Você já falou algo em uma reunião que todos simplesmente ignoraram? E cinco minutos depois outra pessoa disse a mesma coisa e todos amaram?

Dá uma sensação de que não estão levando o nosso trabalho a sério e ainda, que não estão nos valorizando ou nos reconhecendo como profissional.

O nosso primeiro impulso, diante disso, é dizer que estão de marcação conosco ou que não gostam de nós.

Até pode ser verdade, mas culpar o outro ou levar para o lado pessoal irá resolver a situação?

A chave para ser ouvido e levado a sério é a assertividade!

Ser assertivo é ter a capacidade de se expressar com confiança, com respeito e consideração pelos outros na conversa.

Muitos, na tentativa de evitar ser passivo, confundem assertividade com agressividade, mas esse é um grande erro. Ser a pessoa mais ruidosa da sala não faz de você o mais assertivo.

Mas, o que fazer então?

1º) PREPARE-SE: A melhor maneira de falar com autoridade sobre um tópico é tornar-se uma autoridade. Aprender e se preparar o máximo que puder ajudará você a falar e a agir com assertividade. Isso pode envolver a preparação para uma grande reunião ou mesmo para a sua rotina diária.

2º) CONTROLE SUA ANSIDADE: Se alguém lhe fizer uma pergunta ou pedir sua opinião, pode ser fácil entrar em pânico e se apressar com uma resposta, qualquer resposta. É melhor respirar fundo e realmente considerar o que você vai dizer antes de falar.

3º) OUVIR: Ser assertivo não é apenas sobre o que você diz e como você diz isso. Para ser respeitado, primeiro respeite os outros, é importante ouvi-los e entender sua opinião sem interrompê-los ou responder de maneira grosseira, mesmo que você discorde deles.

Agora, vai lá, prove seu potencial!

Cris Pelicer

Lapidando o talento, impulsionando carreiras

www.h2ocoaching.com.br