Caros amigos,

Como forma de comemorar meu aniversário, gostaria de presenteá-los com meu novo artigo. E ajudá-los respondendo a uma das grandes perguntas do mundo contemporâneo.

#AGORA

VOCÊ SABE COMO DEFINIR PRIORIDADES?

Se parássemos para pensar na vida, saberíamos dizer quais são as nossas prioridades - as três ou quatro coisas que, em nosso modo de ver, são mais importantes?

Em nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, temos nos deparado com muitas pessoas de todos as partes do mundo, e estamos sempre nos surpreendendo com as realidades que nos trazem. São pessoas ativas, trabalhadoras, competentes, que sonham em se destacar na atividade que exercem. No entanto, elas estão sempre falando das grandes dificuldades que enfrentam diariamente, e o foco acaba sendo nos problemas e não nas soluções, quando tentam colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar na vida.

Por que as pessoas têm tanta dificuldade de colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar? Estamos há anos experimentando métodos, técnicas, ferramentas e informações sobre a forma de fazermos a gestão e controlar nosso tempo. Já nos disseram que, se trabalhássemos duro, aprendêssemos a fazer as coisas de uma maneira mais rápida e eficiente, usássemos um novo olhar disruptivo, ou implantássemos uma nova ferramenta, ou arquivássemos ou organizássemos de uma forma em particular, seríamos capazes de fazer tudo de que precisamos. Então, compramos um novo equipamento, implantamos um novo software, fazemos o curso do momento, lemos o livro da moda. Aprendemos a lição, colocamo-la em prática, dedicamo-nos ainda mais aos nossos projetos, mas sabe o que acontece? A maioria das pessoas com as quais trabalhamos se sente ainda mais frustradas e culpadas. Com isso nos deparamos com as seguintes questões e perguntas:

Preciso de mais tempo!

Preciso aproveitar mais a vida. Estou sempre correndo de um lado para o outro. Nunca sobra tempo para mim!

Minha família e meus amigos acham que não participo da vida deles. Como posso satisfazê-los?

Vivo eternamente em crise porque estou sempre adiando as coisas, mas estou sempre adiando as coisas porque vivo eternamente em crise!

Não consigo encontrar um ponto de equilíbrio entre minha vida pessoal e a profissional. É como se estivesse sempre sacrificando um desses lados em função do outro, o que faz piorar as coisas!

É tanto desgaste!

Tenho tantas coisas para fazer - cada uma mais interessante que a outra. Como fazer a escolha certa?

A gestão do tempo, nos condiciona a acreditar que, se fizéssemos as coisas de um modo mais eficiente, assumiríamos o controle de nossas vidas, e esse controle nos traria a paz e a sensação de realização que tanto procuramos. Como Seres Humanos e Imperfeitos, é a nossa imperfeição que nos faz sair do lugar comum e ir além. Por isso, me permito dizer e afirmar, que é uma grande balela essa história de que nossa felicidade depende de nossa capacidade de manter as coisas sob controle. Embora possamos controlar nossas escolhas de ação, não temos o menor controle sobre as consequências das opções que fazemos. As leis universais ou os princípios é que o fazem. Por essa razão, nós não controlamos nossas vidas, os princípios é que controlam. Acreditamos que aí está a verdadeira razão da frustração das pessoas cuja abordagem está contaminada pelo "gestão do tempo" comercializada e difundida como verdade absoluta e como delivery de prateleira.

Por isso, afirmo: A CHAVE DO SUCESSO ESTÁ NO AGORA!

Não deixe escapar a oportunidade que surge em sua vida, pois talvez ela nunca mais volte. Viva o agora e esforce-se para vivificar a chance ao máximo, acreditando que já conseguiu o sucesso.

Pensem nisso e até a próxima!

#ChangeLives #MoreThanWork #GiGroupHolding

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

É Business Division Manager da Gi Group.

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca 

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca