A adolescência é um momento de muitas mudanças para o corpo e a mente. Passamos por momentos de conflitos. Temos muitas coisas para pensar, pois crescermos rapidamente. Nesse período, construímos nossa identidade e os desafios são vistos como provas que precisamos superar para demostrar para os outros e para si que somos um vencedor.

Quando eu era criança, eu não tinha preocupações (a não ser estudar e tirar boas notas), mas, depois de adolescente, comecei a ter várias, como entrar na faculdade, conseguir o primeiro emprego, ter uma boa autoimagem e conseguir minha autonomia, afinal, o sonho de todo adolescente na minha época era ter a sua independência e fazer o que quer, sem ter o dedo dos pais cafonas que você julgava ter.

A escola foi o primeiro espaço onde coloquei em prática minha criatividade para os textos, perdi a timidez para apresentar um trabalho na frente da turma, aprendi também o essencial para poder ter uma estabilidade financeira melhor. Depois de ter conseguido um trabalho, aprendi a arcar com minhas responsabilidades, a entregar as atividades nos prazos estabelecidos, respeitar os meus superiores. 

Se vocês vêm acompanhando os meus artigos, devem ter percebido que, em minha infância e adolescência, tiveram muitos momentos de turbulência, com diversos obstáculos a enfrentar. Antigamente eu costumava ficar um pouco assustado e com medo dessas mudanças; em seguida eu pensava como seria minha caminhada daqui para frente, esperando que o tempo me ajudasse a não temer ainda mais. Quando passei a ver o mundo de outra forma, as coisas começaram a fluir, pois aqueles problemas internos já tinham sido resolvidos (autoimagem, o primeiro trabalho, entrada na faculdade e por aí vai.) 

Ser adolescente é o período da sua vida em que você descobre muita coisa sobre si. É o momento em que você mais reflete sobre as coisas que faz e sobre a convivência com as pessoas.