Quando procurar um Psicólogo ou um Coach?
Algumas pessoas sentem a necessidade de investir no autoconhecimento para melhorar suas relações interpessoais ou buscam se reciclar para adquirirem novos conhecimentos, habilidades para potencializarem-se e viverem a sua melhor versão, seja pessoal ou profissional.
Há quem acredite que se continuar agindo de forma conservadora, previsível e fazendo as mesmas coisas, que obterá resultados diferentes. Isso não acontece e o nome deste “crença”, é insanidade.
Quer novos e melhores resultados? Pare de escrever suas regras/ padrões na pedra e esteja disposto a flexibilizar sua visão sobre a vida e o viver. Permita-se ser arrojado, correr riscos calculados e a ver, pensar e fazer coisas novas e diferentes.
A vida é dinâmica e vivemos em permanente estado de mutação em todos os sentidos, gostando ou não. É uma condição humana, mesmo a aqueles mais céticos e resistentes, que ainda acreditam na manutenção de sua zona de conforto, como forma de controle e segurança em sua vida.
Novas oportunidades e desafios surgem frequentemente, mas nem sempre estamos dispostos ou preparados para arriscar e aproveita-las. Muitas vezes não sabemos o que fazer para que isso aconteça e como mudar de atitude.
Comumente observo nas pessoas que me procuram que: estão desmotivadas, desnorteadas, sem direção, falta de foco em si ou direcionado ao outro, baixo autoconhecimento, baixa estima, baixa assertividade ou que precisam adquirir novas competências e disciplina atitudinal para seguirem com sua vida de forma mais positiva e funcional. Caso se identifique com alguns desses sinais, procure um Psicólogo ou Coach, dependendo da queixa, e agende uma sessão diagnóstica (gratuita) para então investir em um processo para o seu desenvolvimento.
Reconhecer suas dificuldades existenciais e agir rapidamente será diferencial para superação das situações desafiadoras que enfrenta ou para manter sua estagnação pessoal ou profissional.
De acordo com sua queixa e/ou necessidade, será avaliada a abordagem mais adequada: Psicoterapia ou Coaching:
Mudanças ocorrem em duas situações: Em função de uma escolha consciente frente a um objetivo maior ou frente a uma necessidade pontual e impositiva da realidade que se apresenta, que requer sua mudança de atitude, independente de seu querer, gostar ou aceitar a situação.
Quando você vive uma situação nova ou desafiadora, inicialmente, seu campo de visão fica limitado por sua bagagem de conhecimento e referências anteriores – padrões atitudinais. Esse fato compromete sua avaliação do cenário atual e as opções disponíveis, tornando difícil lidar e solucionar a questão.