duvidosos), acontecem muito antes disso. O processo de cobrança é apenas a ponta do Iceberg, pois antes dela devemos considerar o perfil, a renda e a liquidez (capacidade de pagar suas contas no vencimento) do propenso cliente. Conceder crédito é uma arte, e mesmo que tenhamos o melhor perfil, a melhor renda e o melhor score do cliente, não teremos 100% de garantia que seu título será liquidado no vencimento. Entretanto esses cuidados são cruciais para manter o controle da inadimplência.

Com a tecnologia o processo de cobrança evolui a cada dia, surgindo novas métricas e plataformas, permitindo uma melhor abordagem e maior recuperação das bases, fazendo que o segmento esteja em constante evolução e inovação. Os clientes se tornam a cada dia mais esclarecidos e exigentes, exigindo credibilidade, segurança, clareza e conhecimento do que estamos oferecendo.

A crescente concorrência nesse mercado exige criatividade, flexibilidade e adaptabilidade as mudanças constantes. O envolvimento da TI e o RH no Treinamento e na Capacitação da equipe e dos Gestores, são essenciais para a obtenção dos melhores resultados.

A melhor cobrança é aquela que concede o melhor crédito.

 

Pensem nisso e até a próxima!