Tempo, é um substantivo masculino que se refere à duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem - (Dicionário Houaiss).

Bem, vamos lá, pois como muitos afirmam, não temos tempo a perder.

O que nos permite criar, produzir e fazer coisas que nos são importantes e também desfrutar delas, é o tempo. Sem tempo, nada realizamos. É um recurso escasso e democrático, pois todos temos apenas vinte e quatro horas diárias e nem um segundo a mais do que ninguém. 

Segundo Buda, “o maior erro que cometemos na vida é pensar que temos tempo”.

Já observou que:

O tempo é livre, mas não o compramos.

Não podemos tê-lo, apenas usá-lo.

Não o possuímos, mas podemos gastá-lo.

Quando o perdemos, não há como tê-lo de volta.

O minuto vivido não retrocede.

O tempo vale mais do que dinheiro, pois podemos gerar mais dinheiro, mas não criamos mais tempo.

Nosso tempo é limitado. Avalie o quanto tem usado a seu favor ou se o consome vivendo a vida alheia.

Faça uma pausa e reflita:

De que forma tem utilizado o seu tempo?

A quem tem dedicado parte de seu tempo?

O tempo é seu aliado ou apenas consome sua energia e seus dias?

A alocação de seu tempo é congruente com seus propósitos de vida?

O uso de seu tempo tem gerado os resultados esperados?

Qual tem sido o impacto do tempo em sua vida?

A todos aqueles que utilizam e disfrutam do tempo de alguma forma, dedico duas afirmações, uma boa e outra ruim. A ruim é que o tempo voa. A boa é que você é o piloto!

O uso que faz de seu tempo, está intimamente ligado aos seus valores e escolhas cotidianas. Isso faz com que aproveite seu tempo, de forma produtiva, conquiste suas metas e realize-se ou o desperdice com ações aleatórias, disfuncionais e se frustre. A escolha é sempre sua e o resultado equivalente.

Seu tempo pode ser usado produtivamente, através de sucessivas ações em prol da realização de algo que lhe seja relevante ou apenas ser consumido com pensamentos Infindáveis, sem as ações necessárias ou culminando com a procrastinação das mesmas, gerando estagnação e frustração.

Já percebeu que o mundo está mais acelerado, dinâmico e em constante transformação? Vivemos a realidade turbulenta de um mundo VUCA, que é um acrônimo para quatro fatores que impactam no tempo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Tal termo foi recentemente incorporado ao vocabulário corporativo, mas surgiu na década de 90 no ambiente militar americano.

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.