Olá, esse é o meu segundo post aqui nesse canal, vou tentar sempre estar passando informações e trocando idéias a respeito da Engenharia de Manutenção.

Escolhi um assunto que parece normal para muitos, mas ainda é possível ver alguns questionamentos que envolvem alguns dos nossos amigos do setor. Fiquem a vontade para comentar.

Vamos abordar de forma diferente alguns tipos de Manutenção, suas funcionalidades e sua importância, dividindo-os em três tipos: Manutenção de Rotina, Manutenção Periódica e Manutenção Preditiva.

Segundo Branco Filho (2000), a Manutenção de Rotina é aquela normalmente associada a intervenções leves, efetuadas em intervalos de tempos predeterminados. A Manutenção de Rotina é definida como a atuação efetuada em sistemas de proteção, buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção (KARDEC, 2001).

A Manutenção Autônoma e seu conceito de LLR (Limpeza, Lubrificação e Reaperto)  é um exemplo, onde a responsabilidade não é apenas da manutenção, mas também dos operadores das Máquinas e é de vital importância para redução de quebras e avarias. Um outro exemplo da manutenção de Rotina podem ser oschecklists, Inspeções de rota, onde o trabalho é muito mais visual, de levantamento de dados, busca de anomalias que propriamente de atuação direta no equipamento.

Manutenção Periódica é uma forma da Manutenção Preventiva, utilizando-se de sistemas de históricos de equipamentos, que permitem o controle de intervenções nos mesmos, periodicidade de trocas, acompanhamento de vida útil de peças e melhoria na análise de desempenho de equipamentos.

Através da Manutenção Periódica é possível planejar-se quanto ao custo, mão de obra e materiais para executar uma intervenção. É sem dúvidas parte vital para o bom desempenho de uma empresa, visto que sem uma manutenção preventiva bem implementada, a confiabilidade, disponibilidade e eficiência dos equipamentos cai drasticamente. Um Sistema de Gestão da Manutenção é importantíssimo para isso! O Plano de Manutenção Preventiva é baseado nessas informações, e quanto mais completo e com inputs desse sistema, mais assertivo ele é. 

Manutenção Preditiva, segundo Tavares (1996) e Branco Filho (2000), entende-se, por controle preditivo de manutenção, a determinação do ponto ótimo para executar a manutenção preventiva num equipamento, ou seja, o ponto a partir do qual a probabilidade de o equipamento falhar assume valores indesejáveis.

A Manutenção Preditiva monitora através de análises a vida do equipamento, detalhando assim de forma preventiva o momento de queda de eficiência e o momento de atuação preventiva para evitar uma possível quebra do equipamento. As análises mais comuns são: Termografia, Análise de Vibração e Análise de Óleo Lubrificante e Isolante.

Para o sucesso da Manutenção Preditiva é preciso um banco de dados que arquive e monitore as analises para a tomada de decisão do melhor momento de intervenção. Devido a esse fator, muitas empresas terceirizam esse serviço, para empresas que atuam no ramo e tem mais ferramentas de controle das análises, ficando por sua conta “apenas” a manutenção preventiva do equipamento analisado.

 

Semana que vem eu volto para falar de indicadores de Manutenção! E fiquem a vontade para sugerir outros temas!

Grande abraço!

Jerônimo Simeão Júnior