Um dos grandes dilemas das organizações, é manter a motivação de seus colaboradores, para que num forte trabalho em equipe, possam atender as demandas, necessidades e especificidades de um mercado em constante transformação e evolução. Aí vem a pergunta: como motivar alguém? Antes de responder a esta pergunta, temos que entender o que é Motivação. Motivação nada mais é que Motivo à Ação. Ou seja: Comportamentos (condutas, discursos). Atitudes (disposição, tendência a agir). Ideias e Pensamentos (ideologias, crenças). Emoções e Sentimentos. 

É importante ressaltar que ninguém motiva ninguém, pois ela acontece de duas formas. A Motivação Intrínseca, que é o gosto, o prazer pessoal, por fazer alguma coisa. É, portanto, um movimento interno. É a motivação pela própria atividade em si, pelo prazer de realizá-la ou pelo prazer que ela poderá gerar. Como as atividades que geram desafios, a solução de problemas difíceis, que estimulam a criatividade e a inovação. E a Motivação Extrínseca, que é o interesse por alguma vantagem. É eminentemente utilitarista (meios e fins). Adotamos ou não certos tipos de comportamentos (meios) para ganharmos recompensas ou evitarmos punições (fins). 

A motivação está intimamente relacionada com o clima organizacional e refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, ou seja, àqueles aspectos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Assim, o Clima Organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e a elevação do moral e da autoestima. É desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades, principalmente pela falta de gestão e de liderança. 

Pensem nisso!