QUAL O SEGREDO DO MARKETING?
Como profissional atuante na área, entendo que o Marketing, é uma orientação da Gestão, onde a tarefa primordial da organização é satisfazer o cliente, atendendo as suas necessidades, levando em conta o seu bem-estar em longo prazo, respeitando as exigências e limitações impostas pela sociedade e atendidas as necessidades de sobrevivência e continuidade da organização. No processo competitivo, cada empresa está permanentemente buscando o melhor ajuste entre o produto específico que ela oferece e algum grupo de clientes no mercado. Nisto reside a essência da concorrência entre as empresas, e ao marketing cabe a tarefa de realizar esse ajustamento. Como o mercado é dinâmico, tal ajuste se deve realizar de forma permanente, já que toda empresa está constantemente ameaçada de perder sua posição por: mudanças no ambiente; mudanças no comportamento dos clientes; mudanças na ação dos concorrentes. Quando se analisam as relações entre as empresas e seus clientes, podem-se identificar três orientações básicas: a orientação para o produto; a orientação para vendas; a orientação para marketing. As mudanças ambientais podem encontrar as empresas despreparadas, já que grande parte dos Gestores atuam como se as condições externas jamais se alterassem. Essas mudanças podem estar relacionadas à economia, à tecnologia, à política, à legislação, etc... As alterações no comportamento dos clientes são, muitas vezes, o resultado de adaptações a mudanças ambientais. Algumas destas mudanças poderão ser de caráter conjuntural, desaparecendo com a volta da situação anterior. Outras, contudo, são de caráter estrutural, modificando, em nível mais profundo, atitudes, crenças e comportamentos. Algumas vezes, é a própria ação competitiva que força as empresas a procurarem novo ajustamento. Essa ação pode consistir na entrada de novos concorrentes ou na saída de concorrentes atuais, no lançamento de novos produtos, na introdução de novas práticas gerenciais, e etc... A orientação para o produto segue a lógica do fabricante e não a do cliente. Em vez de olhar para o que o cliente está querendo, focaliza o que o fabricante tem a oferecer, sendo este o primeiro grande erro. A ênfase das empresas que seguem essa orientação está na qualidade e nos aspectos técnicos do produto, na melhoria de processos de produção e nos controles de custo. As empresas orientadas para o produto têm uma fé inabalável em seu produto e na capacidade de o mesmo atrair clientes. Sua lógica se expressa na afirmativa: "Meu produto é bom e se vende sozinho". Essa lógica é, porém, de curto prazo, e assim provou ser o caso de muitas empresas e setores, que literalmente deixaram de existir. A orientação para vendas enfatiza o uso dos instrumentos promocionais. Como: propaganda, promoção, venda pessoal, etc. Com o propósito único de gerar vendas a curto prazo para a empresa. Essa mentalidade expressa no "vender a qualquer custo". Tipicamente, uma empresa orientada para vendas gera clientes insatisfeitos em longo prazo. A Gestão, porém, não está preocupada apenas com isso: novos clientes serão atraídos e a empresa continuará a vender seus produtos. Este é o segundo grande erro, pois a empresa deixa de vender Valor e passa a vender Preço, com isso o Cliente não gera vínculo ou lealdade a uma Marca, onde sua preocupação será apenas comprar pelo menor preço, e isso não garante que ele continuará a comprar na mesma empresa.
Então qual o Segredo do Marketing? O segredo é atenção máxima aos mínimos detalhes, o melhor produto, a melhor exposição, a melhor promoção, o melhor atendimento, a melhor assistência técnica, e etc. E tudo isso levando-se em consideração o melhor custo-benefício, caracterizando-se com isso Valor e mantendo um relacionamento duradouro. Enfim, é enfocar a satisfação do cliente como princípio básico da organização.
Pensem nisso e até a próxima!