VOCÊ CONHECE SEUS CLIENTES?
VOCÊ CONHECE SEUS CLIENTES? As informações dos clientes, o seu tratamento e seu estudo são fundamentais, considerando que o cliente assumiu uma dimensão muito mais pessoal e com uma demanda cada vez mais personalizada. Nesse contexto, o estudo do comportamento do cliente assumiu uma dimensão muito mais complexa. As empresas não devem mais começar o seu projeto se concentrando na habilidade de sua mensagem publicitária ou no talento da equipe de vendas para vender os produtos ou serviços. Devem começar o seu projeto a partir de uma análise criteriosa dos tipos de cliente, em suas necessidades e expectativas de atendimento e no relacionamento individual que deseja ter com eles. Precisa planejar estrategicamente sua pesquisa, sua mídia, a propaganda de consciência, a promoção de vendas, a política de preços e as estratégias de comercialização, tudo isso de maneira adequada, transformando o conhecido monólogo da propaganda em diálogo, encontrando novos modos de ouvir o que seus clientes estão tentando dizer e responder em tempo real. As empresas precisam entender diferentes clientes de diferentes formas. Entendendo melhor e mais rapidamente suas necessidades e seus desejos, gerando com isso o conceito de (customização).
O Principal desafio das Organizações hoje, é manter seus clientes. Para isso, é preciso entender como os clientes se relacionam após a venda e como as decisões podem ser direcionadas para sustentar o relacionamento construído pelo processo de conquista e fidelização.
Analisando o comportamento do cliente por meio da construção do relacionamento, conclui-se que existem níveis de lealdade que são percorridos numa dada sequencia denominada “escala de lealdade”. A lealdade é uma das principais variáveis para a classificação do cliente. Um dos aspectos importantes da “escala de lealdade” é que, para repetir a compra, é preciso que o cliente seja fiel, isto é, que sua experiência de marca gere uma atitude positiva para que compre novamente. Repetidas compras levam o cliente a indicar a marca e até defendê-la, sendo muito menos suscetível de comprar outra marca ou mudar de fornecedor na compra pessoal ou empresarial.
Cada CLIENTE é ÚNICO!
Até a próxima!