Você gosta de receber SPAM? (ou: as pessoas sabem o que você faz na sua vida?)
A frase polêmica da abertura do texto é para fazer com que todos possam raciocinar sobre como tem se vendido nas redes sociais, entrevistas, visitas, entre outras atividades.
Veja bem, há algum tempo atrás, na minha meninice, me lembro de que poucas profissões existiam e muitos acreditavam que seria assim para sempre. Sim, é verdade.
Era o Psicólogo, o Médico, o Advogado, o Engenheiro, o Contador, a Secretária, e olhe lá.
Atualmente, temos tantas profissões, nomes de cargos, diferenças de atividades, tarefas novas surgindo toda semana, que fica difícil conhecer tudo. Mesmo uma pessoa experiente como eu em RH, que há mais de 20 anos atua na área, nem tudo se conhece apenas olhando o CV.
Já vou chegar lá...
Na sociedade atual são tantas as pessoas que realizam atividades que há poucos 5 anos não existiam.
Sendo assim, como você tem vendido suas ideias?
De que forma tem se apresentado e cativado seu cliente? (o recrutador, seu chefe, seu futuro emprego?). Você deixa claro o que faz?
Você costuma dizer >> “eu sou”, “eu tenho”?
Eu tenho uma empresa. Humhum, bacana, muitos tem. Eu sou coaching. Legal, meu primo também é! Eu sou Gerente de Marketing na Indústria Farmacêutica. Ah, que saco, os medicamento vão aumentar novamente, né?
Aqui, você conseguiu sua venda? Conquistou seu cliente? Encantou o recrutador?
A minha mensagem hoje é para que você se apresente em um pouco tempo, para qualquer pessoa e que ela compreenda exatamente o que você faz!
Difícil não é mesmo?
Não, não é. Acompanhe comigo.
Pois bem, eu Luciane, sou >> Psicóloga, Psicanalista, Grafóloga, Coach, Especialista em RH, Consultora de Carreira...
Ah, legal, quanta coisa Luciane.
Eu tenho uma empresa.
Ahmmm, nossa, meu tio também tem.
Mas o que eu faço (por você, pelo cliente, pelo meu “alvo”) >> “Eu ajudo pessoas a aumentarem suas performances e seus resultados em qualquer área da vida”.
Ahhhhhh, muito mais fácil atrair o cliente assim, certo?
E por quê? Por que quando me apresento desta forma, deixo claro a quem quer comprar (e mesmo que não seja meu público alvo naquele momento certamente terá a quem indicar) que, mesmo numa conversa de elevador, em 15 segundos, eu faço determinada tarefa e posso ajudá-lo.
Com tanta concorrência, com tanto mercado, tantas áreas e profissionais diferentes, qual o seu nicho de mercado? Ah, Luciane, mas se eu colocar nicho não conseguirei atingir a outros públicos. Não, isso não é verdade, pois, de qualquer forma, você tem um nicho. Um Dentista é Dentista, ele não é Estofador de móveis.
Entende o que quero dizer?
Entende que quando você simplifica a vida da pessoa, para que ela conheça o que você faz você a aproxima? Você gera confiança e credibilidade? Você gera muito mais oportunidade? Vai direto ao ponto?
Quando, em um CV, colocamos milhares de palavras rebuscadas, estrangeirismos e definições que só quem é da área conhece, aquela pessoa responsável por triar o seu CV, pode não saber exatamente o que você faz e acontece o que? Você vai pra lixeira ou para o banco de dados. Sim, vai.
A mensagem que eu deixo para você no artigo de hoje é: quando você passa uma imagem equivocada, prolixa ou confusa, é como se a pessoa que está recebendo sua mensagem recebesse um SPAM seu.
E, pode ter certeza, de que seu objetivo estará longe de ser alcançado.
Existe coisa mais chata do que receber SPAM?
Pois é, comece a treinar agora o que você faz, não apenas quem é ou o que tem.
Comece a treinar agora qual é o seu diferencial e tenha na ponta da língua a mensagem do por que a empresa deve te contratar, e não ao seu concorrente (e isso serve para qualquer área, atividade ou profissão).
Boa semana!
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E se você precisar aumentar a sua performance, em qualquer área da vida, inclusive carreira, já sabe, não é? Pode falar comigo!
Luciane Marcovecchio
Coach, Psicóloga, Especialista em RH, Consultora de Carreira
CRP: 06/74914
www.lucianevecchioconsultora.com.br
Consulte serviços de Coach, Aconselhamento de Carreira, Revisão de CV e etc.
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