Em minha trajetória profissional, venho atendendo a demandas e especificidades, das mais diversas organizações, e em diferentes nichos de mercado. E através de um trabalho de total imersão e sinergia, na busca de soluções que atendessem as necessidades, juntos (Consultor, Organizações e principalmente suas Pessoas), conseguimos implementar as mais diversas soluções capazes de alcançar o máximo de comprometimento e produtividade, de todos que participaram da cadeia produtiva, e com isso, os resultados foram alcançados, inclusive com Over Budget. Aí muitos podem me perguntar: Como alcançar o êxito, num ambiente mercadológico com diferentes nuances e particularidades tão distintas? E como fazer que sua Marca, seja reconhecida, lembrada e principalmente comprada por seus clientes? 

A resposta parece óbvia e muitas vezes, passa desapercebida, principalmente na elaboração do planejamento das organizações. O segredo, começa com a construção de uma boa imagem institucional, seja em qualquer mercado ou nicho que a empresa participa, e também e principalmente no seu primeiro e mais importante cliente, ou seja, seu colaborador interno. O Processo começa com investimentos na qualificação e melhoria de performance de seus colaboradores, transformando-os em verdadeiros Stakeholders. Com isso, seu público alvo e o mercado como um todo, terão ciência que a organização está em constante movimento na busca pela excelência, que leve ao consumidor final a melhor experiência de compra. Pois grande parte do mercado, e os maiores players consomem bens, produtos e serviços influenciados pela imagem e a marca que a organização e seus colaboradores, construíram através da qualificação profissional dos seus funcionários e executivos.

Estas empresas perceberam que o investimento no fator humano (inclusão, capacitação, reconhecimento e principalmente a diversidade), com a divulgação das experiências ao público em geral, dão credibilidade e confiança aos consumidores. Este processo, transforma toda a organização, e que o resultado só poderá ser alcançado através de suas Pessoas, criando a poderosa ferramenta de Endomarketing. 

Vocês já devem ter ouvido a famosa frase: Quem não se comunica, se trumbica! E trazendo o sentido da frase para o mercado, as organizações só receberão seus méritos, e consequentemente seus resultados, se divulgarem suas experiências, criações, iniciativas e investimentos. E a partir daí, colherem seus resultados, antes que a concorrência faça isso. Assumindo a paternidade, a exclusividade, o pioneirismo de um projeto, muita das vezes copiado.

Por isso, para estar na vanguarda, e conquistar a liderança no mercado, é de extrema importância e fundamental para a perenidade da organização, ter ou implantar uma política de divulgação dessas experiências humanas bem-sucedidas. 

Pensem nisso e até a próxima! 

Sobre o Autor:
José Renato Alverca

É Business Division Manager da Gi Group.

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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