Representante / Propagandista: Você está competitivo? Saiba mais...
A complexa dinâmica da conjuntura econômica e política local estão impactando nas estratégias das indústrias Pharma Healthcare instaladas no Brasil, sejam elas internacionais ou nacionais, as quais atravessam um interessante momento de reposicionamento mercadológico.
Novos investimentos, fusões e aquisições, e ao mesmo tempo, novos entrantes que estão a caminho, elevam o nível de excelência operacional e competitividade.
Empresas que possuem colaboradores com altíssimo nível de preparo certamente terão seu diferencial competitivo e garantirão seu lugar de destaque.
Nesse conturbado contexto, certamente a força de vendas continuará a ser um dos principais ativos da indústria, pois trata-se do principal elemento de ligação direta com o cliente, o médico ou o canal de vendas, potencializador dos resultados das organizações.
Destacar-se de forma eficaz, em ambiente de altíssima competitividade requer cada vez mais habilidades, conhecimento, maturidade e atitudes comportamentais talvez não tão em evidência no passado recente.
Saiba que a Personalidade de Vendas faz toda a diferença!
A eficácia geral de um profissional de vendas pode ser influenciada por muitos fatores. Esses incluem a sua personalidade, o conhecimento das técnicas eficazes de venda, a experiência, as motivações, sua educação, seus contatos e, às vezes, até um pouco de sorte.
O êxito em vendas começa com uma disposição básica para vendas. As características de personalidade são características estáveis que não são facilmente mudadas. Os profissionais de vendas devem ter a personalidade de um vendedor. As características de personalidade que contribuem com a efetividade do profissional, em termos de sucesso podem ser resumidas abaixo:
Nível de energia - Sentido de finalização de tarefas – Otimismo - Resiliência – Assertividade – Sociabilidade – Expressividade – Ponderação - Autoconfiança – Adaptabilidade - Positividade
Conheça abaixo o detalhamento das 11 características de personalidades de vendas mais significativas para ser um Profissional de Vendas de Sucesso, veja o que os melhores recrutadores estão buscando no mercado, e faça uma reflexão sobre você mesmo (a)!
O meu Perfil Profissional é o ideal para a força de vendas das empresas farmacêuticas mais exigentes?
Estou pronto para atender as expectativas do negócio (produto / cliente)?
Possuo características de vendedores de sucesso? Sou competitivo (a) nesse mercado?
Para cada um dos 11 itens abaixo, você encontra uma definição, e também 2 ou 3 comportamentos que devem buscados ou evitados. Boa leitura e boas reflexões.
1- Nível de Energia
O nível de energia está diretamente ligado ao ritmo de trabalho. Sucesso em vendas implica em alto nível de energia, metas ambiciosas e entusiasmo. Muitas são as atividades, inclusive simultâneas, que se espera de um bom vendedor, e é preciso ter velocidade e sentido de urgência para responder a todas elas.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Ritmo acelerado de trabalho;
• Entusiasmo e energia visíveis;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Ritmo mais calmo de trabalho;
• Menor senso de urgência, mais tranquilidade;
2 - Sentido de Finalização de Tarefas
Em vendas, é preciso responder a diversas tarefas e urgências o tempo todo. Completar todas elas é fundamental e, para isso, é preciso manter o foco, priorizar e não prometer o que não podemos cumprir.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Prioriza afazeres efetivamente;
• Cumpre com o que promete, sem criar expectativas irreais;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Se compromete com tarefas demais;
• Tem dificuldades para priorizar;
• Troca de afazeres antes de terminar;
3 – Otimismo
Muitos são os contratempos e imprevistos enfrentados em Vendas. Manter uma perspectiva otimista é fundamental para manter-se no caminho, e ultrapassar as barreiras e desafios que se colocam.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Mantém a perspectiva otimista e foca em soluções;
• Age a despeito dos desafios que se colocam;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Foco nos problemas que podem aparecer;
• Preocupação demasiada com questões fora do seu controle;
4 – Resiliência
Frustrações são inevitáveis, e em vendas podemos dizer que são frequentes. Pesquisas têm mostrado que, em média, menos de 10 % das negociações terminam em contratos. Pessoas resilientes conseguem se recuperar rápida e facilmente.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Lida bem com críticas e rejeição, sem deixar-se abalar;
• Recupera-se rapidamente das frustrações do dia a dia;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• É bastante impactado pelas perdas e frustrações;
• Precisa de mais tempo para se recuperar das frustrações;
• É sensível às críticas e à rejeição;
5 – Assertividade
Pessoas assertivas tendem a tomar à frente nas conversas e interações que têm. Em geral, não têm dificuldades para apresentar e defender ideias de maneira confiante e direta.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Defende suas ideias de maneira aberta e confiante;
• Lidera as conversas e interações;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Tem dificuldades para lidar com exposição;
• Cede facilmente aos argumentos de outros;
• Pode ver-se sem o controle das conversas, deixando-se conduzir;
6 – Sociabilidade
Vender é, antes de mais nada, vender-se. É preciso sentir-se confortável interagindo com pessoas diferentes, sem medo da exposição.
(+) Comportamentos que contribuem:
• É aberto, gosta de conhecer novas pessoas;
• Inicia e mantém conversas, facilmente, com estranhos;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• É tímido, tendo dificuldades para iniciar conversas e conhecer novas pessoas;
• Prefere ambientes isolados, com pouca interação social;
7 – Expressividade
Pessoas expressivas espontaneamente mostram entusiasmo e energia, conversando de maneira natural, e reagindo rapidamente.
(+) Comportamentos que contribuem:
• É espontâneo em suas interações;
• Mostra entusiasmo pelos produtos e serviços que oferta;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• É mais reservado na maneira como se comunica, pode parecer formal demais;
• Tem dificuldades para expressar emoções e interesse pelos produtos e serviços que oferta;
8 – Ponderação
Tomar decisões não é das tarefas mais fáceis. Pelo menos não para todo mundo. Embora precisemos fazer mais em cada vez menos tempo, é preciso considerar os diversos aspectos e impactos de cada decisão, evitando riscos desnecessários.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Pondera os diferentes aspectos e possíveis impactos antes de decidir;
• Evita riscos desnecessários, avaliando e considerando diferentes cenários e hipóteses;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Toma decisões sem uma análise ampla dos aspectos e pessoas envolvidas;
• Corre riscos desnecessários, baseando-se somente na intuição;
9 – Autoconfiança
Pessoas autoconfiantes tomam a iniciativa e confiam em sua capacidade de fazer as coisas e resolver problemas. Contudo, quando excessiva, a autoconfiança pode levar à falta de colaboração e de delegação.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Toma a iniciativa e acredita em sua capacidade de resolver as coisas;
• Pode não buscar apoio de pessoas mais bem preparadas para ajudar;
• Pode não delegar o suficiente;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Pouca iniciativa, esperando por solicitações para agir;
• Pode precisar de apoio, autorização e/ou respaldo de outras pessoas para agir e decidir;
10 – Adaptabilidade
Pessoas flexíveis buscam soluções ganha-ganha, preferindo opções que melhor acomodem os interesses de todos. Falta de flexibilidade pode levar a conflitos desnecessários, além de a uma demasiada competitividade.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Entende e aceita as necessidades e interesses dos demais, procurando soluções ganha-ganha;
• Cede com mais facilidade diante das exigências de outros;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Tende a ser muito competitivo, entendendo ceder como perder;
• Mantém suas posições e interesses, a despeito do contexto;
11 – Positividade
Pessoas positivas em relação aos outros tendem a confiar nos outros e em suas intenções, com facilidade. Elas olham pra os demais tendo em vista mais suas qualidades a seus defeitos.
(+) Comportamentos que contribuem:
• Foca mais nas qualidades do que nos defeitos;
• Sai do princípio de que as pessoas são “boas”;
(-) Comportamentos que atrapalham:
• Leva mais tempo para confiar nas pessoas;
Obrigado!
Newton Velloso
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