O mais importante é compreender que é uma forma de pensar que nos move e nos faz agir, enxergar desperdícios onde somente os pensadores da simplicidade os encontram, a simplicidade depende da ação.

Aplicar a ferramenta correta,de forma certa, na dose certa, no momento certo.

Usar a Cultura Lean para direcionar a aplicação da metodologia, e fazer isso o tempo todo....sempre.

Não somos da Toyota, mas os princípios  de Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Sistema Puxado e Melhoria Contínua cabem em qualquer processo de qualquer empresa, em qualquer lugar e a qualquer época.

Ser Lean é acreditar e agir, menos teorias e mais GEMBA!

Quase todas as leis da Física vieram da experimentação, da prática.

Ser simples, aprender fazendo, planejar a partir de experimentos, promover a insatisfação permanente com o “status quo”.

Temos um ditado popular que é muito propício, que diz:

" O boi só engorda aos olhos do dono "

Você não consegue saber se o boi tem água para beber no campo se não for no Gemba.Você não consegue saber se tem pasto para ele comer se não for no Gemba.Você não consegue saber se tem boi doente no campo se não for no Gemba.

Isso se aplica a tudo, Lean portanto é ser símples.

Foco + Ação + Capacitação + Envolvimento = Simplicidade

Mas fiquem atentos, o Lean realmente só será simples quando for entendido da alta direção para baixo, pois suas metodologias, cultura e DNA formam a alma do sistema Lean.

Portanto, somente quando todos estiverem alinhados, o conjunto de ações gerará resultados impressionantes e corretos.

Expor e se importar com todos os problemas, desde o menor até o maior, faz parte da simplicidade Lean.

A Coragem de resolvê-los de forma irreversível requer a atitude de respeito às pessoas, desafiando-as e apoiando-as para a geração de aprendizado organizacional.

 

Tudo isso é senso comum! A menor distância entre 2 pontos é uma reta, mas frequentemente escolhemos atalhos que possuem armadilhas e complicam o caminho, mais simples.