Caros amigos,

Todos os meses são importantes, mas gosto muito de agosto. Pois me remete a excelentes lembranças. Então iniciando o mês do Bom Gosto, convido a todos a conhecerem meu novo artigo, e a responder a seguinte pergunta: VOCÊ CONHECE OS PRINCÍPIOS DE CRESCIMENTO E MUDANÇA?

#APRENDIZAGEM

Vocês já devem ter se deparado, que o mercado a cada dia surge com um novo Guru, Mestre dos Magos, Influencer, ou chamem como achar melhor. Onde o discurso é sempre o mesmo, ou seja: O apelo a existência de um caminho mais rápido e fácil para se obter qualidade de vida, sucesso pessoal e profissional, obtendo alta eficácia a nível pessoal e relacionamentos satisfatórios e profundos com outras pessoas, sem passar pelo processo natural de esforço, conhecimento e amadurecimento que o torna possível.

Trata-se de uma forma sem vivência e conteúdo, sempre ofertando uma receita pronta de um esquema mirabolante para se alcançar todos os seus desejos, e até enriquecer rapidamente, por meio de promessas sem conteúdo e principalmente, sem comprovações de veracidade. Pode até ser que dê certo, mas a enganação e picaretagem são inegáveis. Transparecendo uma Ética da Personalidade, ilusória e enganosa. Tentando aumentar a qualidade de vida, e a obtenção de altos ganhos, utilizando técnicas e receitas rápidas, equivalentes a uma forma milagrosa de se ganhar na loteria.

Hoje em dia nos deparamos com indivíduos que se comportam como autômatos, ou melhor dizendo, como um BOT. E que não conhecem ou compreendem a si mesmos, e a única pessoa que conhecem é a que pensam ser, alguém cuja conversa vazia substituiu a comunicação real, alguém em quem o sorriso sintético tomou o lugar do sorriso genuíno e a sensação de desespero total ocupou o vazio deixado pela dor autêntica. Duas coisas podem ser ditas de tais indivíduos. A primeira é que sofrem de defeitos aparentemente incuráveis, como a falta de espontaneidade e personalidade. Ao mesmo tempo, podemos dizer que eles não diferem de milhões de pessoas que, como nós, caminham pela face da Terra.

Durante toda a vida, passamos necessariamente por estágios sequenciais de crescimento e desenvolvimento. Um grande exemplo disso, que desde que nascemos e crescemos, aprendemos a virar, sentar, engatinhar e depois a andar e a correr. Cada fase é importante, e cada uma delas leva tempo. Nenhuma parte do processo pode ser pulada. Pois faz parte do processo de construção do indivíduo. Isso vale para todas as fases da vida, em todas as áreas onde há desenvolvimento, e a construção de nossa personalidade. Seja o aprendizado com a comunicação eficaz no ambiente de trabalho e familiar, envolvendo indivíduos, comunidades, sociedades e organizações.

Precisamos reconhecer e aceitamos a existência do fato ou princípio do processo, principalmente quando se trata de elementos físicos e materiais, mas é mais difícil e raro compreender isso em áreas como as relações humanas, emoções e personalidade. E mesmo que as pessoas entendam isso, aceitar este princípio e viver em harmonia com ele é ainda mais difícil e raro. Consequentemente, de vez em quando buscamos um atalho, sonhando em saltar algumas destas fases vitais, de modo a economizar tempo e esforço para atingir o resultado pretendido. E isto pode nos conduzir ao limbo.

Mas o que acontece quando tentamos encontrar um atalho para um processo natural em nosso crescimento e desenvolvimento? Um exemplo: Se alguém é um jogador de tênis iniciante, e resolve jogar com adversários muito superiores (Novak Djokovic), de forma a causar uma boa impressão, o que vocês acham que aconteceria? Será que o pensamento positivo, a vontade de ganhar sozinho, torna possível enfrentar um profissional e adversário como este e obter excelentes resultados, sem que haja um preparo?

As respostas são óbvias. É simplesmente impossível violar, ignorar ou cortar caminho no processo de desenvolvimento e aprendizado. Contraria a natureza, e as tentativas de cortar caminho só resultarão em desapontamento e frustração.

Se você não permite ao seu Gestor saber em que estágio se encontra, fazendo uma pergunta ou revelando sua falta de conhecimento, jamais vai aprender ou amadurecer. Ninguém chega a lugar algum, sem cumprir suas etapas, e acima de tudo, ninguém chegar a lugar algum sozinho. Pois tenha certeza que antes de alcançar o cume, os que já estão no topo, pavimentaram a estrada para que os demais possam alcançar! 

Pensem nisso e até a próxima! 

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

Commercial Manager do Grupo Dimas (Dimep Sistemas)

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca