Desde os primórdios os Seres Humanos sempre buscaram suprir suas necessidades básicas, através das atividades de caça e, posteriormente, dedicando-se à agricultura, ao artesanato, à produção de tecidos e roupas, entre outras atividades. Tudo o que faziam destinavam-se ao consumo próprio. Com o aperfeiçoamento dos meios de produção, começaram a surgir os excedentes que, em vez de serem descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessários à sua sobrevivência. Era o começo do Comércio Varejista, uma atividade civilizada, que exigia comunicação e entendimento entre as partes, a valorização dos bens e o desejo da posse dos produtos. Com o surgimento da moeda e a criação dos bancos, houve o início do desenvolvimento do processo de distribuição e abastecimento das comunidades e cidades. Foi com a criação do estabelecimento comercial denominado “General Store” que tinha o conceito de loja geral e se vendia de tudo desde alimentos, roupas e até implementos agrícolas, que nasceu então o “Comércio Varejista” que conhecemos hoje.

 Com o início de século XXI, se iniciou a “Era dos Clientes”. Na “Era dos Clientes” os “Consumidores” querem voltar a ser “Clientes” para serem tratados como indivíduos, com suas necessidades entendidas individualmente. Diante disso, o Varejo assume novamente o seu papel relevante, como meio transformador na criação de novas ferramentas e canais para atender aos anseios e necessidades dos clientes, que estão em constante mudança. Pois o Cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha um papel no processo de troca ou transação com uma empresa ou organização. O Cliente refere-se também às pessoas que assumem diferentes papéis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto, que percebem e assumem atitudes diferenciadas diante dos estímulos de marketing, de acordo com o envolvimento e comprometimento com a compra, numa determinada situação ou contexto.

O cliente é o fator estratégico que orienta a sequência de criação e entrega de valor. É particularmente importante que os profissionais de Varejo entendam o cliente para que possam, então, atendê-lo. Entender o cliente ajuda o profissional a entender as necessidades do mercado e a desenvolver um composto de (Mix de Produtos) para satisfazer essas necessidades. É o cliente que determina o que o profissional deve criar e entregar em termos de valor. Para que o Varejo seja eficaz é necessário conhecer e compreender o comportamento do cliente. Estudar o cliente fornece fatores para que o profissional de Varejo e Marketing possam decidir sobre o desenvolvimento e adaptação de produtos, de preços, de canais de distribuição e de comunicação (Marketing Mix). Outro aspecto muito importante é que o cliente pode ser tanto “Cliente Potencial” como “Cliente Atual”. A filosofia empresarial de construir relacionamentos de longo prazo com o cliente é fundamental para entender como se desenvolverá a sua lealdade. Atualmente, um dos aspectos com que as empresas mais se preocupam é a manutenção dos seus clientes. Para isso, é preciso entender como os clientes se relacionam após a venda e como as decisões podem ser direcionadas para sustentar o relacionamento construído pelo processo de conquista e fidelização.

Por ser um profissional e um entusiasta no Varejo, me permito afirmar que TUDO TERMINA NO VAREJO! Pois de nada adianta o processo de produção, distribuição e comercialização, se não houver o Varejo, para consolidar a venda e ao atendimento da necessidade do consumidor (Cliente) final.

 

Pensem nisso e até a próxima!