Quem nunca ouviu falar de Peter Drucker? É dele a seguinte frase: Na Era do Conhecimento, o Sucesso sorri para os que sabem administrar seus pontos fortes e fracos. Fazendo uma analogia simplória, em terra de cego, quem tem um olho é rei! Essa expressão popular significa: "pessoa que consegue enxergar além das circunstâncias, e que pretende ajudar os que não enxergam". Pois enxergar é ter Visão!

Diante de um cenário organizacional, em que se espera que os colaboradores sejam Super Homens, pois a cada dia as exigências se tornam mais do que absurdas, como ser formado em Harvard, falar e ter fluência em diversos idiomas, onde o inglês passou a ser básico, ter experiência de no mínimo 10 anos, ter no máximo 30 anos (onde um estudante se forma em média com 25 anos), ter experiência internacional em mais de um país, entre outros devaneios. O que esperar de uma organização, que exija tanto, e ofereça uma remuneração pífia (média de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00). A resposta parece óbvia? E é! As vagas não conseguem ser preenchidas, os gestores que solicitam as vagas em sua grande maioria, não possuem um décimo do que é exigido. E o pior, a organização não se planejou e nem se preocupou em prestigiar seus colaboradores internos e os capacitar e formar para assumir novas funções. Dentro deste cenário, o que fazer?

Primeiro vamos pensar um pouco: por que algumas pessoas, que realizaram grandes feitos na história, como Alexandre o Grande, Napoleão, Leonardo da Vinci, Mozart, entre outros, tem em comum? Basicamente são três características, como: grande talento, uma lista de realizações insuperáveis e o fato de sempre terem gerenciado a si mesmos. Não é possível pedir aos simples mortais que se igualem a eles em gênio ou nas realizações. No entanto, pode se pedir - e lhes será pedido - que aprendam pelo menos a gerenciar a si mesmos nesta Era do Conhecimento para que obtenham sucesso em meio à mudança contínua e a metamorfose ambulante, principalmente na Era Digital. Os cinco principais pilares, para que você consiga ser o seu próprio Gestor e se preparar e se profissionalizar, e deixar de depender tanto do ambiente externo, são:

1) Analisar as próprias forças.

2) Analisar os próprios valores.

3) Encontrar o lugar a que pertencem.

4) Descobrir qual a contribuição que podem dar.

5) Assumir responsabilidade por relacionar se com os gestores e outras equipes.

De acordo com Peter Drucker, o segredo não está em tentar mudar a si mesmo, pois o sucesso é pouco provável nesse caso, mas sim em conhecer e explorar seus pontos fortes. Além disso, ele entende que exista uma nova necessidade dos profissionais se prepararem para a segunda metade da vida. Principalmente por já terem acumulado experiências e por se tornarem referência, para os novos entrantes. Transformando informação e conhecimento numa grande sinergia, na busca pelos Resultados.

A maioria das pessoas concentra-se em melhorar nas áreas em que tem baixa competência, o que é um grande equívoco. Carreiras de sucesso não são “planejadas”. São carreiras de pessoas que estão preparadas para aproveitar as oportunidades. As organizações precisam ter valores e as pessoas também. Para que uma pessoa seja eficaz numa organização, os valores de ambas devem ser compatíveis!

Pensem nisso e até a próxima!

Sobre o Autor:

José Renato Alverca

É Business Division Manager da Gi Group.

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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