Recentemente fiz o curso de Green Belt – Lean Six Sigma e refletindo após o curso, me dei conta que acabei utilizando algumas ferramentas sem ter consciência do que fazia.

Claro, coisas bem simples, não vão pensar que revolucionei todo o sistema de produção e que meu nome constará dos livros no futuro.

Mas vamos a historinha:

Eu não consegui emprego logo quando me formei, não fui aprovada nos programas de Trainee das grandes empresas. Então a saída foi começar um negócio próprio com a ajuda da minha família. Uma pequena fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza e uma lojinha onde vendia os produtos.

Pois foi aí que começou o meu interesse pela produção. Como a empresa era pequena, mini, micro, eu tinha que fazer tudo, compra de matéria prima, controle de estoque de matéria prima e produto acabado, produção, envase, rotulagem, apenas a parte de vendas ficava a cargo dos meus pais. Ah, e tinha os pedidos especiais que não eram o usual das vendas, mas alguns clientes queriam algo “customizado”.

No início era fácil, produzia pouco e tinha bastante tempo livre. Conforme a procura foi aumentando, os pedidos foram se diversificando, ficou meio difícil para uma pessoa só dar conta de tudo (detalhe: eu lecionava química a noite ainda...).

Neste momento começaram a vir as ideias de como ganhar tempo e produzir mais, gastando menos.

Para não me perder na ordem dos reagentes que eu deveria adicionar e perder uma batelada inteira por isso, eu colocava todos os galões de reagentes em uma mesa grande que eu tinha e adicionava o reagente e imediatamente guardava na prateleira. Se alguém me chamasse e eu me distraísse, não perderia a ordem do que tinha feito. Acredite, trabalhar em casa é difícil por isso, muitas distrações, estraguei algumas bateladas até dar um jeito de não me perder mais.

Comecei a usar bombonas de 100 L e um remo para fazer a mistura. Foi aí que tive a ideia de comprar duas e dobrar a capacidade. Percebi que alguns produtos usavam quase os mesmos reagente e que poderia produzir na mesma bombona sem precisar lavar entre uma batelada e outra. Isto me pouparia água e tempo, pois não é fácil lavar aquele trambolho e gasta muita água. Pensei que seria melhor fazer apenas as bases neutras nas bombonas e adicionar corante e essência nos recipientes para envase, assim a bombona não ficava com cheiro e cor, além de não contaminava a batelada seguinte.

Isto facilitou minha vida, colocando corante e essência nos frascos eu os enfileirava e envasava juntos os produtos das duas bombonas, dando um retardo de tempo para que não terminassem de encher ao mesmo tempo e acabassem derramando no chão e causando perdas e sujeira.

Outro insight foi a rotulagem. Na mesa grande e enfileirava os recipientes preenchidos em 5 filas. Colocava os rótulos preenchidos de acordo com os produtos nas filas de cabeça para baixo e passava cola nos cinco primeiros, depois voltava colando um a um. Assim, terminava a primeira carreira e partia para a segunda. Isso me ajudou porque a cola meia seca faz menos sujeira que quando você acaba de aplicar.

Finalmente o transporte dos frascos eu fazia em uma caixa de leite de plástico (como a imagem abaixo), assim precisava de menos viagens do que levar tudo na mão.

Quem é perito em Lean Six Sigma vai rir deste texto. Mas para mim, foi uma experiência importante, pois eu aprendi na marra e vi que nós sempre podemos achar um jeito de fazer mais rápido, melhor e gastando menos (especialmente quando é o seu dinheiro...).

Às vezes você trabalha com algo completamente diferente disso. É secretária, trabalha no administrativo, jurídico, financeiro e acha que não tem nada a ver com você. Mas tem sim!! Quer ver?? Sabe aquele memorando que você deixa meio escrito e as partes que precisa modificar coloca em vermelho, negrito e grifa de amarelo para não esquecer? Então, você está economizando tempo e dinheiro do seu patrão ou seu. Sabe a caneca ou garrafa de água que você leva para empresa para não ficar gastando copos toda vez que sentir sede? Também é uma economia. Os papéis de rascunho que você usa na parte de trás da folha impressa. As coisas que você deixa a mão porque sabe que usa mais.

 

Cada um procura fazer seu trabalho da melhor forma, mesmo que não se dê conta disso...