Você conhece o seu negócio, de verdade? Como ele será após este período singular que vivemos?
Você já parou para pensar na pergunta que está no título deste post? Pois é, muitos ainda não!
Todos sabemos que isto é importante, geralmente, temos uma boa idéia das nossas operações, mas, conhecer o nosso negócio é saber o porquê, para que, e para quem ele existe.
Em suma, é realmente saber nossa Missão, Visão e Valores, em especial olhando para o futuro, onde a cadeia de relacionamento não será mais o mesmo de agora em diante (assim espero!).
Sem esta visão sistêmica, nós de Operações, ficaremos limitados nas nossas ações, ficaremos míopes frente aos nossos desafios.
Entendendo que somos responsáveis por, praticamente, "ligar" a maioria dos elos da Cadeia de Valor¹, se não compreendermos o negócio, com certeza teremos elos enfraquecidos o quais irão impactar diretamente no resultado das operações.
Assim sendo o passo inicial para conhecer o nosso negócio é efetivamente mapeá-lo, primeiramente de forma processual – uma visão macro. Obviamente, frente ao tamanho de cada corporação isto pode não ser uma tarefa fácil e rápida, mas, que precisa ser feita.
Fazer tal mapeamento é entender e transcrever, em um fluxo processual, as principais entradas, saídas e ações de cada elo da cadeia de valor.
Isto feito, é hora de identificar os possíveis gaps entre estes processos (entradas, saídas e ações) em cada elo da cadeia e entre os elos em si, e então, definir e priorizar as ações que irão diminuí-los ou eliminá-los. Aqui entra um ponto fundamental face a pandemia: Como serão os processos no futuro e os elos da nossa cadeia?
No final, o objetivo é poder entender nossas atividades de relevância estratégica, poder analisar o comportamento dos nossos custos/receitas, identificar as potenciais fontes de diferenciação em cada processo e assim otimizar o valor final que nossos produtos/serviços representam para os nossos clientes. Vale lembrar ainda que uma boa gestão dos custos e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria na qual ela se insere.
Até o próximo post, um abraço!
Ricardo L. Gouvêa
¹Cadeia de Valor: Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985.