Caros amigos,

Estamos chegando ao final do ano e em meu novo artigo, convido a todos a responderem a seguinte pergunta: VOCÊ SABE DEFINIR A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO? E a resposta com certeza vai te nortear a encontrar a solução para que alcance seus objetivos. Boa leitura!

#HÁBITOS 

Para atingir nossos objetivos, definiremos um hábito como a interseção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. 0 conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação, o desejo de fazer. Para tornar algo um hábito em nossas vidas, precisamos reunir estes três elementos. Você saberia o motivo da sua ineficácia no relacionamento com seus colegas de trabalho, com sua esposa ou marido, e com seus filhos? Já parou para pensar que pode ser a repetição constante do que eu acho, sem nunca parar para realmente ouvir o que eles têm a dizer. A não ser que você busque os princípios corretos para a interação humana, corre o risco de nem sequer saber que precisa ouvi-los.

Mesmo sabendo que precisamos ouvir realmente o que as pessoas dizem, para interagir com elas, podemos não ter a capacidade para tanto. Pode ser que você não saiba como ouvir sinceramente o que outra pessoa está dizendo. Mas saber que é preciso ouvir e saber como ouvir não é o bastante. A não ser que você queira ouvir, e que tenha a vontade necessária, ou isso não se tornará um hábito em sua vida. Formar um hábito exige esforço nestas três direções.

Toda mudança envolve o ser / ver, que é um processo ascendente. O ser altera o ver, que por sua vez muda o ser, e assim por diante, quando nos movemos em uma espiral ascendente de amadurecimento. Através do trabalho com o conhecimento, a capacidade e a vontade, conseguimos atingir novos níveis de eficácia pessoal e interpessoal, rompendo com os antigos paradigmas que representaram a fonte da pseudo-segurança por tantos anos.

Muitas das vezes este pode ser um processo doloroso. Uma mudança precisa ter como motivação um objetivo nobre, acrescida da disposição para subordinar o que você pensa que quer no momento ao que realmente quer para o futuro. Este processo, contudo, produz felicidade, "o objetivo e função de nossa existência". A felicidade pode ser definida, pelo menos em parte, como o fruto da capacidade e do desejo de sacrificar o que queremos agora em função do que queremos futuramente.

Os HÁBITOS não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas para estimular as pessoas. Em harmonia com as leis naturais do crescimento, eles abordam de modo progressivo, sequencial e altamente integrado o desenvolvimento da eficácia pessoal e interpessoal. Eles nos levam a realizar paulatinamente o Processo de Amadurecimento, que passa da dependência para a independência. 

A nossa trajetória começa desde o nascimento, quando somos totalmente dependentes dos outros. Somos orientados, alimentados e sustentados por outras pessoas. Sem este apoio, viveríamos apenas umas poucas horas, ou no máximo alguns dias. Depois, gradualmente, com o passar dos meses e dos anos, ficamos cada vez mais independentes - física, mental, emocional e financeiramente - até chegarmos ao ponto em que conseguimos tomar conta de nós, e nos tornamos confiantes e seguros.

Conforme prosseguimos em nosso crescimento e amadurecimento, tomamos consciência, cada vez mais, de que tudo na natureza é interdependente, de que existe um sistema ecológico que governa a natureza, inclusive as sociedades. Mais tarde descobrimos que o ponto culminante de nossas vidas tem a ver com nosso relacionamento com os outros, pois a vida humana se caracteriza pela interdependência. SOZINHOS NÃO CHEGAREMOS A LUGAR ALGUM!

Pensem nisso e até a próxima! 

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

Commercial Manager do Grupo Dimas (Dimep Sistemas)

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca