SALÁRIO: Como falar sua pretensão salarial?
Como lidar quando for questionado sobre a sua pretensão salarial?
Dúvida comum e cheia de respostas equivocadas, vamos analisar 2 delas:
"O piso salarial da minha profissão está ótimo!"
E se o salário da vaga fosse maior que o piso? Pois é você acabou de jogar fora a oportunidade de ganhar mais. Esse tipo de resposta pode mostrar desespero (aceito qualquer coisa!!), imaturidade e desvalorização (a vaga vale isso ou mais?) além de um pouco de falta de ambição.
"O mesmo que ganhava na outra empresa está ótimo!"
O trabalho que irá desenvolver é exatamente o mesmo? Mesma posição, na mesma cidade, gerenciando o mesmo número de pessoas e projetos, a empresa tem o mesmo porte? Provavelmente não, então essa não é uma boa resposta.
Compartilho algumas dicas importantes:
- PESQUISE A MÉDIA SALARIAL: de acordo com a sua área, experiência, o porte da empresa, pergunte a amigos da área quantos eles acham que seria um salário bacana para aquela posição (nunca pergunte quanto eles ganham!).
- PESQUISE O CUSTO DE VIDA: você deve considerar esse ponto, afinal custos de aluguel, transporte, alimentação, escola/creche devem ser analisados no momento de negociar o salário.
- NÃO EXAGERE nem dê NÚMERO EXATO: não diga valores absurdos e fora da realidade, e nunca diga valores exatos, fale em faixas salariais.
- SEJA FIRME e NATURAL: afinal você pesquisou sobre tudo que está dizendo e negociando.
Espero que tenha gostado e segue um vídeo com explicações:
Um abraço e até o próximo vídeo e pensamento!
OBS: para mais conteúdo me acompanhe no LinkedIn (Giovanna Pansani Ito) e também no Instagram (@gipansani)