Trajetória Profissional - Parte 2
Desde pequeno aprendemos a ideia de que para ser um bom profissional é necessário muito estudo. São vários os fatores que influenciam essa escolha como: necessidade individual, sorte, exigência da família e amigos, boa formação escolar, mercado de trabalho entre outros. Diante disso, torna-se incessante a busca atrás do sucesso profissional.
Sobre minhas experiências profissionais, pude perceber que o mundo do trabalho está mergulhado num mercado muito competitivo, com ênfase na valorização do lucro. Ao perceber isso, comecei a ficar preocupado com o meu futuro, já que sonho em ter saúde financeira e qualidade de vida, o que me trouxe grande inquietação.
Com o passar do tempo, fui percebendo um mercado cada vez mais exigente e competitivo e ficando, assim, cada vez mais difícil para conseguir essa independência financeira. Felizmente compreendi que, para enfrentar esse mercado de trabalho, tinha que me desenvolver como pessoa e como profissional, o que para mim passou a ser desafiante. Optei, então, por buscar outras formas de conseguir o que almejava.
Nesse contexto, o star inicial ou o “day 1”, como é conhecido no mercado de trabalho, foi na minha primeira graduação em Programação em Jogos Digitais. Lá tive o despertar pelas habilidades de oratória, liderança e empreendedorismo. Entretanto, não sabia como aplicar isso na prática, melhor dizendo, não sabia por onde começar. E aí, movido pelo sentimento de vencer, passei a assistir a alguns vídeos do Érico Rocha (considerado o guru do empreendedorismo online e autoridade em lançamentos e negócios digitais), que por sinal me serviram de direção, sinalizando que eu tinha que fazer alguma coisa para mudar essa situação.
A partir daí, elaborei meu Plano, denominado de “Grande Sonho”. No processo de desenrolar esse plano, passei a priorizar mudanças de algumas práticas e paradigmas e comecei por cativar as pessoas e ter novas experiências em atendimento, em vendas, em processo, fluxo de caixa e gestão, criando uma dinâmica de ótimo relacionamento intrapessoal, facilitando o processo interativo em grupos.
Outras experiências também me agregaram valores, como na área de serviço à sociedade, visitando asilo, instituição carente, serviços missionários. No âmbito profissional, tive experiência em monitoria na qualidade e no processo de atendimento ao cliente. Todas essas experiências e valores adquiridos me abriram a cabeça para ser autônomo e aprender a construir minha própria liberdade financeira.