SERÁ QUE O GESSO ESTÉTICO AINDA TEM ESPAÇO NA ESTÉTICA, DIANTE DE TANTOS RECURSOS DISPONÍVEIS?
A resposta é sim.
O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado (CaSO•2HO) e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO•½HO). É encontrado em praticamente o mundo todo, e ocorre no Brasil em terrenos cretáceos de formação marinha, principalmente no Maranhão, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no Piauí e em Pernambuco. Sua cor geralmente é branca, mas impurezas podem conferir a ele tons acinzentados, amarelados, rosados ou marrons.
Existem para vários fins, e um há anos vem sendo utilizado na estética, porém com o gesso ortopédico mergulhado em princípios ativos , e a posteriori o gesso endurecia e de difícil manuseio na clínica estética. Nos últimos recentes anos, modificou-se a estrutura da atadura, com menor teor de gesso, o suficiente para estruturação dos princípios ativos, oligoelementos, óleos vegetais, argilas e extratos fitoterápicos entre outros.
Portanto agora o manuseio é mais simples, o gesso não endurece e permite a paciente ir para casa com o gesso. As principais regiões a serem tratadas são: face/pescoço; abdome, mamas, nádegas, braços, e coxas. Os principais problemas a serem tratados são: prevenção de manchas faciais, flacidez, gordura localizada, estrias e celulite.
Os princípios ativos mais conhecidos são os antioxidantes, os que estimulam a drenagem linfática, o metabolismo do tecido gorduroso, clareamento da pele, metabolismo de colágeno e da água fixa nos tecidos para manter o turgor da pele.
Geralmente inicia-se o tratamento com sessões no 1ºmês, 3 vezes por semana, reduzindo para 2 vezes por semana no 2º. mês e, depois para 1 vez por semana, no 3º mês, ou seja 24 sessões, alternadas.Cada sessão dura 2 horas,aquecimento leve da região é recomendado, podendo o paciente ir para casa e ficar por 6 horas, após retirar, limpa-se com toalha seca e não se retiram os princípios ativos por 2 horas através do banho. Não dispensa um cosmético "home care", indicado para o problema em questão, para auxiliar o tratamento, e melhora na dieta e no ritmo de atividades físicas.
Os principais ativos mais usados estão abaixo, podem existir vários em um mesmo gesso, mas geralmente elegemos 1 ou 2 gessos para executar o tratamento, podendo haver substituição em caso de melhora, ou mudança do quadro.
Principais princípios:
-extrato glicólico de frutas cítricas, centella asiática, cavalinha, castanha da índia, alecrim, ginkgo biloba, papaia, colágeno, algas, aveia, argila verde, cânfora, mentol, elastina, arnica, cafeína, óleo de jojoba, romã, frutas vermelhas, lama negra, óleo de semente de uva, óleo de côco,calêndula, alfazema, babaçu, óleo de cenoura,camomila, extrato de confrei, manteiga de Karitê, óleo de gérmem de trigo, óleo de apricot, óleo de girassol, extrato de melissa, camomila, argila branca, própolis, entre outros.
Com todas as orientações seguidas, os melhores resultados, são vistos no 3º mês de tratamento, com o fracionamento de sessões já explicado.
É uma opção de relativo custo-benefício válido, e bons resultados, e vale a qualidade do gesso estético a ser usado.
Um abraço.