Caros amigos,

Iniciando o mês de novembro, lhes convido a avaliar e responder a seguinte pergunta: SERÁ QUE TUDO TEM O SEU TEMPO? Como forma de auxiliá-los na resposta, apresento meu novo artigo, onde de forma pragmática procuro desmitificar o tema.

#Agora #Now

Em nossa trajetória e experiência profissional e pessoal, podemos afirmar que temos alguma certeza? Garanto a vocês que não! Sempre ouvi a seguinte premissa: De nada adianta querer apressar as coisas, tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo previsto, mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Existe tempo certo num ambiente cada vez mais incerto, mutável e ambíguo? Pois para que as coisas aconteçam, é necessário movimentação (movimento + ação), onde ao nos movimentarmos criamos um norte e um objetivo, e a cada passo evoluímos na subida de mais um degrau ao destino desejado. Mas alguém poderia dizer: em qual momento deveremos nos movimentar, existe um tempo certo? 

Sim, o momento certo só acontece no AGORA (presente), pois o passado já se foi e não poderá ser mudado. E o futuro é incerto e ainda não chegou, mas pode ser planejado. No entanto vai depender de uma série de variáveis instáveis. E como trabalhamos no agora? Precisamos aprender, e a interpretar e observar os sinais...Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar a sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo. Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido (como esse), uma observação qualquer, mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa! Basta você acreditar que nada acontece por acaso! Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda. Lembre-se que: O universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma vontade de crescer... ACREDITE, HOJE É O MELHOR DIA DA SUA VIDA! 

Você é filho de Deus, e somente coisas boas podem acontecer. Se as condições ao seu redor parecem ser desfavoráveis e isso lhe fizer cair em uma aparente derrota, entenda como algo passageiro e erga-se quantas vezes forem necessárias. O ambiente e a cultura pautam como o ser humano se realiza e como satisfaz suas necessidades individuais e sociais. Abrange as esferas da família, política, arte, lazer, esporte e religião, entre outras. A cultura expressa tanto aquilo que as pessoas são, quanto aquilo que querem ser. Já a cultura organizacional, por sua vez, é um conjunto de ideias, valores e conceitos que definem a organização e que sustentam a sua prática administrativa interna e a sua a ação no mercado. As pessoas devem ter seus propósitos de vida em harmonia e sincronia com os propósitos da empresa em que trabalham. Mais que combinar os propósitos, deve ser estimulada a convergência entre os valores culturais dos colaboradores e os valores da organização. 

Mudanças radicais impostas, sem envolvimento entre as partes e total empatia no processo, e no conjunto de percepções e valores que direcionam a existência das pessoas, estão acontecendo num ritmo muito veloz. Hoje, a transformação cultural é muito intensa. É difícil percebê-la, assim como saber avaliar riscos e oportunidades, tamanha a sua complexidade. Como as revoluções não podem ser desaceleradas, para conviver nesse ambiente de instabilidade é necessário fazer as escolhas adequadas e assumir a postura e responsabilidade por elas. No âmbito pessoal, os valores devem ser constantemente avaliados, e trabalhadas as inevitáveis ambiguidades que despontam. 

Nas organizações, a retenção de talentos e a segurança das pessoas passa a depender da gestão e competência dos gestores em conduzir os processos de mudanças, o que compreende audácia, coragem e humildade de correr riscos como indivíduo e como equipe. Estabilidade e apego a hierarquias (manda quem pode e obedece quem tem juízo) não sobrevivem em um cenário de mudanças. As pessoas devem estar atentas às oportunidades de carreira e não mais apenas esperar pelas ações da empresa e da gestão nesse sentido. Pois se seu gestor direto se sentir ameaçado, a sua ascensão e crescimento certamente não ocorrerá, e desta forma cabe a você decidir pela sua estagnação, ou decidir buscar outro caminho para seu crescimento. 

Pensem nisso, e até a próxima!

SOBRE O AUTOR:

José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

https://twitter.com/jalverca

https://www.linkedin.com/in/jalverca

https://www.bebee.com/bee/jose-renato-alverca