Técnica para Gestão de Stakeholders
Stakeholder significa “parte interessada” e descreve qualquer pessoa ou grupo que tenha interesse ou seja afetado por uma organização, negócio ou projeto.
Quanto maior o número de pessoas afetadas, maior também o número de pessoas que podem exercer influência positiva ou negativa sobre ele.
Dessa forma o mapeamento lhe fornecerá informações que permitirão o melhor planejamento da comunicação, possibilitando maior apoio a seus projetos.
Passo 1 - Identificação dos Stakeholders
Liste todos que serão afetados com seu trabalho e que tem influência ou poder sobre ele (ou que tenham interesse em sua conclusão – bem ou mal, sucedida)
Passo 2 – Mapeamento
Dividir em 4 grupos:
· Mais Impactados e com menos interesse
· Mais Impactados e com muito interesse
· Menos impactados e com pouco interesse
· Menos impactados e com muito interesse
Passo 3
Dentro de cada grupo, identificar quais acredita que serão apoiadores, neutros e bloqueadores do seu projeto.
Passo 4
Analisar o nível de comprometimento existente, qual o tipo de “suporte” que espera de cada um.
Passo 5
Quais melhores ações ou tipo de mensagem necessários para se persuadir na realização desse suporte?
Passo 6
Concentrar-se nas partes de alto impacto e observar:
Ø Qual melhor forma para manter os apoiadores, neutralizar os opositores, e envolver os céticos para elevar seu nível de interesse?
Ø Considere como o que está fazendo irá afetar seus stakeholders
Ø Se for o caso, saiba o mais cedo possível de quaisquer questões difíceis que possam surgir e discuta anteriormente para minimizar e gerenciar o impacto
Ø Divida o projeto em passos realizáveis
O planejamento de Stakeholders permite que se aproveite a opinião das partes mais influentes e impactantes desde a fase inicial do projeto, moldando a comunicação, que contribuirá para maior compreensão e entendimento dos benefícios, melhorando sua qualidade e probabilidade de apoio.